Você sabe o que é taxa de franquia? Se você quer entrar para o universo de franchising é importante entender as burocracias envolvidas no negócio. E a taxa de franquia é uma delas, uma parte do investimento a ser considerado para abrir uma unidade.
No texto a saber você vai entender o que é taxa de franquia, o que significa esse custo para o franqueado. Além disso vai conhecer também todas as burocracias envolvidas neste tipo de negócio. Confira!
O que é taxa de franquia?
A taxa de franquia é um pagamento que faz parte do investimento inicial para abrir uma nova unidade. Ela basicamente é o valor cobrado para aquisição dos direitos de uso da marca.
Este pagamento é feito somente uma vez, logo no momento de assinatura do contrato. Existem algumas marcas que cobram algum percentual da taxa de franquia no momento de renovação do contrato.
Normalmente, a taxa de franquia é utilizada também como fundos para os gastos com estruturação do espaço físico da unidade, compra dos equipamentos, treinamento da equipe, dentre outros itens importantes para início do negócio.
Qual é o objetivo da taxa de franquia?
A taxa de franquia é como se fosse uma remuneração para a franqueadora por todo o investimento feito na marca até então.
Afinal, para consolidar uma marca a ponto de torná-la reconhecida e estruturada suficiente para expandir o negócio é preciso muito investimento em seu desenvolvimento. E a taxa de franquia é a forma da marca rentabilizar esse know-how adquirido.
A quantia é também uma forma de remunerar a franqueadora pelos custos envolvidos em divulgação para aquisição de novos franqueados.
Qual o valor de uma taxa de franquia?
Agora que você já sabe o que é taxa de franquia, chegou a hora de falar de valores. Qual é a média paga neste investimento inicial para abrir uma nova franquia?
Então, isso vai depender muito da marca que será adquirida por você. Esse valor terá variáveis como o reconhecimento da empresa no mercado e o faturamento médio obtido por outros franqueados.
Todos esses valores envolvidos na negociação devem vir previamentes discriminados na Circular de Oferta de Franquia (COF). Este é o documento que legaliza o negócio entre franqueador e franqueado.
A Lei de Franquias de n°8.955, dispõe que o contrato de franquia empresarial deve trazer especificações quanto aos seguintes itens:
- total estimado do investimento inicial necessário à aquisição, implantação e entrada em operação da franquia;
- valor da taxa inicial de filiação ou taxa de franquia e de caução; e
- valor estimado das instalações, equipamentos e do estoque inicial e suas condições de pagamento;
Leia também: Como funciona uma franquia: especificidades desse modelo de negócio
Outras burocracias envolvidas no negócio
Para abrir uma franquia é preciso entender que o negócio envolve burocracias específicas deste segmento. É o caso da taxa de franquia, mas também de outros custos como o pagamento de royalties e a taxa de propaganda, por exemplo.
Entenda quais são os principais custos de um franqueado:
Taxa de franquia
Como dissemos acima, a taxa é um valor único estipulado pelo franqueador para que o franqueado possa aderir ao sistema, pago na assinatura do pré-contrato ou contrato de franquia.
Ela também remunera o franqueador pelos serviços inicialmente oferecidos ao franqueado.
Fundo de Propaganda
Montante referente às taxas de publicidade pagas pelos franqueados e pelas unidades próprias dos franqueadores e que deve ser utilizado para ações de marketing que beneficiem toda a rede.
Em geral, o franqueador é o administrador do fundo, mas deve prestar contas periódicas aos franqueados.
Royalty
Remuneração periódica paga pelo franqueado pelo uso da marca e serviços prestados pelo franqueador.
Existem várias maneiras de cobrar esta taxa. Algumas redes cobram o royalties sobre o faturamento bruto. Outras incorporam o valor no preço dos produtos.
Conselho de Franqueados
Tem caráter consultivo e é constituído pela franqueadora e por um grupo de franqueados principalmente para a administração do Fundo de Propaganda.
Seja um franqueado Pello Menos
O valor pago na taxa de franquia para abrir uma nova unidade do Pello Menos é de R$35 mil. Com um investimento inicial para abertura que gira em torno de R$205 mil. Neste investimento estão inclusos os seguintes serviços:
- Adequação de Imóvel;
- Consultoria Financeira;
- Estoque Inicial, Mobiliário, Letreiro e Projeto Arquitetônico;
- Treinamento;
- Marketing inaugural e Gráfica inicial;
- Manual e acompanhamento de obras;
- Assessoria na escolha do ponto comercial.
Entendeu o que é taxa de franquia e ficou interessado em abrir uma unidade do Pello Menos na sua cidade? Então clique aqui e tire suas dúvidas com um especialista no mercado de Franquias.
