23 de julho de 2021

Foliculite nas nádegas: principais causas e tratamentos

foliculite nas nádegas

A foliculite nas nádegas é um problema que assombra muitas mulheres. Afinal, ninguém gosta de colocar um biquíni e descobrir que o bumbum está cheio dessas incômodas bolinhas, não é mesmo? 

Por isso, você precisa conhecer quais são as suas principais causas, assim como realizar alguns cuidados para evitá-las. Nós vamos indicar tudo isso para você no artigo abaixo. Continue a leitura e confira! 

O que é foliculite?

Foliculite são infecções causadas nos folículos pilosos, sendo estes, por sua vez, estruturas dérmicas responsáveis pela produção dos pelos. Por isso, esses danos podem surgir em praticamente qualquer parte do corpo. 

Geralmente, a infecção acontece por meio de alguma bactéria ou vírus, o que causa a irritação da pele e o surgimento das bolinhas na pele. 

Em outras palavras, há uma obstrução no folículo piloso, dificultando a saída do pelo e fazendo com que o mesmo retorne para a derme e gere uma reação imunológica e inflamatória. 

Por que surge foliculite nas nádegas? 

Essa região é especialmente propensa ao surgimento da foliculite, pois é comum passarmos muito tempo sentadas. Além disso, as roupas apertadas também podem favorecer o surgimento dessas bolinhas indesejadas. 

Além disso, há outros fatores que podem aumentar a probabilidade de surgimento de foliculite no bumbum. São eles: 

  • Doenças que diminuem a imunidade (como diabetes, leucemia crônica e AIDS);
  • Pessoas que sofrem com acne e/ou dermatite;
  • Uso de medicamentos, como cremes de corticoide ou terapia antibiótica em longo prazo;
  • Sobrepeso;
  • Lesões na pele por arranhões ou feridas cirúrgicas;
  • Curativos de plástico ou fita adesiva em contato com áreas de pelo;
  • Uso frequente e inadequado de lâminas;

Questões genéticas também aumentam a predisposição ao problema. 

Tratamento para foliculite na bunda

Há dois tipos de foliculite, a superficial e a profunda. O tipo de tratamento dependerá, portanto, do nível da inflamação. 

Foliculite superficial é a mais comum e pode ser identificada pelo surgimento de pequenas espinhas vermelhas. 

Já a inflamação profunda é um caso mais raro e pode causar complicações graves, como surgimento de furúnculos. 

No caso da foliculite superficial, o tratamento recomendado geralmente é o uso de antibióticos, tópicos ou oral. Já para a foliculite profunda pode ser necessário o uso de ácidos e até procedimentos como o LED para diminuir a inflamação.

Em ambos os casos o mais recomendado é procurar um dermatologista. O profissional definirá a melhor solução para tratar e prevenir o problema. 

Dicas para evitar o surgimento da foliculite 

Existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar a inflamação do folículo piloso. Listamos alguns deles abaixo. 

Higienizar a região com sabonete antisséptico

Manter as nádegas sempre limpas é o primeiro passo para evitar a foliculite. Por isso, o uso de sabonetes antissépticos é indicado para potencializar a higienização. Use-os em média 3 vezes por semana, sempre acompanhando com água morna. 

Mantenha sempre a região seca

O suor e a umidade são fatores que aumentam as chances de surgir foliculite nas nádegas. Por isso, sempre certifique-se de secar muito bem a região após o banho.

Hidratação constante

Manter a pele hidratada é uma das melhores formas de evitar a foliculite. Prefira cremes e loções mais leves e menos oleosos e aplique-os diariamente na região. 

Faça esfoliação nas nádegas

A esfoliação promove a renovação celular na pele e assim evita o surgimento da foliculite. 

Esse cuidado deve ser redobrado antes de um procedimento de depilação a cera, por exemplo. Dessa forma a pele estará mais preparada para a sessão, minimizando assim danos para a região a ser depilada e, consequentemente, o surgimento da foliculite. 

Leia também: Como se cuidar depois da depilação a cera

Como evitar os pelos encravados após a depilação?

Recorra à depilação a laser

Uma vez que o laser destrói de forma duradouro o folículo piloso, impede que os fios nasçam e cresçam novamente. Portanto, impossibilitando o surgimento da foliculite, já que ela origina-se do folículo.

No Pello Menos você encontra as 3 tecnologias de laser existentes no mercado. Dessa forma, podemos atender a todos os tipos de pele, com preço justo e com formas de pagamento facilitadoras. 

Clique aqui e saiba mais sobre o serviço de depilação a laser no Pello Menos.