Se você tem interesse em abrir uma franquia, é essencial que entenda como é a dinâmica de relacionamento entre franqueado e franqueador. Pode-se caracterizar essa como sendo uma relação de parceria, em que ambas as partes envolvidas precisam trabalhar juntas para alcançar bons resultados.
Logo, é fundamental que franqueado e franqueador entendam qual é seu papel nessa parceria. No texto a seguir vamos falar um pouco sobre essa relação, sua importância e sobre as responsabilidades de cada parte. Confira!
Responsabilidade do franqueado e franqueador
É importante que franqueado e franqueador entenda essa parceria como sendo algo em que cada parte precisa contribuir para o sucesso da outra.
Afinal, o franqueador depende dos resultados do franqueado, uma vez que seus lucros são proporcionais. E o franqueado precisa do franqueador para atuar com o suporte na administração do negócio, assim como para aplicar estratégias de fortalecimento da marca.
Portanto, entenda a seguir qual é o papel do franqueado e franqueador:
Franqueador
É o criador da marca e do modelo de negócio que foi replicado. Logo, cabe ao franqueador responsabilidades como:
- Dar suporte para todos os seus franqueados.
- Atuar na manutenção da franquia como um todo.
- Propor inovações de fortalecimento da marca.
- Se manter atualizado, para isso pode oferecer treinamentos e consultorias para os franqueados.
- Oferecer um canal aberto para feedbacks e resolução de pendências.
Outro ponto importante do papel do franqueador é em relação à garantia de padronização das franquias.
Ou seja, este deve certificar-se de que o franqueado esteja cumprindo com os requisitos de posicionamento que são característicos da marca.
Franqueado
O franqueado é o empreendedor que optou por abrir um modelo de negócio já estruturado. Logo, ele vai precisar seguir determinadas regras na gestão deste negócio.
Dentre as principais responsabilidades do franqueado estão:
- Fazer o pagamento das taxas de aquisição e uso da marca (taxa de franquia, royalties, fundo de propagando).
- Seguir os padrões de funcionamento da marca.
- Utilizar apenas produtos autorizados em sua unidade.
- Cooperar com o franqueador, enviando feedbacks quando solicitados, com intuito de levar insights que possam contribuir para o fortalecimento da marca.
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Entenda como é o dia a dia de um franqueado
Afinal, como funciona essa rotina na unidade? Antes de mais nada é importante frisar que, para abrir uma franquia você não precisa necessariamente entender do negócio que irá gerir.
É exatamente este o papel da franqueadora. Ela deverá fornecer todo o suporte necessário para que a empresa atinja os resultados almejados.
O que isso significa na prática? Na maioria dos casos há todo um suporte que envolve desde consultorias financeiras, consultoria de campo para auxiliar na padronização da unidade, equipe de SAC para atender às dúvidas do franqueado, dentre outras funcionalidades.
Burocracias envolvidas na relação entre franqueado e franqueador
O relacionamento entre franqueado e franqueador envolve determinadas questões burocráticas que são características deste modelo de negócio.
E um dos principais pontos dessa relação diz respeito ao pagamento de certas taxas. Listamos a seguir quais são os principais termos que você precisa conhecer:
Taxa de franquia
É um valor único estipulado pelo franqueador para que o franqueado possa aderir ao sistema, pago na assinatura do pré-contrato ou contrato de franquia. Esta taxa também remunera o franqueador pelos serviços inicialmente oferecidos ao franqueado.
Alguns franqueadores cobram um percentual da taxa de franquia no momento da renovação do contrato.
Royalty
Remuneração periódica paga pelo franqueado pelo uso da marca e serviços prestados pelo franqueador.
Existem várias maneiras de cobrar esta taxa. Algumas redes cobram o royalties sobre o faturamento bruto. Outras incorporam o valor no preço dos produtos.
Fundo de Propaganda
Montante referente às taxas de publicidade pagas pelos franqueados e pelas unidades próprias dos franqueadores e que deve ser utilizado para ações de marketing que beneficiem toda a rede.
Em geral, o franqueador é o administrador do fundo, mas deve prestar contas periódicas aos franqueados.
Conselho de Franqueados
Tem caráter consultivo e é constituído pela franqueadora e por um grupo de franqueados principalmente para a administração do Fundo de Propaganda.
Custos operacionais
Além das taxas cobradas pela franqueadora que descrevemos acima, o empreendedor deve levar em consideração os custos operacionais do negócio.
Isto é, referentes a gastos comuns a qualquer negócio, como aluguel, serviços de telefone, internet, energia elétrica, funcionários, contador, dentre outros.
Antes de abrir o negócio é importante colocar todas essas despesas no papel e ponderar sobre a decisão a ser tomada.
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