8 de maio de 2020

Luz Intensa Pulsada (LIP): conheça a tecnologia usada na fotodepilação

Luz Intensa Pulsada (LIP)

A Luz Intensa Pulsada (LIP) é a tecnologia que está por trás de um dos procedimentos mais requisitados em instituições de estética nos últimos anos. A fotodepilação é um procedimento de depilação definitiva que promete uma série de benefícios para a pele da mulher. 

No texto a seguir você vai conhecer um pouco mais sobre a tecnologia de Luz Intensa Pulsada. Além de entender como funciona o procedimento, vamos responder também a algumas dúvidas comuns sobre a fotodepilação. Continue a leitura e descubra! 

O que é a Luz Intensa Pulsada (LIP)? 

A Luz Intensa Pulsada é a tecnologia utilizada nos procedimentos de fotodepilação. Seu principal papel é promover a eliminação duradoura dos pelos do corpo. 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia descreve a Luz Intensa Pulsada da seguinte maneira: 

“Uma tecnologia que emite feixes de luzes policromáticas e não colimada (em várias direções). Ou seja, são luzes diversas que emitem comprimentos de onda variados na pele, gerando calor local por meio desses disparos.

No tecido que está sendo tratado existem componentes fotorreceptivos, cromóforos, os quais convertem a energia luminosa que receberam do equipamento em calor, coagulando o tecido e ativando, também, reações químicas do organismo. Desse modo, lesiona-se somente o tecido-alvo.”

Fonte: SBD

Como funciona o procedimento de fotodepilação? 

Na fotodepilação é utilizado um aparelho de Luz Intensa Pulsada, que através da emissão de pulsos de luz com geração de calor, vai enfraquecer os pelos. 

A tecnologia vai promover a cauterização progressiva das células que produzem os pelos. Ou seja, esses pulsos de luz vão atuar nas células germinativas do pelo, impedindo que eles iniciam a fase de crescimento. 

Com a Fotodepilação o pelo da área exposta à ação da Luz Intensa Pulsada cairá gradativamente até 3 semanas seguintes a cada sessão.

Benefícios da Luz Intensa Pulsada para a pele 

Ainda segundo levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a tecnologia de Luz Intensa Pulsada quando utilizada na fotodepilação promove uma série de benefícios. Listamos alguns deles: 

  • Rejuvenescimento da pele: estimula a produção e reorganiza uniformemente as fibras colágenas e elásticas, sendo estas responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele;
  • Redução dos microvasos, rubor e vermelhidão na pele;
  • Contribui para minimizar o aparecimento de rugas finas e grossas;
  • Melhora a textura e aspereza da pele;
  • Contribui para a redução do tamanho de poros;
  • Contribui para a redução do aparecimento de acnes e manchas na pele. 

Quantas sessões são necessárias para alcançar o resultado desejado? 

O número de sessões vai depender muito de como cada organismo reagirá ao procedimento. Afinal, cada pessoa conta com uma certa quantidade de melanina presente no organismo, sem falar também nas questões hormonais que também podem influenciar na quantidade de sessões necessárias para obter um resultado satisfatório. 

Geralmente, as mulheres precisam de cerca de 6 a 10 sessões para alcançar melhores resultados. Porém, é importante ressaltar que, nenhum procedimento vai eliminar os pelos definitivamente, ainda será preciso realizar manutenções de tempos em tempos. 

O procedimento de depilação com Luz Intensa Pulsada dói?

Uma dúvida comum é se a fotodepilação doí. A fotodepilação é um procedimento praticamente indolor. Isso porque a ponta do equipamento de LIP é congelada, diminuindo, dessa forma, o incômodo da luz.

Laser x Fotodepilação 

Enquanto a fotodepilação utiliza a Luz Intensa Pulsada para eliminar os pelos, a depilação a laser promove a retirada dos mesmos através de disparos de laser que vão aquecer e queimar a raiz do folículo piloso.

Logo, o procedimento a laser é muito mais agressivo que a fotodepilação. Por esse motivo, muitas mulheres sentem bastante dor durante a sessão. 

Saiba mais sobre essas diferenças no nosso artigo “Diferença entre fotodepilação e depilação a laser

Indicações e contraindicações

Indicação: a Fotodepilação é indicada para eliminação duradoura e eficiente dos pelos indesejáveis.

Contraindicação: Grande parte da população está apta a usar a LIP (Luz Intensa Pulsada) para remoção de pelos indesejáveis, no entanto existe contra-indicações em que o método não é aconselhável, podendo a cliente recorrer então aos serviços de depilação com cera:

  • Pele bronzeada;
  • Gravidez e Lactante;
  • Usuários de medicamentos fotossensíveis;
  • Patologias auto-imunes;

Leia também: Fotodepilação clareia a pele? Mito ou verdade?

Fotodepilação em pele negra não funciona? Mito ou verdade?

Fotodepilação no Pello Menos

O equipamento de fotodepilação do Pello Menos tem registro na ANVISA e é detentor de uma tecnologia de última geração com sistema integrado de refrigeração “Plus Cold” cuja finalidade é direcionar o calor somente ao folículo piloso oferecendo uma sensação de conforto à pele.

Importante: O Pello Menos é uma Marca especializada em depilação e atua somente com a atividade de remoção de pelos (com cera depilatória e/ou LIP). 

Portanto, nas unidades Pello Menos você só encontrará os serviços de remoção de pelos através de Luz Intensa Pulsada e/ou cera depilatória e não encontrará toda a gama de serviços que a fototerapia também oferece.