23 de dezembro de 2021

Qual a melhor cera para depilação?

Qual a melhor cera para depilação?

Afinal, qual é a melhor cera para depilação? Hoje em dia é possível encontrar diversas opções de cera para depilação no mercado. Há uma grande variedade de ingredientes, com produtos que podem ser usados em várias temperaturas e com diversificados manuseios. Em meio à tantas opções fica a dúvida, como escolher o melhor produto para você? 

É preciso primeiramente entender a necessidade da sua pele. Dessa forma, será possível avaliar quais das opções de cera melhor irão atender às suas características, trazendo assim os melhores resultados. 

No texto a seguir você vai conhecer algumas das opções de ceras depilatórias que estão presentes no mercado. Após a leitura você vai poder escolher com mais assertividade o melhor método de depilação. Vamos lá? 

Tipos de ceras com diferentes composições

São inúmeras as composições de produtos disponíveis no mercado para a depilação com cera. Tem produto à base de chocolate, aloe vera, abacate, dentre outros. A mais tradicional de todas é a cera à base de mel, que pode ou não acrescentar demais ingredientes em sua composição.

Entretanto, existem demais produtos que utilizam em sua base a argila branca, e então é acrescentado outras especiarias naturais, como as citadas acima. 

Mas então qual é a melhor cera dentre todas essas opções? Isso depende da necessidade da sua pele. Cada um desses ingredientes vai trazer um resultado específico para a pele, que pode ser um efeito calmante, hidratante, rejuvenescedor, dentre outros. 

Listamos algumas opções de ceras mais comuns encontradas no mercado. Confira: 

cera de mel para depilação

Cera de mel 

É, como já citado acima, a mais tradicional entre todas as opções. Entretanto, diferentemente das outras ceras que citaremos em seguida, o produto à base de mel não é recomendado para manuseio doméstico. 

Portanto, a utilização da cera de mel fica mais restrita ao uso profissional. Isso acontece porque o mel açucara muito rapidamente, e por isso, exige conhecimento e prática para aplicação adequada. Caso contrário, o produto pode causar sérios danos à pele. 

Cera de aloe vera

É indicada principalmente para as peles sensíveis, uma vez que esse ingrediente tem ação anti-inflamatório e , portanto, vai proporcionar uma toque calmante na pele. 

Cera de oliva

A oliva possui ativos que vão promover a revigoração da pele. Por isso, a cera de oliva é muito indicada para peles que sofreram algum tipo de dano recentemente, causados ou não pela remoção dos pelos por outro método. Peles secas também se dão bem com esse ingrediente. 

Cera de chocolate branco

Se o seu objetivo é hidratação da pele, a cera de chocolate branco pode vir a ser uma boa opção. Isso porque o produto vai estimular a produção de colágeno e, com isso, proporcionar um efeito restaurador e também anti-envelhecimento. 

Em áreas sensíveis, como virilha e rosto, a composição mais recomendada é a cera de abacate. Pois, esse produto é rico em vitamina C, que ajuda na metabolização do colágeno e no combate a estrias, celulites e rugas.

Leia também: Depilação com cera escurece a pele? Mito ou verdade?

Cera de abacate

Assim como a de chocolate branco, a cera de abacate possui um alto poder hidratante e antioxidante. O abacate é um ingrediente rico em vitamina C, que vai contribuir para a produção de colágeno, melhorando a elasticidade e aparência da pele. 

Qual a melhor cera para depilação: fria ou quente?

Cera fria

É mais agressiva para a pele. Uma vez que o produto é aplicado em temperatura ambiente, sem relaxar o pelo, é comum que a retirada do mesmo cause dor e desconforto durante o uso. 

É um método, principalmente, de uso doméstico. Não é indicado a aplicação em áreas sensíveis como a virilha, por exemplo. Seu uso é mais recorrente em regiões pequenas e com pelos finos, como sobrancelhas e buço, por exemplo. 

Cera quente

A alta temperatura da cera vai contribuir para a dilatação dos poros da pele, o que facilita a retirado dos pelos, diminuindo a dor durante o procedimento.

O método pode ser utilizado tanto em casa, quanto em clínicas de estética. Entretanto, recomendamos que você recorra a um profissional para realização do procedimento. Isso porque é preciso encontrar a temperatura correta para aplicar a cera na pele, evitando assim qualquer dano à pele. 

Leia também: Alergia após a depilação com cera: o que fazer?

Depilar com cera dói?

Isso vai depender de pessoa para pessoa e do nível da sensibilidade de cada um. Mas uma coisa é fato, na medida em que você continuar com as sessões, a dor vai perdendo a intensidade.

No início os pelos ainda estão grossos, então a remoção pode acabar sendo mais dolorosa. Porém, se você continuar realizando a depilação, os pelos passarão a crescer mais finos. Logo, a intensidade da dor será minimizada.

Cuidados antes e após o procedimento de depilação à cera

Como apresentamos acima, são várias as vantagens da depilação a cera para a pele da mulher. Entretanto, é importante tomar alguns cuidados antes e após o procedimento para diminuir as chances de reação indesejáveis na pele.

Confira as dicas que preparamos:

  • Não se esqueça do protetor solar após o procedimento;
  • Não use ácidos na região depilada por pelo menos 10 dias;
  • Esfolie a pele antes do procedimento para deixá-la mais preparado e ajudar a prevenir pelos encravados;
  • Use roupas leves no dia da depilação, para evitar atritos e irritações na pele;
  • Faço uso de cremes hidrantes após o procedimento. Isso ajuda a aliviar qualquer vermelhidão e ardência na pele.

Principais vantagens da depilação a cera

1. A depilação a cera deixa a pele mais lisa

A depilação a cera proporciona um toque mais suave e delicado da pele, diferente do uso de lâminas. Qualquer aparelho que utilize dessas lâminas para a retirada de pelos deixa a pele mais áspera. Isso acontece porque elas cortam o fio pela metade, o que pode causar desconforto durante o crescimento.

2. Retira células mortas da pele

No momento em que a cera morna toca na pele, junto aos pelos, algumas células mortas aderem a ela. Quando a depiladora fizer a remoção, leva junto consigo essas células, como uma espécie de esfoliação corporal.

mulher depilação com cera

3. Não causa manchas na pele

Um serviço de alto padrão de qualidade não causa manchas na pele das pacientes e por isso é super recomendado. Como é o caso da Pello Menos, por exemplo. Com mais de 50 franquias no Brasil, foi premiada pelo nono ano consecutivo com os selos “Excelência em franchising” pela ABF e “Melhores franquias do Brasil”, pela revista Pequenas empresas e grandes negócios.

4. A depilação a cera faz crescer menos pelo

A necessidade de fazer depilação vai ficando cada vez mais espaçada porque a retirada dos fios com a cera vai destruindo as raízes dos pelos. Esse processo demanda que a mulher faça uso desse método de forma única, ou seja, evite o uso de lâminas entre os procedimentos.

Conheça a cera de depilação exclusiva do Pello Menos 

Foi pensando em todos esses benefícios proporcionados pelo método que a fundadora e CEO da rede Pello Menos, Regina Jordão, criou uma cera com fórmula exclusiva e que causa menos dor na depilação.

Com uma fórmula à base de mel e especiarias naturais, a cera tem uma textura elástica que garante maior aproveitamento e aderência ao pelo, o que resulta em uma depilação mais prática e, o melhor, menos dolorosa.

Mantida em uma temperatura ideal e agradável para a pele, a cera pode ser utilizada em todas as áreas do corpo e por mulheres de todas as idades, incluindo as adolescentes. 

O método à cera é o mais indicado para todas as mulheres, explica Regina Jordão. Isso porque não há destruição dos tecidos celulares do organismo, como outros métodos fazem. Afinal, cuidar da pele é prezar pela saúde e não devemos maltratá-la.