11 de dezembro de 2020

Depilação perianal: quais os melhores métodos para depilar a região?

depilação perianal

A depilação perianal, modalidade de depilação íntima feminina, tem sido cada vez mais buscada pelas brasileiras. Isso porque a eliminação dos pelos nesta região proporciona uma maior liberdade e conforto, ideal para aproveitar a rotina (e também os dias de sol, claro) livre de preocupações. 

No texto a seguir vamos tirar todas as suas dúvidas sobre essa modalidade de depilação, você vai conferir: 

  • O que é depilação perianal? 
  • Quais são os métodos mais indicados para este tipo de depilação? 
  • Cuidados antes e depois do procedimento. 

Vamos lá? 

O que é depilação perianal? 

depilacao anus

Entende-se como perianal toda a região que está situada ou que se forma na margem do ânus. Neste tipo de depilação serão eliminados os pelos localizados na lateral anal e no cóccix. 

A perianal é muito buscada por mulheres que desejam se livrar totalmente dos pelos na região íntima, e isso inclui a virilha e o ânus. Como resultado, elas se sentem muito mais livres e confiantes em seu dia a dia. 

Não é à toa que a depilação brasileira, também conhecida como Brazilian Wax, se tornou um estilo de eliminação dos pelos mundialmente famoso.

Métodos indicados para a depilação perianal 

A região íntima feminina é naturalmente mais sensível que as demais partes do corpo, e também tem maior probabilidade de ter reações aos procedimentos. Por isso, é importante escolher o método mais adequado para evitar qualquer tipo de problema. 

Neste caso, você deverá optar pela técnica que ofereça os melhores benefícios e resultados para a sua pele. E claro, sempre levando em consideração as características específicas do seu tipo de pele. 

Listamos os métodos mais recomendados para a depilação perianal. Veja só! 

Lâmina 

A lâmina é um dos métodos mais utilizados pelas mulheres, principalmente pela praticidade proporcionada na rotina. Entretanto, ela não é muito indicada para ser utilizada em uma região tão sensível quanto a perianal. 

Retirar os pelos nesta região exige uma técnica especial para que seja possível evitar cortes e danos à pele. Por isso, fazer a depilação sozinha e com um instrumento tão agressivo pode ser muito arriscado. 

Além disso, é comum os relatos de reações alérgicas causadas pela lâmina. Assim como o surgimento de fios encravados e até o aparecimento de manchas escuras na pele devido ao uso constante do instrumento. 

Creme depilatório 

O creme depilatório, assim como a lâmina, é um método de depilação superficial do pelo. É, no entanto, um procedimento um pouco menos agressivo do que o citado acima. 

Os produtos utilizados para a eliminação dos pelos são compostos por um ingrediente chamado tioglicolato, componente presente também em produtos de alisamento de cabelo. Essa substância química é responsável por quebrar a estrutura do fio até que ele seja destruído, deixando então a superfície da pele lisa. 

Uma das principais desvantagens do creme para depilação perianal é a grande incidência de casos de reações alérgicas ao produto. 

Cera 

A depilação a cera é o procedimento mais indicado pelos dermatologistas para a depilação perianal. Neste método, ocorre a retirada do pelo através da raiz, o que por sua vez garante resultados mais duradouros e eficientes. 

A cera tem como vantagem o fato de não contar com nenhum tipo de contra-indicação, sendo um procedimento seguro, não invasivo e que proporciona excelentes resultados para a pele. 

Além disso, a temperatura mais quente da cera faz com que os poros sejam dilatados, facilitando, dessa forma, a remoção dos pelos. Isso, por sua vez, torna o procedimento mais confortável e menos dolorido. 

Laser e Fotodepilação 

Ambos são opções de depilação definitiva, sendo algumas das opções mais populares para eliminação dos pelos atualmente. A principal vantagem do laser e da fotodepilação é a promessa de retirada de cerca de 80% dos pelos de forma definitiva. 

Entretanto, são métodos um pouco mais agressivos, principalmente se comparado à cera. Por este motivo, seu uso acaba sendo restringido para peles muito sensíveis. 

Além disso, tanto laser quanto a fotodepilação não possuem boa eficácia em peles negras ou em pessoas com os pelos muito claros. Isso porque, em ambos casos, é necessário que haja contraste entre a cor dos pelos e a tonalidade da pele para que se tenha melhores resultados. 

Leia também: Diferença entre fotodepilação e depilação a laser

Cuidados antes e depois da depilação perianal 

  • Use roupas confortáveis e que irão gerar muito atrito após o procedimento. 
  • Evite exposição solar antes e depois da depilação perianal. (cerca de 48h)
  • Não se esqueça da proteção solar quando for se expor ao sol. 
  • Não utilize produtos que possam irritar a região (dermocosméticos à base de álcool, por exemplo), que se encontra sensibilizada por causa da depilação. 
  • Você pode utilizar pomadas ou cremes com ingredientes calmantes na região.