13 de outubro de 2020

Depilação em casa: isso é realmente seguro?

Depilação em casa

A depilação em casa é, na maioria dos casos, uma maneira de poupar tempo e dinheiro.

Antes de tomar esse caminho, é preciso saber quais são os métodos para tirar os pelinhos indesejados, e sempre ter em mente, que a forma mais segura e eficaz de resolver o problema é procurar um local especializado, como a Rede Pello Menos.

Porém, sempre que for realizar a depilação em casa é importante se atentar a alguns cuidados. No texto a seguir você vai conferir algumas dicas sobre o tema, como por exemplo:

  • Benefícios da depilação a cera
  • Depilação em casa com diferentes métodos
  • Cuidados com a depilação em casa

Tire suas dúvidas no texto a seguir!

Benefícios e cuidados com a depilação à cera

Os benefícios da utilização da cera são muitos. Ela deixa a pele mais lisa, e ajuda a retirar células mortas. Além disso, elimina os pelos pela raiz e faz com que eles cresçam mais finos.

Mas, para quem pretende fazer uso desse recurso em casa, é preciso tomar muito cuidado, principalmente com a versão quente.

“Se utilizada de maneira incorreta, o produto pode queimar, machucar a pele e até mesmo causar alergias”, explica a fundadora e CEO da rede Pello Menos, Regina Jordão. “Além disso, a busca por uma depilação sem imprevistos ou complicações pode ser feita se forem tomadas as medidas preventivas de preparação da pele. Nesse caso, a melhor maneira é contar com profissionais capacitados”, comenta.

Depilação em casa com outros métodos de depilação 

Existem diversos métodos possíveis para recorrer à depilação em casa. Por isso, quando necessário, é importante entender qual deles você vai ter mais facilidade para realizar por conta própria. 

Saiba mais sobre as especificidades e cuidados necessários para depilação em casa com diferentes métodos: 

Equipamentos portáteis de lazer e luz pulsada

Sobre os equipamentos portáteis de laser ou luz pulsada, disponíveis no mercado e que prometem o fim dos pelos, Regina é enfática:

“Diferentemente do que acreditam algumas pessoas, ou do que anunciam alguns aparelhos do mercado, não existe de forma literal uma depilação definitiva. Alguns métodos fazem com que os pelos demorem  a crescer, como é o caso do laser e da cera”.

Sobre o uso caseiro, a profissional explica que não é aconselhável. “O método já tem uma série de contraindicações e possui vários ajustes com relação aos diversos tipos de peles”. Dessa forma, é desaconselhável utilizar em casa.

Para se ter uma ideia, as profissionais que atuam em institutos de depilação precisam ser dermatologistas, fisioterapeutas ou biomédicas”, completa.

Cremes depilatórios

Em relação ao uso de cremes depilatórios para a depilação em casa, a dica da CEO do Pello Menos é se atentar ao tipo e finalidade do produto:

O ideal é que eles não tenham álcool em sua composição ou químicas para não causar algum tipo de irritação durante a depilação. Cremes para esfoliação são os mais recomendados para o pré-depilatório. Isso porque eles auxiliam de forma mais fácil a remoção dos pelos, ajudando a doer menos. Para o pós, cremes com extratos de camomila e refrescantes auxiliam no fechamento dos poros, evitando, assim, as irritações”.

Lâminas

A lâmina, assim como o creme depilatório, é um método prático e rápido de eliminar os pelos do corpo, motivos que fazem com que muitas mulheres recorram à ambos em caso de emergências.

Entretanto, a lâmina é uma das maiores causadoras de alergia na pele das mulheres. São comuns os relatos de pessoas que sofrem com as indesejadas bolinhas na pele, também conhecidas como foliculite.

Portanto se você está fazendo a depilação em casa com a lâmina e está percebendo que o método está causando danos constantes na pele, recomendamos a suspensão imediata da prática.

A inflamação constante na pele pode acabar se transformando em casos, que são as perifoliculares. Estes podem ainda causar uma vasodilatação crônica da superfície da pele e até deixar cicatrizes permanentes.

Leia também nosso artigo exclusivo sobre tipos de depilação e confira também o que fazer em caso de alergia a depilação com lâmina.

Cuidados com a depilação em casa

Novamente, reforçamos que o mais seguro é recorrer à profissionais experientes para a realização da depilação. Estes vão garantir um procedimento de qualidade, que preserve a saúde e a boa aparência da sua pele.

Entretanto, caso seja necessário recorrer à depilação em casa, é importante se atentar a alguns cuidados para que os riscos de dano na pele sejam minimizados. Veja algumas dicas:

  • Opte por métodos que você já tenha alguma prática. E sempre certifique-se de fazer testes antes da aplicação dos produtos para verificar que sua pele não sofrerá nenhuma reação adversa;
  • Faça uma esfoliação na pele três dias antes da depilação em casa;
  • Use cremes calmantes para aliviar a vermelhidão na região;
  • Evite exposição direta ao sol por pelo menos 48 horas após o procedimento de depilação;
  • Evite o uso de produtos com álcool;
  • Não se esqueça da aplicação diária do protetor solar.

Sobre a Rede Pello Menos

O Instituto Pello Menos começou em junho de 1996 num salão em Copacabana. O objetivo era oferecer um serviço diferenciado, minimizando as dores e o desconforto de salões de beleza pouco intimistas.

Atualmente a rede conta com mais de 40 unidades nos estados do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.  Procure a loja mais próxima a você e confie sua depilação à profissionais experientes.

Banner no artigo "Depilação em casa" para eBook sobre rotina de cuidados de beleza