Os pelos em determinadas regiões do corpo, como o abdômen, podem ser incômodos para homens e mulheres. Por isso, muitos deles recorrem à depilação para ter uma pele lisa e livre de fios. Mas afinal, quais são os métodos mais indicados para depilar a barriga?
Por ser uma região mais sensível e delicada, é importante escolher corretamente o tipo de depilação mais adequado. Nós vamos te ajudar nessa decisão. Veja a seguir!
Métodos para depilar a barriga
Seja por estética, conforto ou até para melhorar a performance, no caso dos atletas, depilar a barriga é uma prática comum entre o público feminino e masculino. É preciso, no entanto, utilizar procedimentos seguros e confiáveis para eliminar os pelos da região.
Existem diversos métodos de depilação disponíveis para eliminar os pelos da região: lâmina, creme depilatório, laser e cera são os mais comuns.
Depilação com lâmina
A lâmina é um dos métodos mais práticos e simples para depilar a barriga. Sua principal vantagem é a praticidade de realizar o procedimento em sua própria casa, a qualquer momento, de forma rápida e indolor.
Portanto, a lâmina sempre salva as mulheres e homens em emergências. Mas o método também tem seu lado negativo, e o principal é o fato de causar reações alérgicas na pele em muitas pessoas.
Além disso, a lâmina elimina os pelos apenas de forma superficial, o que pode causar foliculite, além, claro dos resultados não terem longa duração. Neste caso, os pelos geralmente voltam a crescer em cerca de dois dias.
Leia também: Alergia a depilação com lâmina: o que fazer?
Depilar a barriga com creme depilatório
Assim como a lâmina, o creme depilatório também é uma forma prática e rápida de depilar a barriga. Além disso, também faz apenas a retirada superficial dos pelos e o resultado do procedimento tem duração de 3 a 5 dias.
Não é incomum que as pessoas tenham reação ao produto, uma vez que ele é composto por uma substância química. Portanto, se você tem a pele sensível, talvez o creme depilatório não seja a melhor opção.
Neste caso, o mais indicado é realizar um teste em alguma região menor do corpo, de modo a se certificar de que você não terá nenhuma reação alérgica.
Leia também: Alergia a creme depilatório: o que fazer?
Depilação da barriga com cera
A cera é um método de depilação que elimina os pelos através da raiz, o que garante resultados mais duradouros. Geralmente, os pelos demoram cerca de 20 a 30 dias para crescerem novamente.
Além disso, a depilação a cera não tem nenhum tipo de contra-indicação e pode ser realizada em qualquer mulher.
Outra vantagem de depilar a barriga com cera é o fato de, com a periodicidade das sessões, os pelos passarem a crescer mais finos e de forma mais espaçada.
O método ajuda ainda a eliminar as células mortas da pele, deixando a pele mais lisa e com sensorial mais confortável.
Depilação com laser
A depilação a laser é um método de eliminação definitiva dos pelos. Este tipo de procedimento promete eliminar até 80% dos pelos de forma duradoura, motivo pelo qual o mesmo tem sido um sucesso em clínicas de estética em todo o país.
O método promove a eliminação dos pelos através de disparos de laser, ou seja, feixes de luz de grande intensidade. Essa luz, por sua vez, é guiada através da melanina até a raiz dos pelos.
Portanto, quando o laser faz o disparo sobre a raiz, acontece a cauterização do pelo, ou seja, ele é queimado e destruído. Com a frequência do procedimento, acontecerá um dano permanente no folículo, o que impedirá/retardará o crescimento de novos pelos.
Geralmente, são necessárias cerca de 6 a 10 sessões para obter o resultado esperado. Após esse número, será necessário apenas realizar sessões de manutenção, que podem acontecer de 6 em 6 meses e até uma vez ao ano.
Cuidados antes e depois de depilar a barriga
- Use roupas confortáveis que não irão gerar muito atrito após o procedimento.
- Evite exposição solar antes e depois do procedimento. (cerca de 48h)
- Não se esqueça da proteção solar quando for se expor ao sol.
- Não utilize produtos que possam irritar a região, como cremes à base de álcool, por exemplo. A pele se encontra sensibilizada por causa da depilação, portanto, deve-se evitar o uso de produtos que possam causar alguma reação.
- Você pode utilizar pomadas ou cremes com ingredientes calmantes na região para aliviar a vermelhidão.