13 de dezembro de 2019

Depilação na adolescência e pré-adolescência: cuidados necessários

Depilação na adolescência e pré-adolescência

Uma dúvida comum que percebemos em nossas unidades é em relação à depilação na adolescência e pré-adolescência. Afinal, existe uma idade correta para começar a se depilar? Quais são as recomendações para o primeiro procedimento? E qual o método mais recomendado? 

No texto a seguir vamos esclarecer as principais dúvidas relacionadas a depilação na adolescência e pré-adolescência. Confira! 

Pode iniciar a depilação na adolescência?

A resposta é sim. Não existe uma idade correta para realizar a primeira depilação, isso vai depender do organismo de cada pessoa. 

Geralmente é por volta dos 12 anos que os sinais de puberdade começam a aparecer, e um dos principais sinais é o aparecimento dos pelos. Isso acaba gerando um certo incômodo e é então que adolescentes começam a buscar procedimentos de depilação para proporcionar mais conforto. 

Mesmo que não haja nenhum tipo de contraindicação, há especialistas que não recomendam que sejam realizados procedimentos definitivos de depilação na adolescência. 

É o caso da depilação a laser, por exemplo. Esta recomendação se dá pelo fato de que a adolescência é uma fase de crescimento e também geralmente nessa fase há uma maior hipersensibilidade da pele. 

Métodos indicados para depilação na adolescência

Geralmente nessa fase de pré-adolescência e adolescência as jovens começam a se incomodar mais com os pelos em regiões específicas. É o caso, principalmente das axilas, meia perna e sobrancelhas. 

A depilação da sobrancelha é, na maioria dos casos, o primeiro contato das jovens com um método de depilação. E neste caso, a opção mais indicada é com a tradicional pinça. 

Já nas demais regiões citadas recomenda-se métodos não definitivos, como a lâmina e a cera, por exemplo. Porém para evitar alergias o mais indicado é o método de depilação com cera

Este vai proporcionais um toque mais suave e delicado na pele da jovem, que é geralmente mais sensível. Além disso, a cera é uma boa opção pois ela vai retirar o pelo pela raiz, diminuindo seu crescimento e deixando-os mais finos. 

Recomendações para depilação: antes e depois do procedimento 

As recomendações para a depilação na adolescência são as mesmas indicadas para qualquer pessoa antes do procedimento. Abaixo os cuidados antes da depilação

  • Higienize bem a pele antes do procedimento;
  • Esfolie a pele: isso ajuda a eliminar impurezas presentes na superfície da pele, o que diminui a probabilidade de surgir pelos encravados. A esfoliação deve ser feita pelo menos 5 dias antes do procedimento; 
  • Dê preferência para roupas soltas que não vão causar atrito na pele;
  • Mantenha a pele hidratada. 

Depois do procedimento de depilação na adolescência, é indicado seguir algumas recomendações também. Principalmente nas primeiras sessões. Abaixo alguns cuidados depois da depilação:

  • Para aliviar a vermelhidão e ardência normal depois do procedimento, é indicado utilizar cremes com componentes calmantes, como a aloe vera, por exemplo. 
  • Não se esqueça do protetor solar: a incidência da luz solar pode causar manchas e queimação na pele sensível. 
  • Principalmente quando falamos de depilação nas axilas, é preciso e cuidar para não utilizar desodorantes com álcool na composição.

Depilação na adolescência no Pello Menos

A escolha de um local confiável é fundamental para que a jovem, que está começando a se depilar agora, tenha garantia de um procedimento seguro. 

O Pello Menos, conta com mais de 20 anos de experiência na área de depilação feminina e possui uma equipe experiente e preparada para atender às necessidades específicas do público jovem. 

Inclusive temos a promoção Super Teen, onde meninas até 18 anos ganham 15%* de desconto nos serviços de depilação à cera, fotodepilação e serviços de linha em qualquer unidade Pello Menos.