24 de julho de 2020

Como evitar os pelos encravados após a depilação?

como evitar pelos encravados

Você sabe como evitar os pelos encravados? É muito comum o surgimento dessas indesejadas reações na pele após procedimentos de depilação. Porém, com alguns cuidados básicos é possível evitar o aparecimento dos pelos encravados. 

Continue a leitura e veja algumas dicas simples de como evitá-los!

Qual é a causa dos pelos encravados? 

Os pelo encravados, denominados de foliculite em seu estágio mais profundo, surgem devido a uma inflamação dos folículos pilosos. 

É muito comum o aparecimento de pelos encravados após a depilação. Isso acontece porque a depilação a cera tende a deixar os fios mais finos. Dessa forma, alguns pelos encontram dificuldade para romper a camada da pele e crescer normalmente.

Para entender o surgimento dos pelos encravados vamos explicar suas três fases de crescimento: 

  • A primeira fase é quando o pelo está embaixo da pele. 
  • No segundo momento é quando o pelo inflama, provocando inchaço, vermelhidão e o surgimento de uma secreção.
  • A última fase é o momento que ele vira um cisto e, com isso, deixa a região da pele dolorida.

Porém, basta algumas pequenas atitudes para evitar os indesejados pelos encravados. Nós listamos abaixo, dicas de como evitar pelos encravados, além de cuidados caso aconteça o encravamento. Vamos lá?

Como evitar os pelos encravados? 

Muitas vezes o encravamento dos pelos acontece porque as pessoas já não estão cuidando da pele corretamente. Portanto, é muito importante que você tenha uma rotina de cuidados com a pele do corpo e rosto de modo a evitar reações, como os pelos encravados, por exemplo. 

Veja então algumas boas práticas que podem ser adicionadas na sua rotina:

Faça esfoliação regularmente

No ranking das pequenas atitudes de como evitar os pelos encravados, a esfoliação aparece no topo. Esse processo é importante pois ele vai afinar a camada mais superficial da pele e contribuir para a redução de células mortas. 

Além disso, a esfoliação deixa sua pele mais macia, proporcionando uma depilação mais efetiva e menos agressiva. Vale lembrar também que pessoas com a pele sensível devem tomar cuidado e, até mesmo, procurar outra forma de prevenção.

Evite exposição direta ao sol

O suor excessivo é um dos causadores do encravamento dos pelos. Sendo assim, a exposição ao sol deve ser evitada, uma vez que causa a transpiração.

Portanto, evite exposição direta ao sol, principalmente nos dias após o procedimento de depilação, que é o período em que sua pele estará ainda mais sensível. 

Banho com água quente antes do procedimento

Sempre que der, tome banho quente momentos antes da depilação. Isso porque a temperatura mais elevada contribui com a dilatação dos poros, fazendo com que a remoção dos pelos seja mais fácil.

Evite o uso de lâminas e cremes depilatórios

Tanto a lâmina, quanto os cremes depilatórios realizam apenas a eliminação superficial dos pelos, ou seja, eles não os retiram a partir da raiz. Por isso, o risco de aparecer pelos encravados aumenta consideravelmente. 

Porém, caso seja necessário recorrer aos métodos, nunca realize a depilação dos pelos com a pele seca. Faça sempre uso de algum produto específico para ajudar a lâmina a deslizar melhor, como cremes e óleos, por exemplo. 

Cuidados pós-depilação

Além dos cuidados antes da depilação, também é muito importante que você dê uma atenção especial para a região depilada após a sessão. Afinal, neste momento sua pele estará mais sensível, e logo mais suscetível a reações alérgicas. 

Veja algumas dicas de como se cuidar após a depilação para evitar pelos encravados: 

  • Roupas apertadas: O uso de roupas muito justas impedem o crescimento livre dos pelos. Além disso, podem facilitar o acúmulo de resíduos nos folículos.
  • Creme hidratante: Evite o uso de cremes e óleos hidratantes após a depilação. Isso porque eles podem obstruir os folículos e causar a inflamação dos fios.
  • Higienização: Para evitar que fique algum resíduo nos folículos, é muito importante higienizar a região do local depilado logo após a depilação.

E lembre-se sempre do uso de proteção solar diária, principalmente na região que foi depilada. É recomendado o uso de protetores com FPS de no mínimo 30 para o corpo, e de 50 para a pele do rosto. 

Leia também: Dicas de skincare: dicas para montar sua rotina de cuidados com a pele

Os pelos encravaram. E agora?

Caso você tenha feito tudo que foi sugerido mas, mesmo assim, os pelos encravados apareceram, é importante redobrar os cuidados. Veja quais:

  • Remoção dos pelos encravados: Não é recomendado mexer nos pelos e tentar retirá-los com a unha ou algum material pontiagudo. Isso pode deixar o local inflamado e com manchas.
  • Esfoliação: Mais uma vez, a esfoliação é um aliado importante no combate aos pelos encravados. Porém, é importante ressaltar que a esfoliação é indicada para cerca de 10 dias após a depilação.

Mas, atenção: Caso o pelo esteja muito profundo, é necessário procurar a orientação de um profissional especialista, como dermatologista, para que haja um tratamento adequado.

Qual é o melhor método de depilação para evitar pelos encravados?

Dentre os métodos de depilação, a cera quente é a melhor opção para evitar os pelos encravados. O calor do produto facilita a abertura dos poros, permitindo que ele seja removido completamente pela raiz.

Além de tudo que foi mencionado, é muito importante escolher profissionais e institutos de depilação de qualidade. Nesse sentido, o Pello Menos garante segurança e os devidos cuidados a todas as clientes para evitar pelos encravados.