28 de novembro de 2019

Campanhas de Marketing para Franquias: como devem ser feitas?

campanhas de marketing para franquias

As campanhas de marketing para franquias são extremamente importantes para a divulgação da marca. É claro que esse modelo de negócio vai contar com certas particularidades na elaboração de suas estratégias. Ou seja, o processo pelo qual é feito o planejamento das campanhas não serão os mesmos de uma empresa normal. 

Vamos explicar melhor sobre como se dá esse procedimento no texto a seguir. Confira! 

Como é feita a elaboração de campanhas de marketing para franquias? 

O grande diferencial das campanhas de marketing para franquias está no fato de que elas precisam seguir regras impostas pela franqueadora. 

Ou seja, a marca é quem fica responsável por fazer o planejamento de campanhas anuais que serão disseminadas por todos seus franqueados. E, se algum franqueado tiver interesse em realizar alguma campanha por conta própria, este precisa obter uma aprovação prévia. 

Essa abordagem é adotada com o objetivo de que haja uma padronização na comunicação da marca. Por isso, é fundamental que todas as unidades da franquia tenham um alinhamento de linguagem, atendimento e qualidade de serviço como um todo. 

 

Importância de campanhas de marketing para franquias

Como dissemos em oportunidades anteriores, é de conhecimento geral que investir em uma franquia é um negócio mais seguro. Isso acontece pois este é um modelo de negócio estruturado, que já conta com uma credibilidade no mercado. 

Ou seja você adquire uma marca que possui um reconhecimento, que na maioria dos casos já tem seu público muito bem definido. É um caminho que já foi trilhado para você, o que facilita o retorno mais rápido do seu investimento. 

Entretanto, isso não elimina a importância das campanhas de marketing para franquias. Cada nova unidade precisa ainda estabelecer conexão com o público da sua região. E para isso, estratégias de marketing são essenciais

E o suporte da franqueadora é essencial tanto neste primeiro momento de inauguração, quanto ao longo das demais etapas de divulgação da marca e atração de clientes. 

Para que isso seja possível, a franqueadora deve ter muito cuidado na elaboração da estratégia de campanhas de marketing para franquias. Pois, mesmo que sejam pensadas ações a nível nacional, é importante que elas façam sentido também em cada região. 

Comunicação franqueado x franqueadora

Para que seja possível criar campanhas de marketing para franquias satisfatórias para todos, é fundamental que haja um canal aberto entre franqueadores e franqueados. 

É através desse feedback mútuo que a marca poderá cada vez mais entender a realidade de seu cliente final. E com isso, criar estratégias mais assertivas. 

Por isso, nossa dica é que você estabeleça um contato mais próximo com sua franqueadora. Dê retorno sobre as especificidades da sua região, das preferências do seu público e, dessa forma, será possível criar um marketing ainda mais personalizado e estratégico. 

Campanhas de Marketing para Franquias no Pello Menos

Todos os franqueados Pello Menos contam com um suporte publicitário especializado desde o momento de abertura da unidade. Isso vai desde a criação de campanhas propriamente ditas, como o suporte também de assessoria de imprensa. 

Para exemplificar essas ações podemos citar as campanhas sazonais que fazemos ao longo do ano. São as campanhas de verão, outono, primavera e inverno, em que a cada estação oferecemos vantagens de vendas exclusivas para manter as unidades sempre movimentadas. 

Tudo isto está incluso no Fundo de Propaganda, uma das taxas pagas pelo franqueado. Logo ao adquirir uma Franquia Pello Menos você também estará adquirindo todo o suporte publicitário que vai possibilitar a divulgação da sua unidade. Confira o que está garantido:

  • Suporte publicitário e Marketing Institucional: trabalhamos a marca Pello Menos com as estratégias mais atuais.
  • Criação de campanhas e Assessoria de Imprensa: divulgação em canais publicitários e na imprensa especializada.
  • Consultoria publicitária e Back Office de Marketing: equipe interna de marketing garante a coerência do trabalho.
  • Visual merchandising e Assessoria Gráfica: orientação e suporte para a produção das peças gráficas necessárias.
  • Agência de mídia social: contamos com uma agência para o trabalho específico na internet.
  • Pesquisa de mercado: com o setor de Expansão, identificamos oportunidades de negócio para cada franquia.