2 de outubro de 2020

Desvendando os principais mitos e verdades sobre depilação

mitos e verdades sobre depilação

No texto a seguir vamos esclarecer os principais mitos e verdades sobre depilação. Apesar de ser uma prática muito comum entre as mulheres (homens também), ainda há muitas informações que geram dúvidas quanto aos limites, cuidados e a experiência como um todo nesses procedimentos. 

Pensando nisso, fizemos um levantamento de algumas das dúvidas mais comuns que recebemos em nossas unidades, e vamos esclarecê-las para você. Continue a leitura e desvende os mitos e verdades sobre depilação. 

Os principais mitos e verdades sobre depilação

Chegou a hora de acabar com todas as suas dúvidas sobre procedimentos de depilação. Descubra de uma vez por todas o que é mito e o que é verdade!

Depilação sem dor: mito ou verdade? 

Nem mito, nem verdade nesse caso. Isso porque a dor durante o procedimento vai depender da sensibilidade de cada organismo, ou seja, do modo como cada um reage ao estímulo feito na pele. 

Existem pessoas que sentem muito dor durante a depilação, enquanto outras já são mais resistentes e quase não sentem incômodo. 

É fato que existem métodos que são mais agressivos à pele que outros, como o laser por exemplo, que para eliminar os pelos emitem ondas de calor que queimam sua estrutura, o que gera um grande incômodo durante o procedimento. 

É possível minimizar a dor na depilação?

Verdade. Caso você tenha a pele sensível, dificilmente será possível escapar de sentir uma dorzinha durante o procedimento de depilação. Porém, ao seguir alguns cuidados, você consegue minimizá-las. 

Confira alguns cuidados que podem te ajudar a minimizar a dor: 

  • Faça esfoliação na pele uma vez por semana
  • Mantenha a pele sempre hidratada
  • Faça procedimentos de depilação com frequência
  • Escolha profissionais experientes

A depilação com cera faz crescer menos pelo? 

Verdade. A necessidade de fazer depilação vai ficando cada vez mais espaçada na medida em que você segue com o tratamento. Isso acontece pois a retirada dos fios com a cera vai destruindo as raízes dos pelos. 

Ou seja, ao retirar os pelos pela raiz, pode-se dizer que com a devida frequência do tratamento, estes irão crescer cada vez mais finos e menos aparente, retardando o seu crescimento. 

Leia também: Quanto tempo dura a depilação com cera?

Desodorantes depois da depilação podem fazer mal?

Verdade! É muito importante que os desodorantes com álcool sejam evitados logo após a depilação com cera. Isso porque podem causar uma reação alérgica na pele, o que não é o resultado esperado por quem se depila.

Nessas situações, o mais indicado é o uso de desodorantes inodoros – eles possuem menos química na composição.

Pele tatuada não pode depilar?

Mito. A pele tatuada pode sim passar por um procedimento de depilação. Porém, para que isso seja feito sem danos ao desenho, é preciso que sejam seguidos alguns cuidados.

O mais importante de todos é evitar a depilação definitiva, como o laser e a fotodepilação. Isso porque esses métodos podem danificar o desenho da tattoo, uma vez que eles destroem o pigmento. Além disso, as técnicas podem causar lesões e queimaduras na região. 

Para evitar danos à tatuagem, e minimizar o risco de causar alergia na região, o mais indicado é recorrer à depilação com cera. 

Mulher grávida não pode depilar? 

Mito. A mulher pode sim passar por procedimentos de depilação durante a gravidez, podendo inclusive fazê-los até o nono mês de gestação.

Porém, é necessário que se tenha o dobro de cuidado durante o procedimento. Afinal, neste período a mulher fica com a imunidade mais baixa, o que aumento o risco de contrair doenças, e também de infeccionar a área depilada. 

Por isso, recomendamos que seja procurado uma instituição de segurança, que tenha hábito de atender mulheres grávidas. 

Pessoas com alergia não podem se depilar?

Mito. O mais importante é entender qual é a sua alergia, caso seja a algum produto específico, como creme depilatório, ou algum ingrediente da cera e até à lâmina, nesse caso não é recomendado seguir com o tratamento. 

Se você tiver alguma dessas alergias, basta buscar por um outro método para eliminar os pelos de forma segura. Recomendamos que faça uma consulta com um dermatologista para verificar sua alergia, e juntos definirem o melhor método de depilação.