Você sabe o que torna o investimento em franquia um negócio tão atrativo e vantajoso? Podemos perceber que, o segmento de franchising brasileiro a cada ano que passa vem consolidando seu espaço na economia do país. Mas afinal, o que diferencia o segmento?
É o que vamos apresentar a seguir. Portanto, se você está em dúvida se deve abrir uma franquia ou não, esse texto vai ajudá-lo (a) a entender as reais vantagens do investimento em franquia. Confira!
Vantagens do investimento em Franquia
Se você caminhar pelo centro da sua cidade atualmente, você poderá perceber que, grande parte das lojas/serviços que estão ali são na verdade uma franquia. Pare para analisar um dia e você verá.
E a tendência é que a influência das franquias no cenário econômico siga ainda em constante crescimento. E os motivos para tamanho sucesso e relevância são vários. Porém, elencamos quais são as reais vantagens desse modelo de negócio. Confira:
-
Investimento em franquia envolve menos risco
Esse talvez seja a vantagem que mais encha os olhos dos investidores na hora de abrir um negócio desse tipo.
Os riscos do investimento em franquia são muito menores se comparado com aqueles que você teria se decidisse abrir um negócio totalmente novo.
Pensemos da seguinte maneira, quando você começa um negócio do zero, você vai precisar de tempo para consolidar sua marca no mercado. Ou seja, demandará um tempo para criar uma rede de clientes, concorda?
Entretanto, tudo isso já vem agregado quando você abre uma franquia de uma marca já existente. Afinal, já há um caminho trilhado e você só vai precisar seguir os atalhos para atingir resultados melhores.
2. Retorno de investimento mais rápido
Quando você faz um investimento em franquia, a probabilidade é de que você consiga perceber um retorno financeiro muito mais rapidamente.
Os motivos são basicamente os que citamos acima. Ou seja, você estará abrindo um novo negócio, porém esse negócio já chega no mercado com uma vantagem competitiva.
Afinal, já existe um posicionamento dessa marca que você está adquirindo. Logo, as chances de atrair uma clientela fiel para seu negócio de forma rápida são muito maiores.
3. É um dos segmentos que mais crescem
Dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising apontam que, apenas no terceiro trimestre de 2019, o setor faturou cerca de R$ 182,657 bilhões. O que representa um crescimento de 6,8%, em relação ao mesmo período de 2018.
Além disso, os dados divulgados pela ABF apontam também uma expansão mais intensa em termos de unidades em operação (5,1%) e redes (1,4%). Já o total de empregos diretos do setor subiu 4,8%, chegando a cerca de 1,34 milhão.
Projeções da ABF para 2020
Observada a tendência de retomada do crescimento econômico e o avanço das reformas, a ABF projeta para este ano uma elevação do faturamento do setor de franquias de cerca de 8%.
Quanto à geração de emprego no setor, a estimativa é que haja um incremento de 6%. A expansão das unidades deve ser de 6% e o número de redes pode ampliar 1%.
Ou seja, esse é o melhor momento para você fazer o seu investimento em franquia.
4. Suporte da franqueadora
Antes de fazer um investimento em franquia é importante que você entenda que, você não precisa necessariamente entender do negócio que irá gerir.
É exatamente este o papel da franqueadora. Ela deverá fornecer todo o suporte necessário para que a empresa atinja os resultados almejados.
O que isso significa na prática? Na maioria dos casos há todo um suporte que envolve desde consultorias financeiras, consultoria de campo para auxiliar na padronização da unidade. Além de equipe de SAC para atender às dúvidas do franqueado, dentre outras funcionalidades.
Leia também: Gestão de franquias para iniciantes: 5 conceitos básicos
Como funciona uma franquia: especificidades desse modelo de negócio
Franquias em 2020: os melhores setores para investimento