A depilação de virilha completa é um dos procedimentos mais procurados em clínicas de estética. O método proporciona praticidade na rotina, facilita a higienização e ainda melhora a estética da região.
No texto a seguir vamos explicar com mais detalhes o que significa depilação da virilha completa, além de tirar dúvidas sobre o tema.
O que é depilação de virilha completa?
O serviço de virilha completa diz respeito à eliminação de todos os pelos da região íntima. Inclusive, a tendência é tão comum por aqui que em outros países a técnica recebeu o nome de Brazilian wax (depilação brasileira).
Neste caso, são eliminados os pelos das seguintes regiões: virilha, lábios externos e internos, ânus, cóccix e faixa do baixo ventre.
É possível optar ainda pela depilação parcial da região íntima, como apenas a virilha, por exemplo.
Tipos de depilação de virilha
Veja abaixo quais são as diferentes possibilidades de depilação na região íntima.
Virilha Comum
Remove os pelos no contorno da virilha, podendo se aproximar aos lábios, porém os lábios, ânus e cóccix não estão inclusos na depilação.
Virilha Total
Remove por completo todos os pelos da virilha, lábios externos e internos, incluindo anus , cóccix e faixa do baixo ventre.
Virilha Cavada
Remove os pelos da virilha, lábios internos e externos, porém deixa uma pequena faixa de pelo no púbis. Essa depilação inclui ânus e cóccix.
Virilha Comum + Faixa de Contorno
Remove os pelos no contorno da virilha, podendo se aproximar aos lábios. Essa depilação inclui faixa de contorno, porém os lábios, ânus e cóccix não estão inclusos.
Virilha Cavada + Faixa de Contorno
Remove os pelos da virilha, lábios internos e externos, porém deixa uma pequena faixa de pelo no púbis. Essa depilação inclui ânus, cóccix, e a faixa de contorno.
Virilha Modelada
Remove os pelos dos lábios internos e externos e os pelos envoltos do molde escolhido pela cliente no púbis. Não inclui ânus e cóccix.
Leia também: Depilação perianal: quais os melhores métodos para depilar a região?
Faz mal fazer a depilação da virilha completa?
A depilação de virilha completa não prejudica a saúde e nem causa riscos à mulher. Portanto, é apenas uma questão de preferência estética.
Não há nenhum tipo de relação da presença de pelos ou não na região íntima com a higiene pessoal. Ou seja, a eliminação total dos pelos não vai contribuir de forma alguma para o aparecimento de bactérias ou qualquer tipo de infecção na pele. Isso vai depender unicamente da criação de uma rotina de limpeza adequada.
Contudo, a escolha por uma instituição de depilação segura e confiável também é muito importante para garantir um procedimento livre de problemas. Afinal, é fundamental que o local siga os requisitos de biossegurança na depilação.
Isto é, o ritual de depilação precisa seguir determinadas recomendações quanto a higiene no manuseio dos equipamentos. Assim como em relação ao ambiente de trabalho e condução do procedimento adequado pelo profissional.
Métodos mais utilizados para depilação de virilha
A depilação de virilha traz uma série de benefícios para a rotina da mulher, como por exemplo, poder usar biquini livremente, sem se preocupar com a aparência da sua pele, que estará sempre lisinha e saudável.
Para garantir esse resultado, a cliente pode optar por uma série de serviços, sendo os mais utilizados o laser e a depilação com cera. Vamos falar sobre as características de cada um deles abaixo.
Depilação a laser virilha completa
O laser é muito buscado principalmente por proporcionar a eliminação duradoura dos pelos. Ou seja, ao final do tratamento, a mulher pode ficar meses sem ter que se depilar novamente, uma vez que os pelos vão demorar muito mais tempo para crescer.
Este método de depilação utiliza disparos de laser, que nada mais são que feixes de luz de grande intensidade, para cauterizar os pelos.
Portanto, o laser penetra na raiz do pelo e faz com que ele seja queimado e destruído. Uma vez que há uma frequência desse procedimento, acontece uma dano permanente no folículo, o que impedirá/retardará o crescimento de novos pelos.
Leia também: Tipos de laser para depilação: conheça os 3 mais utilizados
Depilação com cera
A depilação a cera está entre os procedimentos mais indicados pelos dermatologistas para a depilação na região íntima. Neste método, ocorre a retirada do pelo através da raiz, o que por sua vez garante resultados mais duradouros e eficientes.
A cera tem como vantagem o fato de não contar com nenhum tipo de contraindicação, sendo um procedimento seguro, não invasivo e que proporciona excelentes resultados para a pele.
Além disso, a temperatura mais quente da cera faz com que os poros sejam dilatados, facilitando, dessa forma, a remoção dos pelos. Isso, por sua vez, torna o procedimento mais confortável e menos dolorido.