16 de setembro de 2021

Cuidados com a pele no inverno

cuidados com a pele no inverno

A pele é o órgão do corpo humano com maior exposição, isto é, que tem contato direto com a luz solar, com as mudanças climáticas e com as temperaturas. E, para que ela não sofra com as consequências de toda essa exposição, é necessário protegê-la rotineiramente. A chegada da época mais fria do ano exige ainda mais atenção, por isso, separamos algumas dicas de cuidados com a pele no inverno. Continue lendo e confira.

Consequências do inverno para a pele

Com o inverno, a temperatura cai, a umidade do ar diminui deixando clima mais seco, e os ventos se intensificam. Como a pele fica diretamente exposta a esses fatores, ela tende a ficar mais ressecada e, consequentemente, com aspecto esbranquiçado e sem brilho natural.

Cuidados com a pele no inverno

Para evitar esses sintomas, é preciso investir em alguns cuidados com a pele no inverno, como hidratações mais profundas e uma alimentação mais saudável. Confira a seguir alguns cuidados essenciais para a época mais fria do ano:

Invista bastante na hidratação corporal

Para combater o ressecamento, é fundamental hidratar a pele profundamente e mantê-la sempre hidratada. Para isso, faça uso diário de óleos e cremes hidratantes. Principalmente nas extremidades do corpo.

Evite banhos muito quentes

No inverno, devido às baixas temperaturas, as pessoas tendem a tomar banhos com a temperatura da água mais elevada. Mas isso pode ser prejudicial para a pele, uma vez que a camada natural de gordura da derme é retirada pela alta temperatura da água. Portanto, evite banhos muito quentes e longos.

Use protetor solar

O protetor solar precisa ser um aliado constante para a saúde da sua pele. Mesmo que a radiação UVB seja menos intensa no inverno, ainda temos a presença dos raios UVA, que aceleram o envelhecimento da pele e contam com a mesma intensidade o ano todo, faço sol ou chuva.

Portanto, utilize o filtro solar diariamente, até em dias nublados. É recomendado, portanto, o uso de FPS de no mínimo 30 para o corpo e no mínimo 50 para a pele do rosto.

Alimente-se bem

A alimentação tem grande influência no aspecto e na beleza da pele, por isso, é importante que a sua alimentação seja saudável e rica em nutrientes e vitaminas.

alimentação inverno

São alguns alimentos bons para a pele no inverno:
  • Fontes de vitamina C: laranja, morango, limão, entre outros alimentos ricos nesse nutriente ajudam a manter a hidratação da pele;
  • Vitamina E: encontrados em oleaginosas, como castanhas e nozes, ajudam na conservação da qualidade da pele;
  • Soja: é um alimento rico em isoflavonas, nutriente que ajuda a evitar o ressecamento e ainda contribui para melhorar a elasticidade da pele.

Veja aqui outros alimentos bons para pele que são interessantes para incluir em sua dieta.

Beba bastante água

No inverno as pessoas tendem a tomar menos água. Porém, é extremamente importante se hidratar com, no mínimo, dois litros de água diariamente. Quando você cria o hábito de tomar bastante água, sua pele torna-se mais macia e hidratada.

Faça esfoliação

A esfoliação vai ajudar a eliminar as células mortas presentes na pele, evitando a descamação e ressecamento. Mas cuidado, viu? Essa prática deve ser realizada apenas de 15 em 15 dias durante o inverno, caso contrário isso poderia sensibilizar a pele que já encontra-se mais sensibilizada.

Proteja os lábios

mulher proteção labial

A região dos lábios é a que mais sofre em períodos de baixas temperaturas, na maioria dos casos. Isso porque a pele nesse local é muito fina e delicada, logo, fica mais suscetível ao ressecamento.
Por isso, recomendamos que o hidrante labial seja seu melhor amigo nessa estação. Use-o várias vezes ao dia e mantenha os lábios lindo e hidratados.

Dica: aproveite para realizar procedimentos dermatológicos

Você sabia que o inverno é a estação ideal para recorrer a certos procedimentos dermatológicos? Isso porque nesse período as pessoas não estão muito expostas ao sol, logo, os riscos de danos na região sensibilizada é minimizado.
Procedimentos como peelings e a depilação a laser são indicados nesse período do ano, uma vez que geralmente a recuperação é mais rápida e, como já mencionamos, os riscos de lesões e surgimento de manchas são reduzidos. 

Escolha bons profissionais

Gostou das dicas? Então coloque-as em prática logo! Ah, e não esqueça que de nada adianta todos esses cuidados se você não escolhe a dedo os profissionais que realizam procedimentos na sua pele.

Que tal fazer sua depilação no inverno? Essa é uma das melhores épocas para o procedimento. Encontre o Pello Menos mais próximo de você e conheça a qualidade e excelência dos nossos serviços de depilação. 

Banner no artigo "Depilação no inverno" para o eBook "Rotina de cuidados de beleza"