9 de abril de 2020

Dicas de skincare: dicas para montar sua rotina de cuidados com a pele

dicas de skincare

Se tem algo que as mulheres amam falar e saber sobre é a respeito de cuidados de beleza, não é verdade? Afinal, não há nada mais satisfatório para elas do que tirar um tempo para cuidar de si mesmas, para se sentirem lindas e realizadas. Pensando nisso, nós elencamos dicas de skincare para ajudar você a montar uma rotina de cuidados com a pele. 

O hábito de cuidar diariamente da sua pele pode fazer toda a diferença para melhorar sua autoestima. Imagina só quando você começar a ver os resultados, e estiver com uma pele linda e radiante? 

Então já vai anotando as dicas que preparamos! 

 

Como montar uma rotina de cuidados com a pele? 

A primeira e mais importante dica de todas é, procure um médico especialista, que no caso seria um dermatologista. O profissional é quem tem autoridade para receitar os produtos mais indicados e que funcionarão especificamente para o seu tipo de pele. 

O que nós vamos apresentar a seguir são dicas e direcionamentos mais generalistas. Entretanto, elas não devem eliminar uma consulta ao médico, tá bem? 

Identifique qual é o seu tipo de pele 

Dito isso, um dos passos mais importantes para montar uma rotina de skincare é conhecer o seu tipo de pele. Ela pode ser seca, normal, mista ou oleosa. 

Mas como identificar o seu tipo? Novamente, em uma consulta com um dermatologista. Porém, você pode tentar fazer essa identificação de casa mesmo. São características de cada tipo de pele: 

  • Pele normal: apresenta poros pequenos e poucos visíveis. Não produz muita oleosidade e nem muito ressecamento, logo, é balanceada. 
  • Pele seca: é uma pele com pouca luminosidade, meio opaca.  A principal causa para isso é o fato da pele não ter capacidade de reter água na quantidade necessária. 
  • Pele oleosa: é o tipo de pele mais comum entre as brasileiras. Peles oleosas possuem os poros dilatados e sofre com uma alta produção de sebo. Por isso, quem tem esse tipo de pele têm mais tendência ao aparecimento de acne. 
  • Pele mista: é uma mistura da pele oleosa com a normal/seca. Geralmente quem tem esse tipo de pele sofre com oleosidade somente na zona “T” do rosto (testa, nariz e queixo), enquanto o restante do rosto a produção de sebo já é mais controlada. 

Dicas de skincare: montando a sua rotina 

Agora que você já conhece o seu tipo de pele chegou a hora de escolher os produtos adequados para as suas necessidades, para finalmente iniciar os cuidados diários. 

Mas como deve ser feita a escolha dos produtos? Se a sua pele for mista/oleosa, é preciso buscar por produtos que vão ajudá-la a controlar a produção de sebo e excesso de oleosidade. 

Caso sua pele seja seca, você deve optar por produtos que vão devolver a hidratação da pele, ajudando-a a se manter viçosa e saudável. 

As mulheres com pele normal podem fazer a escolha de produtos de forma mais livre, conforme for sentindo a necessidade da sua pele na ocasião. 

 

Etapas básicas para uma rotina de skincare

Muitas mulheres ficam com preguiça de iniciar uma rotina de cuidados com a pele por acharem que é algo muito cansativo, com várias etapas. E não é bem assim. 

É possível montar uma rotina simples e eficiente, que solucionará suas necessidades em apenas alguns passos. 

Basicamente, os produtos mais essenciais para começar os cuidados com a pele são: 

  • Sabonete facial específico para o seu tipo de pele
  • Tônico facial
  • Hidrante (Essa etapa é indispensável até mesmo para quem tem a pele oleosa)
  • Protetor Solar facial (FPS de no mínimo 50)

 

Muito simples, não? Basta você seguir esses passos que, com o tempo começará a perceber resultados incríveis na sua pele. 

É claro que você pode adicionar mais etapas na sua rotina, para deixá-la ainda mais completa. Muitas mulheres investem também em produtos para área dos olhos, tratamento contra a acne, dentre outros. 

Esfoliante é essencial? 

Não é uma etapa indispensável, porém é sim recomendado. Afinal, o esfoliante é um produto responsável pela eliminação das células mortas da pele, e estimulação de outras novas. 

O hábito de esfoliar a pele contribui também para mantê-la sempre limpa e hidratada, o que por sua vez reduz o aparecimento de cravos e espinhas. Recomenda-se que seja feita a esfoliação da pele apenas uma vez por semana. 

Atenção ao protetor solar!

Se tem uma dica de skincare que você não pode dispensar de forma alguma, é o uso do protetor solar. E não pode esquecer de aplicá-lo nem mesmo nos dias nublados, viu? Mesmo nesses dias, os raios ultravioletas ainda são prejudiciais para sua pele. 

As mulheres com pele oleosa devem buscar por produtos específicos para seu tipo de pele. Isso é importante pois, se optar por um protetor qualquer, ele pode acabar aumentando a oleosidade da pele, facilitando o aparecimento de cravos e espinhas. 

Ah, e não se esqueça de reaplicação, tá bem? Passe o produto TODOS os dias antes de sair de casa, e novamente reaplique-o no início da tarde. 

Leia também: Vitamina C para pele: descubra quais são seus principais benefícios
Depilação facial com cera: quais os cuidados para quem tem pele oleosa
Colágeno para pele: como usufruir dos benefícios
Benefícios da Vitamina D para pele