20 de maio de 2021

Colágeno para pele: como usufruir dos benefícios

colágeno para pele

 

O colágeno tem sido o queridinho das mulheres no momento. Isso porque, segundo a onda de informações, ele contribui com a firmeza da pele. A partir disso, surgiram no mercado diversos produtos que incluem a substância na composição. E já que ele tem sido um assunto muito comentado, é claro que dedicamos um artigo especialmente para tirar suas dúvidas sobre as vantagens do colágeno para a pele. 

Continue a leitura e saiba como usufruir dos benefícios do colágeno para a pele.

Colágeno: o que é?

O colágeno é uma proteína existente no corpo, ou seja, o próprio organismo do ser humano é capaz de produzi-lo.

Ele age como um excelente aliado na prevenção do envelhecimento, principalmente por garantir a firmeza da estrutura da pele. Isso porque uma de suas principais funções é formar as fibras que sustentam a pele.

Portanto, a proteína garante o bom funcionamento do corpo por dentro e a sua beleza por fora. Além de ser bom para a pele, o colágeno também é importante para as unhas, cabelos e músculos.

Mas, conforme algumas pesquisas indicam, o colágeno é uma proteína que tende a diminuir de acordo com a idade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a partir dos 25 anos, é comum que as pessoas tenham o percentual do colágeno diminuído.

É por causa dessa perda que, ao envelhecer, a pele aparenta um aspecto de flacidez.

Hábitos que aceleram a perda de colágeno

Como já apresentamos acima, o colágeno é essencial para a saúde da pele. E, apesar de sua produção diminuir naturalmente ao longo dos anos, existem hábitos nocivos que podem acelerar esse processo. Ou seja, causar um envelhecimento precoce da pele.

São alguns dos fatores que podem influenciar na perde de colágeno para pele:

  • Dietas muito restritivas, com poucas fontes de proteínas;
  • Consumo exagerado de açúcar;
  • Exposição ao sol sem proteção;
  • Estresse;
  • Tabagismo.

Portanto, se você quer ter uma pele bonita e radiante, e minimizar a perda desta importante substância, certifique-se de criar hábitos saudáveis.

Como usufruir dos benefícios do colágeno para pele

Os jovens que ainda não atingiram a idade que o organismo diminui a produção de colágeno, podem ficar tranquilos e utilizar apenas a alimentação como canal para obtenção da proteína.

Isto é, procurar uma dieta rica de alimentos que são fontes de proteína, como carnes brancas e vermelhas. E também alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja e mamão. Além disso, é fundamental hidratar a pele e protegê-la dos raios solares. 

Já as pessoas com mais de 30 anos, além de ter os cuidados citados acima, podem se aliar a suplementos que contêm colágeno hidrolisado.

Vale se atentar também às práticas que aceleram a perda do colágeno, como o consumo elevado de açúcar e o tabagismo. Então, quer evitar rugas, celulites, linhas de expressão e aspecto de flacidez? Busque fontes que estimulam o colágeno para pele.

Exposição solar: seu maior inimigo

Quem não gosta de um belo bronzeado de tempos em tempos, não é mesmo? Mas atenção, o sol pode ser o maior inimigo da sua pele se você não tomar os devidos cuidados.

Os raios solares são capazes de destruir as fibras colágenas da pele, através de um processo conhecimento como elastose solar. Como resultado, a pele fica mais fina, amarelada e com vasos e poros dilatados. Por isso, o uso de proteção é fundamental para minimizar esses danos e impedir a perda de colágeno na pele.

Especialistas indicam o uso de produtos com FPS 30 para o corpo e 50 para o rosto, no mínimo. Quando estiver exposto (a) diretamente ao sol, deve-se realizar a reaplicação do produto de duas em duas horas.

Leia também: Exposição ao sol: entenda seus riscos e benefícios

Produtos aliados para estimular o colágeno para pele

O uso de dermocosméticos, em conjunto com uma alimentação saudável, é uma das formas mais eficientes de estimular a produção de colágeno para pele.

Entre os ativos mais benéficos neste sentido estão:

  • Vitamina C;
  • Retinol e alfa-hidroxiácidos;
  • Ácido Hialurônico;
  • Ácido Glicólico

Se você quer ter uma pele bonita e radiante, então você precisa criar uma rotina de cuidados diários. Insira em seu dia a dia o hábito de cuidar da sua pele e você verá em pouco tempo resultados muito satisfatórios.

E é mais simples do que parece, viu? Basta uma rotina eficiente, com apenas três produtos (sabonete facial, hidratante e protetor solar) para ter uma pele linda.

Procure um dermatologista e encontre os produtos e rotina ideal para a necessidade da sua pele.

Conte com os profissionais

Provavelmente a aparência e o aspecto da pele é uma grande preocupação sua. Não é?! Então atente-se a mais esta dica: escolha com cautela os profissionais que realizam procedimentos no seu corpo. A depilação, por exemplo, é um procedimento que exige conhecimento de quem a realiza.

O Pello Menos é um instituto de depilação à cera que está há mais de 23 anos oferecendo serviço de qualidade e excelência no mercado. Clique aqui e encontre o Pello Menos mais próximo de você.

Você pode se interessar também: