17 de janeiro de 2020

Gestão de franquias para iniciantes: 5 conceitos básicos

gestão de franquias para iniciantes

Abrir uma franquia é considerado, atualmente, uma das melhores formas de investimento. O cenário promissor deste segmento atrai, principalmente, quem está começando a empreender agora. Se este é o seu caso, vamos apresentar importantes dicas de gestão de franquias para iniciantes para você já ir se adaptando a esse modelo de negócio. 

No texto a seguir você vai ser apresentada (o) a alguns conceitos básicos de administração de franquias. Anota aí as dicas e fique mais preparada! 

 

Dicas de gestão de franquias para iniciantes

Gerenciar um negócio não é tarefa fácil, é preciso entender e aplicar determinados conceitos de administração para alcançar os resultados almejados. E, quando falamos da gestão de franquias para iniciantes, é preciso ainda levar em consideração as especificidades administrativas deste segmento. 

Para gerenciar uma franquia, portanto, você precisa seguir os seguintes passos: 

 

  • Conhecer o mercado de atuação da marca
  • Respeitar a padronização da marca
  • Ter uma equipe capacitada
  • Ter processos bem definidos
  • Controle e planejamento financeiros bem estruturados

A seguir vamos explicar melhor como planejar cada um destes passos. Confira! 

1. Conheça o mercado 

Abrir uma franquia significa contar com um modelo de negócio já estruturado. Ou seja, você estará adquirindo uma marca que já possui um know how, que já tem o seu reconhecimento no mercado. Logo, é um investimento que envolve menos riscos. 

Entretanto, isso não significa que não será necessário fazer um posicionamento de marca na sua região. Por isso, é importante entender as especificidades tanto de comportamento do público na sua cidade, quanto as do segmento da marca adquirida. 

Esse conhecimento será importante, por exemplo, na hora de definir o local para abrir a sua unidade de franquia. Assim como para planejar estratégias de atração de clientes e se familiarizar com as oportunidades e ameaças em sua região.  

2. Padronização da marca 

Este é um dos pontos mais importantes para que as franquias alcancem sucesso em suas unidades. Além de ser uma questão contratual, a padronização é uma forma de seguir o padrão de qualidade já consagrado pela marca. 

Quando você abre uma franquia significa que você terá quase que seguir uma “receita”. Ou seja, já existe um direcionamento testado e aprovado de como gerenciar o negócio. Segui-lo é fundamental para alcançar bons resultados. 

3. Capacitação da equipe 

De nada adianta você abrir uma franquia, se o atendimento oferecido na sua unidade não for de qualidade. Isso envolve tanto questões comportamentais de tratamento no dia a dia com o cliente, quanto a padronização do serviço oferecido. 

O suporte da franqueadora neste ponto é fundamental. No Pello Menos, por exemplo, nós oferecemos um treinamento para capacitar todas as unidades. 

O COP tem objetivo de oferecer conhecimento teórico e prático para as profissionais, possibilitando-as a exercerem o trabalho da melhor forma possível.

Entendemos que a depilação feminina possui muitas dificuldades. Por isso, nossas profissionais recebem um treinamento técnico intenso e constantes avaliações para realizarem uma depilação com menos dor e mais conforto para todas as nossas clientes em qualquer uma de nossas unidades.

4. Tenha processos bem definidos na gestão de franquias para iniciantes

Criar processos é necessário para que se tenha um direcionamento mais estratégico nas ações da gestão de franquias

Mesmo que haja a franqueadora ofereça todo um suporte, isso não elimina a importância de estabelecer uma gestão interna bem estruturada. Organização e estratégia é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. 

5. Controle financeiro 

Você deve se atentar primordialmente com a saúde financeira de sua unidade. Sem o devido controle não tem como obter um crescimento sustentável. 

É importante, portanto, que a gestão de franquias faça o devido controle do Fluxo de Caixa da unidade. Acompanha os gastos e receitas e evite surpresas indesejadas.

Todos os franqueados Pello Menos recebem uma consultoria financeira que auxiliam na rotina das unidades. 

Nossa equipe faz todo um acompanhamento dos números de toda a operação da rede, trabalhando para elaborar ações que permitam que o negócio atinja suas metas e objetivos financeiros.