A depilação perianal, modalidade de depilação íntima feminina, tem sido cada vez mais buscada pelas brasileiras. Isso porque a eliminação dos pelos nesta região proporciona uma maior liberdade e conforto, ideal para aproveitar a rotina (e também os dias de sol, claro) livre de preocupações.
No texto a seguir vamos tirar todas as suas dúvidas sobre essa modalidade de depilação, você vai conferir:
- O que é depilação perianal?
- Quais são os métodos mais indicados para este tipo de depilação?
- Cuidados antes e depois do procedimento.
Vamos lá?
O que é depilação perianal?
Entende-se como perianal toda a região que está situada ou que se forma na margem do ânus. Neste tipo de depilação serão eliminados os pelos localizados na lateral anal e no cóccix.
A perianal é muito buscada por mulheres que desejam se livrar totalmente dos pelos na região íntima, e isso inclui a virilha e o ânus. Como resultado, elas se sentem muito mais livres e confiantes em seu dia a dia.
Não é à toa que a depilação brasileira, também conhecida como Brazilian Wax, se tornou um estilo de eliminação dos pelos mundialmente famoso.
Benefícios da depilação perianal
Você sabia que a depilação perianal pode trazer benefícios que vão além dos motivos estéticos? Listamos abaixo alguns deles:
- Sensação de limpeza: Essa região é naturalmente suscetível à umidade e ao acúmulo de resíduos, o que pode gerar desconforto ao longo do dia. A remoção dos pelos ajuda a manter a área mais limpa, facilitando ainda a higienização após o uso do banheiro;
- Prevenção de irritações e infecções: Pelos em áreas úmidas podem contribuir para o surgimento de irritações, foliculite (inflamação dos folículos pilosos) e até mesmo infecções na pele. Além disso, a ausência de pelos diminui o atrito entre a pele e a roupa, evitando assaduras e desconfortos;
- Maior conforto no dia a dia: A ausência de pelos contribui para uma sensação de liberdade, sem preocupações com o atrito ou a sensação de “peso” causada pelo acúmulo de suor nos pelos;
- Maior praticidade no pós-depilação: A longo prazo, a depilação perianal também pode se tornar mais prática, especialmente quando se opta por métodos duradouros como a cera ou o laser. Com o tempo, os pelos tendem a crescer mais finos e em menor quantidade, facilitando ainda mais a manutenção da área e reduzindo a necessidade de depilação frequente.
Métodos indicados para a depilação perianal
A região íntima feminina é naturalmente mais sensível que as demais partes do corpo, e também tem maior probabilidade de ter reações aos procedimentos. Por isso, é importante escolher o método mais adequado para evitar qualquer tipo de problema.
Neste caso, você deverá optar pela técnica que ofereça os melhores benefícios e resultados para a sua pele. E claro, sempre levando em consideração as características específicas do seu tipo de pele.
Listamos os métodos mais recomendados para a depilação perianal. Veja só!
Lâmina
A lâmina é um dos métodos mais utilizados pelas mulheres, principalmente pela praticidade proporcionada na rotina. Entretanto, ela não é muito indicada para ser utilizada em uma região tão sensível quanto a perianal.
Retirar os pelos nesta região exige uma técnica especial para que seja possível evitar cortes e danos à pele. Por isso, fazer a depilação sozinha e com um instrumento tão agressivo pode ser muito arriscado.
Além disso, é comum os relatos de reações alérgicas causadas pela lâmina. Assim como o surgimento de fios encravados e até o aparecimento de manchas escuras na pele devido ao uso constante do instrumento.
Creme depilatório
O creme depilatório, assim como a lâmina, é um método de depilação superficial do pelo. É, no entanto, um procedimento um pouco menos agressivo do que o citado acima.
Os produtos utilizados para a eliminação dos pelos são compostos por um ingrediente chamado tioglicolato, componente presente também em produtos de alisamento de cabelo. Essa substância química é responsável por quebrar a estrutura do fio até que ele seja destruído, deixando então a superfície da pele lisa.
Uma das principais desvantagens do creme para depilação perianal é a grande incidência de casos de reações alérgicas ao produto.
Cera
A depilação a cera é o procedimento mais indicado pelos dermatologistas para a depilação perianal. Neste método, ocorre a retirada do pelo através da raiz, o que por sua vez garante resultados mais duradouros e eficientes.
A cera tem como vantagem o fato de não contar com nenhum tipo de contraindicação, sendo um procedimento seguro, não invasivo e que proporciona excelentes resultados para a pele.
Além disso, a temperatura mais quente da cera faz com que os poros sejam dilatados, facilitando, dessa forma, a remoção dos pelos. Isso, por sua vez, torna o procedimento mais confortável e menos dolorido.
Laser e Fotodepilação
Ambos são opções de depilação definitiva, sendo algumas das opções mais populares para eliminação dos pelos atualmente. A principal vantagem da depilação a laser e da fotodepilação é a promessa de retirada de cerca de 80% dos pelos de forma definitiva.
Leia também: Diferença entre fotodepilação e depilação a laser
Laser Pello Menos
Aqui na Pello Menos, contamos com quatro tecnologias de laser disponíveis: a de Alexandrite (sua eficiência é maior em pessoas com pele clara e pelos escuros), a de Diodo (atende peles claras e pelos escuros), a ND-YAG (atende peles morenas com pelos escuros e peles negras) e a Rubi, uma depilação tipo 4D, conhecida pela capacidade de emitir de forma simultânea quatro diferentes tipos de laser, o de Rubi (694nm), Alexandrite (755nm), Diodo (808nm) e ND Yag (1064nm).
Disponibilizamos as quatro tecnologias presentes no mercado porque cada uma delas oferece um resultado diferente, dependendo da tonalidade da pele e pelo, e também da região tratada.
Por isso, para que nossas clientes possam ter o melhor resultado possível, nós oferecemos a personalização do tratamento.
A Pello Menos tem a depilação a laser mais acessível em todo o Brasil. Pode comparar, nenhum concorrente tem valores mais vantajosos que os encontrados em nossas unidades.
Principais vantagens do nosso produto/serviço:
- Tecnologia mais avançada do mercado;
- O equipamento possui 04 tipos de laser simultâneos;
- Remoção eficaz, precisa, segura e eficiente;
- Ponteira resfriada gerando mais conforto durante o procedimento.
Além disso, somos exclusivos no atendimento sem hora marcada e também na disponibilidade das tecnologias de laser mais atuais do mercado.
Veja aqui mais informações sobre o serviço de depilação a laser na Pello Menos.
Depilar a região perianal pode causar problemas de saúde?
Muitas pessoas têm medo de realizar a depilação perianal por acreditarem que isso pode causar problemas de saúde ou até infecções. Mas pode ficar tranquila, pois quando feita de forma correta e com os devidos cuidados de higiene, a depilação perianal é completamente segura. O mais importante é você escolher profissionais qualificados e seguir cuidados pré e pós-depilatórios para evitar irritações ou inflamações.
A depilação perianal causa dor?
A sensação de dor varia de pessoa para pessoa, mas, em geral, o desconforto tende a ser leve e momentâneo, especialmente quando realizada com cera quente, que ajuda a dilatar os poros e facilita a remoção dos pelos. Com o tempo, a tendência é que o procedimento se torne menos doloroso à medida que os pelos enfraquecem e diminuem.
Posso fazer depilação perianal se estiver menstruada?
Sim, é possível fazer a depilação perianal durante o período menstrual, mas algumas mulheres podem sentir mais sensibilidade à dor nessa fase do ciclo. Se você optar pela depilação nesse período, use um absorvente interno para maior higiene durante a sessão.
A depilação perianal aumenta o risco de hemorroidas?
Não, a depilação perianal não aumenta o risco de hemorroidas. No entanto, se você já tem hemorroidas ou alguma outra condição médica na região, é importante consultar um médico antes de realizar o procedimento e informar o profissional que irá realizar a depilação para tomar as devidas precauções.
Cuidados antes e depois da depilação perianal
- Use roupas confortáveis e que irão gerar muito atrito após o procedimento.
- Evite exposição solar antes e depois da depilação perianal. (cerca de 48h)
- Não se esqueça da proteção solar quando for se expor ao sol.
- Não utilize produtos que possam irritar a região (dermocosméticos à base de álcool, por exemplo), que se encontra sensibilizada por causa da depilação.
- Você pode utilizar pomadas ou cremes com ingredientes calmantes na região.