6 de dezembro de 2019

Vitamina C para pele: descubra quais são seus principais benefícios

vitamina c para pele

Você provavelmente já ouviu falar nos benefícios da vitamina C para pele. Este é com certeza um dos ativos mais amados pelas mulheres nos cuidados diários de skincare. Mas você sabe exatamente qual é a função da Vitamina C? 

No texto a seguir vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o tema. Confira! 

Qual é a função da vitamina C? 

Também conhecida como ácido L-ascórbico, a vitamina C oferece diversos benefícios para o nosso organismo. É principalmente conhecida por atuar na melhora da nossa imunidade, mas também por dar saúde para a pele. 

O ativo não é produzido pelo nosso organismo, logo para adquirir os seus benefícios é preciso ingeri-la ou aplicá-la topicamente na pele. 

São alimentos ricos em vitamina C: laranja, limão, morango, acerola, brócolis, dentre outros. 

Benefícios da Vitamina C para pele

Uma das principais características da vitamina C é que ela é um excelente antioxidante. Logo, isso significa que ela auxilia na proteção dos efeitos nocivos do sol. Portanto, em conjunto com o protetor solar ela ajuda a potencializar a fotoproteção contra os raios UV. 

Além disso, a vitamina C também vai atuar como um clareador na pele, suavizar as linhas de expressão e neutralizar as ações dos radicais livres. Ou seja, ela é um ativo poderoso na busca pela pele perfeita. 

Logo, os principais benefícios da vitamina C para pele são: 

  • Age contra os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento cutâneo) 
  • Suaviza as linhas de expressão e minimiza os sinais de cansaço
  • Possui ação inibidora de formação de melanina, ou seja, ajuda a prevenir o surgimento de manchas. 
  • Tem ação clareadora, ajudando no tratamento de manchas de acne, sol, etc
  • Potencializa a fotoproteção

Vitamina C para pele: destaque para multifuncionalidade

As mulheres (e muitas homens também, inclusive) têm se preocupado cada vez mais com os cuidados com a pele. Afinal quem não quer ter uma pele bonita? Por isso, tem crescido a busca por dermocosméticos e o mercado oferece hoje uma série de produtos com diferentes ativos e finalidades. 

Tem opções para minimizar as rugas e linhas de expressão, estimular a produção de colágeno, clarear a pele, combater a ação dos radicais livres, dentre outros.

A Vitamina C se torna uma opção muito vantajosa no sentido de ser um ativo multifuncional. Ou seja, ela vai atuar com mais de uma finalidade. Por exemplo, ela vai agregar todos os benefícios citados acima quando aplicada topicamente na pele. 

Portanto, a vitamina C para pele é um produto coringa que vai ajudar a melhorar sua pele de diversas formas. 

A Vitamina C pode ser usada em todos os tipos de pele?

Pessoas com pele oleosa normalmente têm muito receio em colocar qualquer tipo de produto na pele. E com razão, é importante entender qual é o seu tipo de pele e usar os produtos indicados para a sua necessidade. 

Por exemplo, pessoas com pele secas vão precisar de uma hidratação maior, logo, devem buscar por hidratantes mais potentes. Agora, já as pessoas com pele mista e oleosa também precisam de hidratação, entretanto, devem dar preferência por produtos mais leves, como os de composição aquosa, por exemplo. 

 E onde a vitamina c entra nesta história? Este ativo não tem nenhuma contra indicação, portanto, pessoas de todos os tipos de pele podem fazer uso de seus produtos. 

O mercado de dermocosméticos oferece hoje em dia uma infinidade de produtos com as mais diferentes composições e texturas, por isso é necessário buscar aquele que melhor irá atender às necessidades da sua pele. 

Sempre importante lembrar que, todo o tratamento de cuidados com a pele deve ser recomendado por um médico especialista, ou seja um dermatologista. É somente este profissional que vai avaliar as necessidades da sua pele/organismo e recomendar os produtos mais indicados.