A esfoliação no rosto é uma prática que traz uma série de benefícios, como por exemplo, ajuda a manter a pele sempre limpa, hidratada e radiante. Mas, você sabe como fazer o procedimento da maneira correta?
Para te ajudar nessa missão, preparamos este artigo com as principais dicas de como esfoliar o rosto. Continue lendo e tire suas dúvidas.
O que é esfoliação?
A esfoliação é uma prática capaz de eliminar as células mortas da pele, estimulando assim a formação de novas células com mais colágeno.
A prática vai afinar a camada mais superficial da pele, deixando-a mais lisa e macia.
Portanto, o procedimento vai eliminar as impurezas mais profundas da pele que não são possíveis eliminar apenas com o uso de sabonetes.
Apesar de não ser uma etapa indispensável nos cuidados com a pele, a esfoliação é uma excelente aliada na busca por uma pele mais bonita.
Esfoliação física x esfoliação química
Existem dois tipos de esfoliação que você precisa ter em mente: a esfoliação física e a química.
A física pode ser realizada na sua casa e incluída na rotina de cuidados. Ela é feita com o uso de produtos com grânulos que irão gerar atrito na pele e com isso promover a renovação celular na região.
Já a esfoliação química deve ser feita apenas pela esteticista ou dermatologista, pois é um processo mais agressivo. Isso porque ela faz uso de produtos compostos de ácidos, enzimas e retinóides para estimular a renovação celular. Estes ativos vão promover a descamação da pele, renovando-a para que a nova pele apareça sem impurezas, com mais brilho e mais macia.
Leia também: Cuidados com a pele do rosto: 10 dicas para a pele perfeita
Passo a passo da esfoliação no rosto
- Lave o rosto com água morna ;
- Aplique o esfoliante na mão em uma quantidade parecida com uma moeda de 1 real;
- Distribua o produto por toda a região do rosto, fazendo movimentos circulares bem suaves. É importante que você não massageie a mesma área por mais de 3 minutos para não agredir muito a pele;
- Retire o produto com água morna e em seguida siga com a sua rotina normal de cuidados com a pele.
O que fazer antes de esfoliar a pele do rosto?
Antes de esfoliar a pele do rosto é importante certificar que a pele esteja limpa. Portanto, use um sabonete facial específico para o seu tipo de pele e depois aplique o esfoliante no rosto, seguindo as orientações citadas acima.
O que fazer depois de esfoliar a pele do rosto?
Após realizar a esfoliação no rosto é recomendado utilizar um hidratante facial específico para o seu tipo de pele.
Caso queira potencializar os cuidados, é interessante também incluir outras etapas, como o uso de um tônico facial (nesse caso ele deve ser utilizado logo após o esfoliante, antes da hidratação) ou ainda de um sérum de tratamento, que pode ser de controle de oleosidade e acne, por exemplo.
Qual a periodicidade recomendado da esfoliação do rosto?
Por ser um procedimento um pouco mais agressivo para a pele, não é recomendado que ele seja realizado com muita frequência.
Para saber qual é a periodicidade correta é preciso entender qual é seu tipo de pele, ou seja, entender qual é a necessidade da sua pele. Veja qual a indicação mais recomendada para cada tipo:
- Peles normais: podem fazer esfoliação uma vez por semana;
- Peles mistas e oleosas: podem fazer até duas esfoliações por semana;
- Peles sensíveis: a esfoliação deve ser feita uma vez a cada 15 dias.
Leia também: Tipos de pele: saiba quais são e aprenda a identificar o seu
A esfoliação pode ser feita antes da depilação?
Sim, deve. A esfoliação vai contribuir para que a depilação seja mais confortável para a pele, além de minimizar as chances dos pelos encravarem.
Recomendamos, porém, que o procedimento seja realizado cerca de três dias antes do procedimento. Dessa forma a pele não estará mais tão sensibilizada para passar pela depilação, mas ainda estará renovada e com menos impurezas.