Os cuidados com a pele seca no inverno devem ser redobrados, de modo a evitar a descamação e aquela textura esbranquiçada que gera um grande incômodo.
Além de ter uma rotina de cuidados diários, é importante que você siga bons hábitos e evite outros que possam ser nocivos para a sua pele neste período. Ao longo deste artigo algumas dicas de como cuidar da pele seca durante o inverno. Continue lendo e fique por dentro!
Como identificar a pele seca?
Primeiramente, existem pessoas que têm a pele seca naturalmente e aquelas que vão sofrer com esses efeitos mais durante períodos de baixas temperaturas.
O clima frio, ar seco e o vento fazem com que a camada mais externa da pele encolha, causando uma textura mais seca, podendo levar até a descamação. Com a pele mais sensível aumenta o risco de inflamações e irritação.
Se você apresenta alguns desses sinais abaixo, é muito provável que você tenha uma pele considerada seca:
- Quando a pele não tem viço e/ou luminosidade;
- Sensação constante de repuxamento;
- Escamação frequente;
- Alta sensibilidade;
- Coceira frequente.
Leia também: Tipos de pele: saiba quais são e aprenda a identificar o seu
Fatores que podem deixar a pele seca
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele seca é caracterizada pela perda excessiva de água. Logo, a desidratação faz com que a pele sofra com as reações já citadas.
Há um desequilíbrio nas glândulas sebáceas, que não são capazes de produzir uma quantidade de óleo ideal para realizar a lubrificação da pele.
Em geral, existem duas possibilidades de causas: fatores extrínsecos ou intrínsecos. O primeiro está relacionado a causas externas, enquanto o segundo tem relação com genética e fatores hormonais.
Fizemos uma lista com algumas das causas mais comuns da pele seca:
- Desequilíbrio hormonal;
- Clima frio e vento;
- Uso de medicamentos para controle de acne;
- Banhos muito quentes;
- Contato frequente com produtos químicos de limpeza;
- Uso de sabonetes muito adstringentes – eles podem remover de forma excessiva a camada de gordura externa da pele, responsável pela proteção e hidratação.
Cuidados com a pele seca no inverno
Durante o inverno você deve redobrar os cuidados caso você tenha a pele seca, mesmo que ela seja apenas ocasional, isto é, apresente esses sinais apenas durante essa estação.
Veja algumas boas práticas para seguir e manter a pele linda e iluminada durante todo o inverno.
Redobre a hidratação
Como já mencionado, durante o inverno a pele seca sofre ainda mais com o ressecamento. Portanto, é fundamental redobrar os cuidados para evitar efeitos nocivos.
Dê preferência para hidratantes densos e mais potentes para ajudar a mantê-la com um aspecto bonito.
Listamos alguns ativos hidratantes mais indicados para serem incluídos em sua rotina de cuidados para pele seca no inverno. Veja:
- Vitamina C: ela é um excelente antioxidante, logo, auxilia na proteção dos efeitos nocivos do sol, além de agir na formação de colágeno;
- Ácido hialurônico: é um dos ativos hidratantes mais comuns, sendo responsável por atrair água para o organismo, prevenindo o ressecamento da pele. O componente preenche os pequenos espaços entre as células da derme, deixando a pele mais suave e firme;
- Colágeno: é uma proteína produzida naturalmente pelo organismo, entretanto, com o tempo sua produção diminui, o que contribui para o envelhecimento da pele. Portanto, é importante incluir produtos com este ativo para devolver o brilho e viscosidade da pele;
- Glicerina: ajuda na absorção de água, conferindo, portanto, maior proteção para a pele. O resultado é uma pele macia e com mais elasticidade;
- Ureia: é um hidratante com alta capacidade higroscópica, além de contar com ação anti-inflamatória, antisséptica e desodorizante. Deixa a pele mais macia e flexível.
Leia também: Hidratação de pele: por que incluí-la em sua rotina de cuidados?
Opte por sabonetes mais suaves
O uso de sabonetes é uma das etapas mais importantes do skincare, contudo, se a sua pele for ou estiver mais seca durante o inverno, recomendamos optar por produtos mais suaves.
Evite sabonetes muito adstringentes que podem ajudar a remover a oleosidade natural da pele neste período. Além disso, recomendamos não lavar o rosto muitas vezes ao dia e utilizar sempre água fria quando for realizar esse procedimento.
Dica: durante a manhã, faça a higienização do rosto com água micelar ao invés do sabonete. Assim, você minimiza o uso deste produto.
Evite banhos muito quentes
No inverno é quase impossível não tomar um banho bem quentinho, não é mesmo? Mas, para evitar o ressecamento em excesso da pele, evite deixar a água muito quente e tome banhos mais rápidos.
Isso porque a água quente pode retirar a camada natural de gordura da pele, deixando-a naturalmente mais seca.
Beba bastante água
A hidratação também deve ser reforçada de dentro para fora. Isto é, durante o inverno, não se esqueça de ingerir bastante água para ajudar a manter a pele bonita e iluminada.
O recomendado é a ingestão de cerca de 2 litros diariamente.
Tenha uma alimentação balanceada
Assim como é importante beber bastante água para manter a pele hidratada de dentro para fora, a alimentação também deve ser controlada. Por isso, durante o inverno certifique-se de seguir uma dieta balanceada, rica em ingredientes que vão contribuir para a melhora da aparência da derme.
Veja alguns alimentos para uma pele saudável:
- Castanha-do-pará: é uma oleaginosa que combate a flacidez da pele;
- Salmão: possui ácidos graxos ômega 3, atuando, portanto, na hidratação e combate à inflamação da derme;
- Linhaça: rica em ômega 3, esta semente é uma excelente aliada de uma pele bonita e saudável;
- Frutas ricas em vitamina C (laranja, acerola, kiwi, etc): são alimentos antioxidantes, portanto contribuem para a minimização do envelhecimento da pele;
- Verduras como couve, repolho e berinjela: ajudam na produção de colágeno;
Dica: aproveite para realizar procedimentos dermatológicos
Você sabia que o inverno é a estação ideal para recorrer a certos procedimentos dermatológicos? Isso porque nesse período as pessoas não estão muito expostas ao sol, logo, os riscos de danos na região sensibilizada é minimizado.
Procedimentos como peelings e a depilação a laser são indicados nesse período do ano, uma vez que geralmente a recuperação é mais rápida e, como já mencionamos, os riscos de lesões e surgimento de manchas são reduzidos.
Escolha bons profissionais
Gostou das dicas? Então coloque-as em prática logo! Ah, e não esqueça que de nada adianta todos esses cuidados se você não escolhe a dedo os profissionais que realizam procedimentos na sua pele.
Que tal fazer sua depilação no inverno? Essa é uma das melhores épocas para o procedimento. Encontre o Pello Menos mais próximo de você e conheça a qualidade e excelência dos nossos serviços de depilação.