Cresce a cada dia o número de mulheres que buscam o serviço de depilação íntima a laser feminina. O método que promete eliminar definitivamente os pelos chama a atenção pela praticidade que proporciona. Imagine só, após determinado período, não ser mais necessário se preocupar com depilação?
No entanto, por ser um procedimento relativamente novo, ainda há muitas dúvidas em torno de seu funcionamento. Pensando nisso, preparamos esse texto para esclarecer alguns pontos importantes sobre a depilação a laser íntima.
Como funciona a depilação a laser?
Antes de falarmos sobre depilação íntima, vamos apresentar como acontece a eliminação dos pelos com o laser.
Este método de depilação utiliza disparos de laser, que nada mais são que feixes de luz de grande intensidade, para cauterizar os pelos.
Portanto, o laser penetra na raiz do pelo e faz com que ele seja queimado e destruído. Uma vez que há uma frequência desse procedimento, acontece uma dano permanente no folículo, o que impedirá/retardará o crescimento de novos pelos.
O laser é atraído, na maioria dos casos, pela melanina da pele. Ou seja, ele vai atingir as áreas de contraste na pele, por isso, os resultados são mais satisfatórios em pessoas com pelo escuro e pele clara.
Leia também: Depilação a laser: saiba tudo sobre o método
Pessoas com pele negra podem fazer depilação a laser nas partes íntimas?
Sim. As tecnologias dos equipamentos de laser já evoluíram bastante e são capazes de proporcionar ótimos resultados em peles negras.
Atualmente, existem três tipos principais de laser no mercado: o Alexandrite, o laser de diodo e o Nd: YAG. A principal diferença entre eles está no tamanho das ondas disparadas.
Para as peles negras, os mais recomendados são os lasers de diodo e o Nd: YAG, pois eles contam com um comprimento de onda longo, o que permite menor absorção da luz pela epiderme. Ou seja, o risco de queimar a pele pelo baixo contraste é reduzido.
Pessoas com pelo claro podem depilar com laser?
Pessoas com pelos claros e muito finos precisarão de um tempo maior para que os resultados com o laser apareçam. O principal motivo é o fato de o pelo claro contar com baixa concentração de melanina, o que pode gerar queimaduras na pele, uma vez que a mesma é alvo do laser.
Mas, como citado acima, já existem tecnologias que são capazes de eliminar os fios claros com segurança e eficácia.
Áreas da depilação íntima a laser
Eliminar todos os pelos da região íntima já é uma prática comum entre as mulheres brasileiras. Inclusive, a tendência é tão comum por aqui que em outros países a técnica recebeu o nome de Brazilian wax (depilação brasileira).
No caso de depilação a laser íntima total são eliminados os pelos das seguintes regiões: virilha, lábios externos e internos, ânus, cóccix e faixa do baixo ventre.
É possível optar ainda pela depilação parcial da região íntima, como apenas a virilha, por exemplo.
Quantas sessões são necessárias para a depilação íntima a laser?
Para que os pelos da região íntima sejam eliminados de forma duradoura, estima-se que sejam necessárias cerca de 6 a 10 sessões. Esse é o número de aplicações necessárias para causar danos na fase de crescimento do pelo.
As sessões devem, necessariamente, ocorrer dentro de um intervalo de 30 a 45 dias.
Após o término do tratamento os pelos irão parar de crescer e será necessário apenas realizar sessões de manutenção para manter os resultados. Essas sessões podem acontecer de 6 em 6 meses e até uma vez ao ano apenas.
Cuidados pós sessões de laser
- Pegar sol DIRETO por 3 dias;
- Expor-se ao sol direto da praia e piscina nos próximos 15 dias na região depilada;
- Fazer sauna por no mínimo 5 dias;
- Fazer exercícios físicos por 48h (pois os mesmos aumentam a temperatura interna do corpo e isso potencializará a sensação de ardor da queimadura provocada no folículo, causando grande desconforto);
- Tomar banho quente por 48h (pois irá provocar uma irritação na pele e poderá potencializar a sensação de calor);
- Usar roupas apertadas;
- Usar nenhum produto que contenha álcool em sua formulação.
Efeitos secundários
- Foliculite: Nesse caso, recomendamos lavar a região com água e sabão; hidratar com creme; não coçar e evitar calor e roupas justas.
- Eritema (vermelhidão): Com ou sem ardência: lavar a região com água e sabão. Aplicar compressa fria por 10 minutos duas vezes ao dia. Manter a pele hidratada.
- Edema (inchaço): Tratar com compressa fria.
Cuidados pré sessões de laser
- Não se expor ao sol 15 dias antes das sessões de laser;
- Não estar grávida e nem em período de amamentação;
- Suspender o uso de aspirina por 3 dias antes das sessões;
- Não estar fazendo uso de remédios fotossensibilizantes (mínimo 6 meses);
- Usar calcinha confortável;
- Respeitar as recomendações do profissional;
- Informar qualquer alteração sofrida no questionário de Anamnese;
- Não apresentar nenhum problema ou lesão na pele.
Leia também: Depilação íntima feminina: dicas, cuidados e modelos de depilação
Serviço de depilação a laser no Pello Menos
- No atendimento sem hora marcada;
- Em oferecer os 3 Laser existentes no mercado;
- Em oferecer um plano de assinatura cujo propósito é a cliente poder depilar o corpo inteiro com uma mensalidade fixa;
- Em praticar TODOS os métodos de depilação;
Veja aqui mais informações sobre o serviço de depilação a laser no Pello Menos.