A pele é o órgão do corpo humano com maior exposição, isto é, que tem contato direto com a luz solar, com as mudanças climáticas e com as temperaturas. E, para que ela não sofra com as consequências de toda essa exposição, é necessário protegê-la rotineiramente. A chegada da época mais fria do ano exige ainda mais atenção, por isso, separamos algumas dicas de cuidados com a pele no inverno.
Além disso, preparamos um especial de cuidados para a pele oleosa no inverno. Afinal, esse é o tipo de pele mais comum entre as brasileiras e, portanto, merece uma atenção exclusiva.
Continue lendo e confira.
Consequências do inverno para a pele
Com o inverno, a temperatura cai, a umidade do ar diminui deixando clima mais seco, e os ventos se intensificam. Como a pele fica diretamente exposta a esses fatores, ela tende a ficar mais ressecada e, consequentemente, com aspecto esbranquiçado e sem brilho natural.
Cuidados com a pele no inverno
Para evitar esses sintomas, é preciso investir em alguns cuidados com a pele no inverno, como hidratações mais profundas e uma alimentação mais saudável. Confira a seguir alguns cuidados essenciais para a época mais fria do ano:
Invista bastante na hidratação corporal
Para combater o ressecamento, é fundamental hidratar a pele profundamente e mantê-la sempre hidratada. Para isso, faça uso diário de óleos e cremes hidratantes. Principalmente nas extremidades do corpo.
Evite banhos muito quentes
No inverno, devido às baixas temperaturas, as pessoas tendem a tomar banhos com a temperatura da água mais elevada. Mas isso pode ser prejudicial para a pele, uma vez que a camada natural de gordura da derme é retirada pela alta temperatura da água. Portanto, evite banhos muito quentes e longos.
Use protetor solar
O protetor solar precisa ser um aliado constante para a saúde da sua pele. Mesmo que a radiação UVB seja menos intensa no inverno, ainda temos a presença dos raios UVA, que aceleram o envelhecimento da pele e contam com a mesma intensidade o ano todo, faço sol ou chuva.
Portanto, utilize o filtro solar diariamente, até em dias nublados. É recomendado, portanto, o uso de FPS de no mínimo 30 para o corpo e no mínimo 50 para a pele do rosto.
Alimente-se bem
A alimentação tem grande influência no aspecto e na beleza da pele, por isso, é importante que a sua alimentação seja saudável e rica em nutrientes e vitaminas.
- Fontes de vitamina C: laranja, morango, limão, entre outros alimentos ricos nesse nutriente ajudam a manter a hidratação da pele;
- Vitamina E: encontrados em oleaginosas, como castanhas e nozes, ajudam na conservação da qualidade da pele;
- Soja: é um alimento rico em isoflavonas, nutriente que ajuda a evitar o ressecamento e ainda contribui para melhorar a elasticidade da pele.
Veja aqui outros alimentos bons para pele que são interessantes para incluir em sua dieta.
Beba bastante água
No inverno as pessoas tendem a tomar menos água. Porém, é extremamente importante se hidratar com, no mínimo, dois litros de água diariamente. Quando você cria o hábito de tomar bastante água, sua pele torna-se mais macia e hidratada.
Faça esfoliação
Proteja os lábios
Como identificar se a sua pele é oleosa?
Para identificar qual é o seu tipo de pele, o mais indicado é procurar um dermatologista para fazer o diagnóstico. O profissional fará uma avaliação adequada da derme e a partir disso indicará o tratamento mais adequado para amenizar os efeitos desagradáveis da oleosidade.
No entanto, existem algumas características que você mesmo pode perceber para identificar se a sua pele é oleosa.
As principais características de peles oleosas são os poros dilatados e o fato delas sofrerem com uma alta produção de sebo. Além disso, quem tem esse tipo de pele têm mais tendência ao aparecimento de acne.
São algumas características que você mesmo pode perceber para identificar se a sua pele é oleosa:
- Brilho intenso;
- Poros dilatados;
- Tendência a cravos e espinhas.
Além da pele oleosa, também é muito comum entre as mulheres brasileiras a pele mista. Ou seja, quando a oleosidade do rosto é concentrada na região T (testa, nariz e queixo).
O que deixa a pele oleosa?
A pele oleosa é caracterizada pelo excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Mas afinal, o que causa esse efeito? São vários os motivos, desde características hormonais até a falta de cuidados básicos.
Listamos os mais comuns
- Falta de limpeza adequada da pele. Ou lavagem em excesso;
- Falta de hidratação;
- Uso de água muito quente no banho;
- Desequilíbrio hormonal;
- Constituição genética;
- Alimentação gordurosa.
Como cuidar da pele oleosa do rosto no inverno?
A pele do rosto sofre bastante com os efeitos das baixas temperaturas durante o inverno. Por isso, para manter um aspecto bonito e saudável nessa região é importante potencializar a sua rotina de skincare. E se você ainda não tem uma, essa é hora de encontrar os produtos certos para o seu tipo de pele.
Primeiramente, é preciso entender que você terá que criar um hábito mesmo, ou seja, utilizar os produtos certos para o seu tipo de pele diariamente.
Não precisa se preocupar que você não vai precisar, necessariamente, de um mundo de produtos para ter resultados satisfatórios. Uma rotina simples e eficiente já vai garantir a você uma pele bonita e mais sequinha. Veja só o que é preciso:
- Sabonete específico para a pele oleosa
- Hidrante
- Protetor solar (FPS de no mínimo 50)
Você pode ainda potencializar os cuidados com a pele oleosa inserindo um tônico ou até um esfoliante uma vez na semana, no entanto, estes são os passos mais essenciais de qualquer rotina de skincare.
Produtos indicados para a pele oleosa
O DermaClub, especializado em cuidados com a pele, elencou quais são os ativos mais indicados para cuidados com a pele oleosa. Confira a lista:
- Limpeza da pele: é indicado utilizar sabonetes que tenham ácido salicílico e/ou LHA na composição, uma vez que eles ajudam na limpeza profunda da pele, o que ajuda a controlar a oleosidade.
- Hidratantes: se engana quem pensa que pele oleosa não precisa de hidratação. Apenas tenha cuidado em escolher produtos que não sejam muito pesados e nem tenham óleo na composição. São opções queridinhas para este tipo de pele: ácido hialurônico, vitamina C, niacinamida, vitamina B5 dentre outros.
- Tratamento: você pode utilizar séruns que contenham ácido retinóico, um dos ativos mais benéficos para a pele oleosa. São também opções interessantes: ácido azelaico, ciclopiroxolamina, ácido glicólico e gluconolactona.
Dica: aproveite para realizar procedimentos dermatológicos
Escolha bons profissionais
Gostou das dicas? Então coloque-as em prática logo! Ah, e não esqueça que de nada adianta todos esses cuidados se você não escolhe a dedo os profissionais que realizam procedimentos na sua pele.
Que tal fazer sua depilação no inverno? Essa é uma das melhores épocas para o procedimento. Encontre o Pello Menos mais próximo de você e conheça a qualidade e excelência dos nossos serviços de depilação.