29 de outubro de 2021

O que é taxa de franquia: entenda os termos antes de abrir uma unidade

entenda o que é taxa de franquia

Você sabe o que é taxa de franquia? Se você quer entrar para o universo de franchising é importante entender as burocracias envolvidas no negócio. E a taxa de franquia é uma delas, uma parte do investimento a ser considerado para abrir uma unidade. 

No texto a saber você vai entender o que é taxa de franquia, o que significa esse custo para o franqueado. Além disso vai conhecer também todas as burocracias envolvidas neste tipo de negócio. Confira! 

O que é taxa de franquia? 

A taxa de franquia é um pagamento que faz parte do investimento inicial para abrir uma nova unidade. Portanto, ela basicamente é o valor cobrado para aquisição dos direitos de uso da marca. 

Este pagamento é feito somente uma vez, logo no momento de assinatura do contrato. Contudo, existem algumas marcas que cobram algum percentual da taxa de franquia no momento de renovação do contrato.

Normalmente, a taxa de franquia é utilizada também como fundos para os gastos com estruturação do espaço físico da unidade, compra dos equipamentos, treinamento da equipe, dentre outros itens importantes para início do negócio.  

Qual é o objetivo da taxa de franquia? 

A taxa de franquia é como se fosse uma remuneração para a franqueadora por todo o investimento feito na marca até então. 

Afinal, para consolidar uma marca a ponto de torná-la reconhecida e estruturada suficiente para expandir o negócio é preciso muito investimento em seu desenvolvimento. Além disso, a taxa de franquia é a forma da marca rentabilizar esse know-how adquirido. 

A quantia é também uma forma de remunerar a franqueadora pelos custos envolvidos em divulgação para aquisição de novos franqueados. 

taxa de franquia

Qual o valor de uma taxa de franquia? 

Agora que você já sabe o que é taxa de franquia, chegou a hora de falar de valores. Qual é a média paga neste investimento inicial para abrir uma nova franquia? 

Então, isso vai depender muito da marca que será adquirida por você. Esse valor terá variáveis como o reconhecimento da empresa no mercado e o faturamento médio obtido por outros franqueados. 

Todos esses valores envolvidos na negociação devem vir previamente discriminados na Circular de Oferta de Franquia (COF). Este é o documento que legaliza o negócio entre franqueador e franqueado. 

A Lei nº 13.966, de 26 de dezembro de 2019, que revogou a Lei nº 8.955, de 15 de dezembro de 1994, dispõe que o contrato de franquia empresarial deve trazer especificações quanto aos seguintes itens: 

  1. total estimado do investimento inicial necessário à aquisição, implantação e entrada em operação da franquia;
  2. valor da taxa inicial de filiação ou taxa de franquia e de caução; e
  3. valor estimado das instalações, equipamentos e do estoque inicial e suas condições de pagamento;

Leia também: Como funciona uma franquia: entenda os termos e descomplique a abertura da sua franquia

Outras burocracias envolvidas no negócio 

Para abrir uma franquia é preciso entender que o negócio envolve burocracias específicas deste segmento. É o caso da taxa de franquia, mas também de outros custos como o pagamento de royalties e a taxa de propaganda, por exemplo. 

Entenda quais são os principais custos de um franqueado: 

Taxa de franquia 

Como dissemos acima, a taxa é um valor único estipulado pelo franqueador para que o franqueado possa aderir ao sistema, pago na assinatura do pré-contrato ou contrato de franquia. Então, se você tinha dúvida se a taxa de franquia é mensal, a resposta é não; ela é paga apenas uma vez. 

Ela também remunera o franqueador pelos serviços inicialmente oferecidos ao franqueado. 

Fundo de Propaganda 

Montante referente às taxas de publicidade pagas pelos franqueados e pelas unidades próprias dos franqueadores e que deve ser utilizado para ações de marketing que beneficiem toda a rede. 

Em geral, o franqueador é o administrador do fundo, mas deve prestar contas periódicas aos franqueados.

Royalty 

Remuneração periódica paga pelo franqueado pelo uso da marca e serviços prestados pelo franqueador. 

Existem várias maneiras de cobrar esta taxa. Algumas redes cobram o royalties sobre o faturamento bruto. Outras incorporam o valor no preço dos produtos.

Conselho de Franqueados 

Tem caráter consultivo e é constituído pela franqueadora e por um grupo de franqueados principalmente para a administração do Fundo de Propaganda.

Seja um franqueado Pello Menos 

O valor pago na taxa de franquia para abrir uma nova unidade do Pello Menos é de atual R$90 mil. Com um investimento inicial para abertura que gira em torno de R$320 mil (considerando a taxa de franquia de 90 mil e sem capital de giro).  Neste investimento estão inclusos os seguintes serviços: 

  • Adequação de Imóvel;
  • Consultoria Financeira;
  • Estoque Inicial, Mobiliário, Letreiro e Projeto Arquitetônico;
  • Treinamentos;
  • Marketing inaugural;
  • Manual e acompanhamento de obras;
  • Assessoria na escolha do ponto comercial.

Importante: os valores e especificações aqui citados podem variar com o tempo, sendo estes apenas os dados atuais no momento de publicação deste artigo. Para mais informações e esclarecimento, entre em contato com nossos especialistas.

Leia também: Franquia de beleza: detalhes sobre um dos melhores setores para investimento

Por que escolher o Pello Menos? 

Porque o Pello Menos é uma rede forte, estruturada e consolidada. Além de oferecer todo o suporte básico que qualquer franqueadora tem a obrigação de oferecer, proporciona um basto leque de vantagens que só ela possui em seu segmento, trazendo mais resultados, segurança e tranquilidade para o novo empreendedor. São eles: 

Suporte

Franqueados têm à disposição todo o tempo, orientação para montagem do negócio, um setor específico de compra cooperada negociações de valores e prazos diferenciados para compra dos materiais operacionais, proporcionando redução de custos ao seu negócio. 
franquia pello menos

Treinamento

Transferência de todo know how com treinamento, um Centro de Treinamento que dispõe de profissionais totalmente capacitadas para atendê-los sempre que for necessário, orientação técnica e suporte de gestão com visitas periódicas através da nossa equipe de consultoria. 

Publicidade e Marketing

Instrumentos de marketing a disposição do franqueado para atrair clientes.
 

Recrutamento

Um setor de Recrutamento e seleção, com uma profissional qualificada que irá fazer toda a triagem da futura equipe da nova unidade, bem como, faça-se necessário a substituição de alguma profissional (durante todo o contrato) até a aprovação e contratação pelo franqueado.
 

Entendeu o que é taxa de franquia e ficou interessado em abrir uma unidade do Pello Menos na sua cidade? Então clique aqui e tire suas dúvidas com um especialista no mercado de Franquias.