4 de outubro de 2019

Tipos de depilação: conheça os principais e descubra o ideal para você

Tipos de Depilação

Hoje em dia existem inúmeros tipos de depilação que a mulher pode escolher para eliminar os indesejados pelos. Com tanta opção fica até difícil escolher o ideal para você, não acha? Mas nós vamos ajudá-la nessa decisão. 

No texto a seguir você vai conhecer os principais tipos de depilação, suas vantagens, desvantagens e contraindicações. Continue a leitura e descubra qual o método de depilação ideal para você. 

Como escolher entre os tipos de depilação? 

Essa decisão envolve uma série de fatores que precisam ser analisados pela mulher. Como por exemplo, o quanto você está disposta a investir, vai depender também do seu nível de sensibilidade, da coloração dos pelos, dentre outras questões que vão ajudá-la a definir o método ideal. 

Os tipos de depilação mais comum são: depilação com cera quente e fria, lâmina, creme depilatório, depilação com linha, fotodepilação e laser. A seguir vamos apresentar mais detalhes sobre cada um desses métodos para você avaliar suas opções. 

Lâmina

A lâmina é um dos tipos de depilação mais utilizados entre as mulheres. Afinal este é um método prático e barato de eliminar os pelos. Não é preciso energia para funcionar e a depilação pode ser realizada em qualquer lugar e a qualquer momento. 

Logo, é uma opção que salva muitas mulheres em momentos de emergência. Entretanto, o ponto negativo desse método são os vários relatos de reações alérgicas causadas pela lâmina. 

E também a lâmina vai cortar o pelo de forma superficial, eliminando-o por apenas cerca de dois dias

Creme depilatório

Assim como no caso da lâmina, os creme depilatório também é um método de depilação superficial do pelo. Esses produtos possuem tioglicolato em sua composição, componente presente também em produtos de alisamento de cabelo.

Essa é a substância química responsável por quebrar a estrutura do fio até que ele seja destruído, deixando então a superfície da pele lisa. 

Também é uma opção prática, que pode ser usado em casa. Além disso é um método de fácil aplicação, que agride menos a pele que a lâmina. Tem duração de 3 a 5 dias. 

Cera quente

Mesmo com os diversos tipos de depilação encontrados no mercado a depilação à cera continua sendo autoridade neste cenário. Isso porque é um procedimento sem contra-indicações, seguro e com bons resultados para a pele.

Ao contrário da lâmina, a cera arranca os pelos pela raiz. Isso faz com que o resultado da depilação dure mais. Geralmente, o pelo demora em torno de 20 a 30 dias para crescer novamente.

A temperatura mais quente da cera faz com que os poros sejam dilatados, facilitando, dessa forma, a remoção dos pelos. O que causa menos dor durante processo

Cera Fria

A depilação com cera fria reduz as chances dos pelos encravarem, e é indicado para pessoas que têm sensibilidade ao calor e vasos dilatados. Entretanto, a cera fria é um dos tipos de depilação mais agressivos, podendo causar ressecamento da pele. 

Esse método elimina o pelo por cerca de 20 a 30 dias

Depilação com linha

Também conhecida como depilação egípcia, a depilação à linha ou com fio é um método utilizado principalmente para eliminar os pelos do rosto. 

A linha de costura 100% algodão tem a capacidade de arrancar o pelo pela raiz, inclusive aqueles bem fininhos e difíceis de serem removidos. Além disso, os resultados do procedimento tendem a durar muito, cerca de 30 dias.

 Os profissionais amarram as duas pontas da linha formando um cruzamento onde os fios são fixados e, dessa forma, cortados pela raiz.

Laser

A depilação a laser é um dos tipos de depilação mais populares atualmente. O principal motivo é que o método promete eliminar cerca de 80% dos pelos de forma definitiva

Entretanto, é considerado um método um pouco mais agressivo, principalmente se comparado a fotodepilação. Esse fator acaba restringindo seu uso para peles muito sensíveis e com muita melanina. 

Fotodepilação 

É a depilação feita através de luz. Para realização do tratamento são utilizados equipamentos de Luz Intensa Pulsada (LIP). Esse sistema de luz irá agir na raiz do pelo, destruindo o folículo e as estruturas que o alimentam. 

Logo, a fotodepilação é um procedimento de eliminação dos pelos de forma duradoura. Vale ressaltar que o tratamento não é definitivo, mas que oferece resultados prolongados. Como por exemplo, diminui-se a quantidade de pelos, sua espessura e tempo de crescimento.