22 de junho de 2020

Creme depilatório faz mal? Saiba mais sobre o procedimento

creme depilatório faz mal?

O creme depilatório faz mal? Este é um dos métodos de depilação mais utilizados pelas mulheres, porém muitas delas desconhecem os efeitos do produto na pele.

Afinal, você sabe como funciona esse procedimento? No texto a seguir vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o uso do creme depilatório, como por exemplo: 

  • Quais as propriedades do produto que fazem com que os pelos caem? 
  • O creme depilatório pode ser usado em quais áreas do corpo?
  • Existe alguma contraindicação?
  • O produto pode causar alergia na pele? 
  • Qual o tempo de duração dos resultados obtidos com o creme? 

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o creme depilatório. 

Como funciona o creme depilatório? 

Os cremes depilatórios são compostos por uma substância química, sendo esta responsável por quebrar a estrutura do fio até que ele seja destruído. Ou seja, essa substância vão agir na haste do pelo, eliminando-o e deixando a superfície da pele lisa. 

Esse tipo de produto contam com tioglicolato em sua composição, componente presente também em produtos de alisamento de cabelo.

Modo de uso: 

  1. Use uma espátula para espalhar o produto na região a ser depilada. 
  2. Verifique na embalagem qual o tempo de ação do creme, e aguarde até o produto fazer efeito. 
  3. Em seguida, utilize uma esponja para retirar o produto da pele. Utilize água morna para eliminar todo excesso. 
  4. Evite o uso de sabonetes na região logo após a retirada do creme depilatório, de modo a evitar irritações no local que está sensibilizado pelo produto. 

Benefícios do creme depilatório

Afinal, o que torna este tipo de produto tão atrativo para as mulheres? E o principal motivo é com certeza a praticidade proporcionada. 

O creme depilatório pode ser usado em casa mesmo, além de eliminar os pelos rapidamente e sem dor alguma. Ou seja, é uma excelente opção para aqueles momentos de emergência, uma vez que é um método de fácil aplicação. 

O creme é uma melhor opção que a lâmina? 

Creme e lâmina são as opções mais práticas para se livrar dos pelos. Mas qual deles é a melhor opção? Essa é uma resposta muito pessoal, e vai depender de como cada organismo vai reagir ao método de depilação. 

Porém, o que pode-se dizer é que o creme depilatório é uma opção menos agressiva para a pele do que a lâmina. Isso porque esse tipo de produto costuma contar também com ingredientes calmantes e hidratantes em sua composição. 

Ou seja, além de eliminar os pelos, o creme também vai contribuir para deixar a região depilada mais hidratada, mesmo que levemente. 

O creme de depilação causa alergia? 

Por ser um produto elaborado a partir de componentes químicos existe sim o risco dele causar algum tipo de reação na pele. 

Por isso, recomendamos que você faça um teste de sensibilidade antes de aplicar o produto na região a ser depilada. Esse teste pode ser feito em uma região pequena da sua coxa ou antebraço, por exemplo. 

Essa precaução é importante para garantir que sua pele não vai ter nenhum tipo de reação à química presente no creme. Logo, será possível evitar uma irritabilidade em regiões maiores e mais aparentes, como no rosto, por exemplo. 

Você deve aguardar 24 horas para ver como o produto reagirá na sua pele.  

Afinal, o creme depilatório faz mal para a pele? Quais são as contraindicações? 

O creme depilatório faz mal principalmente para mulheres que têm a pele sensível. Portanto, se esse é o seu caso não indicamos que faça o uso do creme depilatório, pois as chances de causar irritabilidade na região depilada serão maiores. 

Confira as principais contraindicações de uso do creme depilatório

  • O produto não pode ser utilizado em regiões da pele que estejam passando por tratamento com ácidos. 
  • Não utilizar o produto se houver algum tipo de machucado na pele
  • O creme depilatório não deve ser utilizado nas sobrancelhas. 
  • Não é permitido o uso do produto por gestantes
  • O produto não deve ser utilizado para depilação da região íntima

Qual é o tempo de duração da depilação com creme?

O creme depilatório é um método que fará apenas a eliminação superficial do pelo, ou seja, eliminando apenas sua parte visível. Isso quer dizer que o pelo cresce mais rapidamente do que acontece com os métodos que o elimina pela raiz, como a depilação a cera, por exemplo. 

Logo, o produto é de baixa durabilidade, e o pelo volta a crescer em média de 3 a 5 dias. 

Leia também: Depilação em casa: isso é realmente seguro?

Como evitar os pelos encravados após a depilação?

Tipos de depilação: conheça os principais e descubra o ideal para você