13 de janeiro de 2023

Quais os riscos de descolorir os pelos?

Descolorir os pelos

Descolorir os pelos é uma prática comum entre mulheres que se incomodam com os pelos, mas não gostariam de recorrer à depilação. Contudo, o procedimento precisa de cuidados especiais para evitar danos à pele. 

Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto e ajudar você a manter sua pele bonita e saudável. 

Métodos para descolorir os pelos do corpo

A descoloração dos pelos é realizada com produtos químicos que agem retirando o pigmento da haste capilar. 

O método caseiro mais comum para descolorir os pelos é realizado com um produto à base da mistura entre água oxigenada (volume 10 ou 20) e pó descolorante. 

Além disso, há também quem recorra a opções mais naturais com misturas à base de camomila, por exemplo. Nesse caso os resultados podem ser menos eficientes ou demandarem um tempo maior de aplicação do produto para que os fios possam ser descoloridos. 

Passo a passo de como descolorir os pelos em casa 

Vai recorrer ao procedimento de descoloração dos fios? Então veja quais são as etapas para fazer a mistura do produto e também o modo mais indicado para sua aplicação. 

  • Use 2 colheres de sopa de água oxigenada juntamente com 1 colher de pó descolorante mais 1 colher de óleo de coco ou algum creme hidratante;
  • Misture todos os ingredientes em um recipiente até que ele vire um creme homogêneo; 
  • Aplique uma camada generosa de creme descolorante na pele e deixe agir por cerca de 20 a 30 minutos;
  • Retire o produto com água morna e sabão neutro e evite o uso de esponjas;
  • Aplique um creme hidratante ou óleo para recuperar a hidratação da pele. 

Aqui é importante lembrar que é fundamental que a pele esteja bem hidratada para realizar a descoloração dos fios. Isso porque o produto descolorante é bastante agressivo e pode causar sérios danos quando aplicado em peles ressecadas. 

Leia também: Cuidados com a pele do rosto: 10 dicas para a pele perfeita

Quais são os riscos de descolorir os pelos?

O principal risco de descolorir os fios é de o produto causar algum tipo de reação alérgica, como surgimento de vermelhidão, coceira e feridas na pele. 

Além disso, como já mencionado, o produto pode causar o ressecamento da derme, podendo levar ao surgimento de manchas, principalmente se não houver cuidados com a exposição solar. 

Dicas de cuidados para descolorir os pelos

Veja abaixo algumas práticas importantes para realizar a descoloração dos fios de forma segura: 

Realize teste de contato

Antes de aplicar o produto na pele, é recomendado a aplicação de uma pequena quantidade do creme no antebraço. Espere cerca de 15 minutos e verifique se houve algum tipo de reação na pele, como vermelhidão, por exemplo. 

Evite a exposição solar

Muitas pessoas acreditam que para descolorir os pelos é necessário se expor ao sol, mas isso é um mito. Inclusive, é recomendado evitar ficar no sol durante a aplicação e também alguns dias após a aplicação do creme descolorante. 

É importante seguir essa recomendação porque a radiação solar pode aumentar o risco de alergia ao produto, assim como causar manchas na pele. 

Leia também: Hidratação de pele: por que incluí-la em sua rotina de cuidados?

Evite áreas sensíveis

A aplicação do creme descolorante deve ser realizada apenas em regiões como braço, perna e barriga. Evite as áreas mais sensíveis como virilha, axila, buço ou qualquer outra parte do rosto, uma vez que as chances de irritação são maiores.

Além disso, não é recomendado também aplicar o produto em áreas com machucados, pois há o risco de infecção e dor. 

Procure profissionais especializados

Você sabia que também é possível descolorir os pelos em clínicas de estética? Isso mesmo, o procedimento é conhecido como Banho de Lua.

Dessa forma, você garante que os resultados sejam satisfatórios e que a sua pele permaneça saudável e livre de danos. 

Leia também: Como clarear manchas na pele? Dicas de como tratar e prevenir

Grávidas podem descolorir os pelos do corpo?

Não é recomendado. Isso porque o procedimento é realizado com base em produtos químicos que podem causar reações adversas na mulher e no feto. 

Além disso, também não é indicado descolorir os pelos do corpo durante o período de amamentação.