É muito comum que as mulheres tenham alergia a creme depilatório, pois este é um produto composto de ingredientes agressivos para a pele. Por isso, é muito importante que sejam seguidos alguns cuidados para evitar este dano.
E caso o produto venha a causar a alergia, separamos algumas dicas para minimizar os efeitos. Confira no texto a seguir!
Entenda como funciona o creme depilatório
O creme depilatório é um produto que vai causar apenas a queda superficial do pelo. Ele é uma opção muito usada pelas mulheres principalmente pela praticidade proporcionada, uma vez que pode ser utilizado dentro de casa.
Esses produtos possuem tioglicolato em sua composição, componente presente também em produtos de alisamento de cabelo. Esta substância química é a responsável por quebrar a estrutura do fio, fazendo com que ele caia.
O método de depilação tem duração de 3 a 5 dias.
Modo de uso:
- Use uma espátula para espalhar o produto na região a ser depilada;
- Verifique na embalagem qual o tempo de ação do creme, e aguarde até o produto fazer efeito;
- Em seguida, utilize uma esponja para retirar o produto da pele. Utilize água morna para eliminar todo excesso;
- Evite o uso de sabonetes na região logo após a retirada do creme depilatório, de modo a evitar irritações no local que está sensibilizado pelo produto.
O creme depilatório causa alergia?
Sim, a probabilidade do produto causar reação na pele é grande. Pois, como já dito anteriormente esses cremes contam com substâncias químicas em sua composição, o que eleva o risco de danos à pele.
Principalmente pessoas com pele sensíveis podem ter algum tipo de reação ao produto.
O mais indicado a fazer para saber se você tem alergia a creme depilatório é realizar um teste de sensibilidade. Antes de aplicar o produto na região que deseja depilar, escolha algum local pequeno no corpo para fazer o teste, como no antebraço, por exemplo.
Aplique o produto e deixe-o agindo por alguns minutos, caso sinta alguma irritabilidade na pele, retire imediatamente o creme com água.
Contraindicações de uso do creme depilatório
- O produto não pode ser utilizado em regiões da pele que estejam passando por tratamento com ácidos;
- Não utilizar o produto se houver algum tipo de machucado na pele;
- O creme depilatório não deve ser utilizado nas sobrancelhas;
- Não é permitido utilizar o creme para a depilação de gestantes;
- O produto não deve ser utilizado para depilação da região íntima.
O que fazer quando tiver alergia a creme depilatório?
Caso você identifique alguma reação na pele causada pelo uso do creme depilatório, o mais importante é procurar um especialista. Neste caso, o dermatologista é o profissional que vai ser capaz de avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento.
A automedicação pode ser muito arriscada nesses casos, e o pior, pode acabar piorando os danos.
Dicas para evitar alergia a creme depilatório
Não tem como afirmar que você não terá reação ao produto, porém ao seguir alguns cuidados é possível minimizar os riscos de alergia. Veja só algumas boas práticas que devem ser seguidas:
- Faça esfoliação no corpo uma vez na semana. Faça o procedimento três dias antes de aplicar o creme depilatório no corpo;
- Mantenha a pele sempre hidratada;
- Evite utilizar produtos com álcool com muita frequência;
- Evite o uso de roupas muito apertados após a depilação;
- Não se exponha ao sol sem proteção solar.
Dê preferência para métodos menos agressivos
E nossa principal dica para evitar alergia a creme depilatório é dar preferência para métodos menos agressivos de eliminação dos pelos.
Com a depilação a cera, por exemplo, as chances de causar irritações na pele são reduzidas de forma considerável. O procedimento proporciona um toque mais suave e delicado da pele, uma vez que ele vai retirar os pelos pela raiz.
Além disso, a depilação com cera contribui para que os pelos cresçam mais finos, e em um período cada vez mais espaçado.
Leia também: Depilação em casa: isso é realmente seguro?