14 de agosto de 2020

Depilação e tatuagem: qual o melhor método para depilar a pele tatuada?

depilação e tatuagem

É muito comum surgirem dúvidas quando o assunto é depilação e tatuagem. Afinal, quais métodos podem ser utilizados na pele tatuagem? E quais são os cuidados necessários para a região? 

Vamos responder a essas e a outras dúvidas sobre o tema no texto a seguir. Continue a leitura e descubra! 

Tatuagem e depilação definitiva

Não é indicado que seja feito qualquer tipo de depilação duradoura em cima da tatuagem. Ou seja, nada de laser ou fotodepilação no local, viu? 

Estes métodos são contraindicados pois eles podem danificar o desenho da tattoo, uma vez que eles destroem o pigmento. Além disso, as técnicas podem causar lesões e queimaduras na região. 

Tanto a fotodepilação, quanto o laser fazem uso de ondas de calor que atingem e queimam o pigmento presente no pelo, enfraquecendo-o. Logo, o pelo cai e o bulbo é inviabilizado. 

Porém, para que a técnica atinja o pigmento, ela teria que passar também pela tinta da tatuagem. Ou seja, esses disparos de luz podem causar danos à pele e ao desenho da tattoo.

Uma boa solução, entretanto, é recorrer ao procedimento de depilação definitiva antes de fazer a tatuagem. Você pode se planejar para fazer as sessões de depilação alguns meses antes de fazer a tattoo. Dessa forma, você garante que a região tatuada sofrerá menos com o crescimento dos pelos por um tempo maior. 

Qual o melhor método para depilar a pele tatuada? 

É possível sim recorrer à métodos de depilação para eliminar os pelos da região tatuada. Entretanto, é necessário que sejam seguidos alguns cuidados para evitar danos na região. 

O primeiro deles nós já te contamos, que é o fato de que não se deve recorrer aos métodos de depilação definitiva. Mas afinal, qual é o procedimento mais indicado para a pele tatuada? 

Neste caso, o método mais indicado e menos agressivo para a pele é a depilação com cera. É possível também fazer a depilação com o uso de lâminas, cremes depilatórios e até depilação com linha. Porém, esses procedimentos aumentam os riscos de causar alguma infecção na pele tatuada, risco este que é minimizado com a depilação a cera.  

Cuidados antes de fazer a tatuagem

  • A pele precisa estar depilada para fazer a tatuagem, pois os pelos podem aumentar o risco de infecção na região tatuada. E claro, os pelos podem prejudicar o trabalho do tatuador na elaboração do desenho. 
  • Não utilize lâmina antes de fazer a tatuagem, pois o método pode provocar lesões e alergias que podem interferir no desenho da tattoo. 
  • Faça esfoliação na pele cerca de dois dias antes de fazer a depilação para preparar a pele para a tatuagem. 

Cuidados após a tatuagem 

  • Higienização: utilize sabonete antisséptico na região tatuada.
  • Utilize uma pomada para auxiliar na cicatrização: recomenda-se o uso de produtos mais potentes, como o Bepantol Baby, por exemplo. 
  • Não se exponha diretamente ao sol, e quando o fizer, utilize protetor solar na região da tatuagem. 
  • Só faça depilação quando a pele estiver completamente cicatrizada. É recomendado aguardar cerca de 60 dias para depilar a região, este período é importante para que a pele possa ser regenerada. 
  • Quando for depilar a pele tatuada, utilize cremes ou loções hidratantes para acalmar a região.