16 de dezembro de 2022

Cuidados com a pele do rosto: 10 dicas para a pele perfeita

cuidados diários com o rosto

Seguir uma rotina de cuidados diários com o rosto é a melhor solução para ter uma pele linda e iluminada. Você nem precisa ter vários produtos e gastar rios de dinheiros para conquistar a pele dos sonhos, viu? 

Nós vamos te ajudar nessa missão. Ao longo deste artigo apresentamos algumas dicas simples e eficientes para iniciar sua rotina de cuidados com a pele. Já começa a anotar tudo aí e veja em pouco tempo como os resultados podem ser satisfatórios. 

Dicas de cuidados diários com a pele do rosto pela manhã 

Uma rotina de cuidados diários com o rosto deve ser realizada em duas etapas, pela manhã, logo ao acordar e à noite, antes de dormir. Começaremos com os cuidados matinais. 

Passo 1: Higienização

O primeiro passo da rotina é lavar o rosto com um sabonete facial específico para o seu tipo de pele. Listamos algumas dicas para você se orientar nesse sentido: 

  • Peles secas/normais: use sabonetes com componentes mais hidratantes, suaves e fuja das opções muito adstringentes;
  • Peles mistas/oleosas: nesse caso você precisa usar produtos que vão ajudar no controle da produção de sebo. Por isso, dê preferência para sabonetes mais adstringentes que vão contribuir para isso. Opções com ácido salicílico e glicólico são bem-vindas.

Passo 2: Hidratação

O segundo passo da rotina de cuidados com a pele pela manhã é o de hidratação. 

Mesmo que você tenha a pele mista ou oleosa não pode pular essa etapa, viu? Apenas tenha cuidado em escolher produtos que não sejam muito pesados e nem tenham óleo na composição. São opções queridinhas para este tipo de pele: ácido hialurônico, vitamina C, niacinamida, vitamina B5 dentre outros. 

Agora se você tem a pele normal ou seca pode escolher produtos mais densos, como a glicerina e a ceramida, por exemplo. Além disso, pode usar e abusar dos óleos faciais para manter a pele bem hidratada. 

Leia também: Axila e virilha escuras: veja causas e soluções

Passo 3: Proteção 

Por fim, mas não menos importante, é fundamental que você use um protetor solar facial para proteger seu rosto dos efeitos nocivos dos raios UVA e UVB. Recomenda-se uso de um produto com FPS de no mínimo 30. 

Além disso, para potencializar a proteção e proteger sua pele de todos os tipos de pele é recomendado o uso de um protetor solar com cor. Há também opções de pó compacto com FPS que exercem essa mesma proteção. 

Lembre-se, o uso do protetor deve ser diário, viu?! Mesmo nos dias nublados não se pode esquecer. 

Cuidados com a pele do rosto

Cuidados com a pele do rosto antes de dormir 

Agora é hora de conhecermos as etapas de cuidados diários com a pele à noite. Ela é bem parecida com a rotina da manhã, mas aqui vale investir um pouco mais em algumas etapas. 

Passo 1: Higienização e limpeza 

O primeiro passo é o mesmo, ou seja, inicia-se pela higienização do rosto com o sabonete específico para a sua pele. Se você quiser potencializar a limpeza da pele, vale a pena utilizar uma água micelar antes de lavar o rosto. 

Outro passo da limpeza da pele é o uso do tônico facial. Apesar de não ser indispensável, ele traz ótimos benefícios para a pele. 

Você deve um produto que vai contribuir com as necessidades da sua derme. Por exemplo, quem tem a pele oleosa pode escolher tônicos com ácidos na composição e quem tem a pele seca pode optar por produtos mais hidratantes e calmantes. 

Leia também: Como clarear manchas na pele? Dicas de como tratar e prevenir

Passo 2: Hidratação 

Aqui a ideia é a mesma daquilo que foi feito pela manhã. Se você tem a pele mais oleosa, opte por produtos mais leves e quem tem a pele seca pode apostar em cremes mais densos. 

É muito comum, entretanto, o uso de hidratantes distintos pela manhã e à noite. Muitos especialistas indicam a utilização de produtos um pouco mais pesados antes de dormir, pois a pele os absorve melhor ao longo da noite, oferecendo melhores resultados. 

Passo 3: Tratamento 

Essa etapa já é opcional e pode muito bem ser dispensada se você não ver necessidade. Geralmente ela é utilizada para tratar alguma característica da sua pele, ou seja, algo que te incomoda. São alguns exemplos de tratamento noturno: 

  • Contra cravos e espinhas; 
  • Anti-idade; 
  • Oleosidade da pele; 
  • Manchas. 

Nesse caso, portanto, você deve entender qual é a necessidade da sua pele e encontrar o produto certo para iniciar o tratamento. Aqui é imprescindível realizar uma consulta com um dermatologista, afinal, apenas esse profissional poderá indicar o tratamento mais adequado para você. 

Dica 7: Cuidados diários com a pele no inverno

Com o inverno, a temperatura cai, a umidade do ar diminui, deixando o clima mais seco e os ventos se intensificam.  A pele por ficar exposta e ter contato direto com esses  fatores, tende a ficar mais ressecada e, por isso, com aspecto esbranquiçado e sem brilho natural.

Para evitar esses sintomas, é preciso investir em alguns cuidados com a pele no inverno, como hidratações mais profundas e uma alimentação mais saudável. Confira a seguir alguns cuidados essenciais para a época mais fria do ano:

  • Invista bastante na hidratação corporal;
  • Cuidado com a temperatura da água durante o banho; 
  • Beba bastante água; 
  • Não se esqueça do protetor solar; 
  • Use protetor labial. 

Leia também: Colágeno para pele: como usufruir dos benefícios

Dica 8: Cuidados com a pele do rosto com exposição ao sol 

Como já mencionado anteriormente, o uso diário do protetor solar facial é indispensável, mesmo nos dias nublados. 

Além disso, quando for se expor diretamente ao sol durante banhos de piscina e mar, é recomendado redobrar a atenção com o uso da proteção solar. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade de protetor solar indicada é: uma colher de chá de protetor solar no rosto, no pescoço e na cabeça. 

É importante também não se esquecer da reposição do protetor. Recomenda-se que essa reaplicação seja feita a cada duas horas quando em exposição direta. 

Dica 9: Tenha uma alimentação balanceada

Assim como é importante beber bastante água para manter a pele hidratada de dentro para fora, a alimentação também deve ser controlada. Por isso, durante o inverno certifique-se de seguir uma dieta balanceada, rica em ingredientes que vão contribuir para a melhora da aparência da derme.

Veja alguns alimentos para uma pele saudável:

  • Castanha-do-pará: é uma oleaginosa que combate a flacidez da pele;
  • Salmão: possui ácidos graxos ômega 3, atuando, portanto, na hidratação e combate à inflamação da derme;
  • Linhaça: rica em ômega 3, esta semente é uma excelente aliada de uma pele bonita e saudável;
  • Frutas ricas em vitamina C (laranja, acerola, kiwi, etc): são alimentos antioxidantes, portanto contribuem para a minimização do envelhecimento da pele;
  • Verduras como couve, repolho e berinjela: ajudam na produção de colágeno.

Leia também: 8 alimentos bons para pele e como incluí-los na sua alimentação

Dica 10: Cuidados com a pele do rosto antes e depois da depilação 

Quando for realizar algum procedimento de depilação no rosto também é importante seguir alguns cuidados para evitar danos para essa região. 

Por exemplo, ao realizar a depilação a laser, você não deve seguir as seguintes recomendações: 

  • Suspender o uso de cremes com ácidos para rejuvenescimento manipulados, por 3 meses antes da sessão;
  • Suspender o uso de cremes para rejuvenescimento industrializados (Avon, Natura etc) por 45 dias antes;
  • Não estar fazendo uso de remédios fotossensibilizantes (mínimo 6 meses);
  • Chegar para as sessões sem maquiagem, com a pele limpa e com pelos aparados;
  • Não usar nenhum produto que contenha álcool em sua formulação na semana posterior ao procedimento.

Agora, se você for realizar uma depilação com cera, as orientações são as seguintes: 

  • Faça uma esfoliação no rosto 48 horas antes do procedimento. 
  • Se você faz uso de algum tipo de creme com ácido, suspenda o tratamento por pelo menos 7 dias antes do procedimento de depilação com cera. 
  • Higienize muito bem a pele antes do procedimento para evitar infecções. Pessoas com pele oleosa precisam utilizar sabonetes específicos para o seu tipo de pele, de modo a controlar a produção de sebo. 
  • Utilize produtos com ingredientes calmantes após a sessão, como cremes com aloe vera, por exemplo. 

Dica extra: Identifique qual é o seu tipo de pele 

Um dos passos mais importantes para montar uma rotina de cuidados diários com o rosto é conhecer o seu tipo de pele. Ela pode ser seca, normal, mista ou oleosa. 

Mas como identificar o seu tipo? Novamente, em uma consulta com um dermatologista. Porém, você pode tentar fazer essa identificação de casa mesmo. São características de cada tipo de pele: 

  • Pele normal: apresenta poros pequenos e pouco visíveis. Não produz muita oleosidade e nem muito ressecamento, logo, é balanceada. 
  • Pele seca: é uma pele com pouca luminosidade, meio opaca.  A principal causa para isso é o fato da pele não ter capacidade de reter água na quantidade necessária. 
  • Pele oleosa: é o tipo de pele mais comum entre as brasileiras. Peles oleosas possuem os poros dilatados e sofrem com uma alta produção de sebo. Por isso, quem tem esse tipo de pele têm mais tendência ao aparecimento de acne. 
  • Pele mista: é uma mistura da pele oleosa com a normal/seca. Geralmente quem tem esse tipo de pele sofre com oleosidade somente na zona “T” do rosto (testa, nariz e queixo), enquanto o restante do rosto a produção de sebo já é mais controlada. 

Faça a sua depilação no rosto no Pello Menos! 

Quer ter ótimos resultados com a depilação para o rosto? Procure a unidade do Pello Menos mais próximo e realize sua sessão a laser ou com cera. 

Em pouco tempo você verá resultados incríveis, deixando sua pele livre de pelos e ainda mais bonita e iluminada. Esperamos você!