“Afinal, como clarear manchas na pele?” Essa é uma dúvida frequente entre muitas pessoas que sofrem com estes indesejados sinais na derme. Para saber a resposta você só precisa continuar a leitura, pois separamos uma série de dicas.
Além disso, vamos responder também a dúvidas como:
- A lâmina escurece a pele?
- A depilação com cera pode causar manchas na pele?
- O laser ajuda a clarear a pele?
Bateu curiosidade? Fique por dentro de tudo abaixo!
O uso de lâmina para depilação escurece a pele?
Sim, é provável que o uso frequente de lâmina cause o escurecimento da pele. Isso acontece porque durante o procedimento a superfície da derme sofre um atrito constante, principalmente pelo fato dele não eliminar o pelo através da raiz.
Portanto, com a frequência de “danos” a que a pele é submetida, a probabilidade de surgir manchas é bem alta.
Leia também: Alergia a depilação com lâmina: o que fazer?
A depilação com cera causa manchas na pele?
Sim, a cera também pode causar manchas na pele. Porém, a probabilidade disso acontecer é menor do que comparado com métodos de depilação como a lâmina e o creme, por exemplo.
Além disso, o risco existe quando o procedimento não é realizado por profissionais capacitados. O escurecimento da pele pode acontecer nas seguintes situações:
- Aplicação da cera em temperatura inadequada, ou seja, muito quente;
- Movimentos bruscos;
- Uso de produtos reutilizáveis;
- Exposição solar inadequada.
Por isso, é muito importante que você realize a depilação com cera com profissionais experientes e de confiança.
Dicas de como clarear manchas na pele
Veja abaixo algumas práticas que podem ser realizadas para clarear as manchas na pele.
Sessões de depilação a laser
Muitas pessoas procuram a depilação a laser com objetivo de clarear a pele. Mas será que o método ajuda mesmo com isso?
Sim, o laser pode contribuir para minimizar as manchas na pele. Isso vai acontecer principalmente por dois motivos. São eles:
- Redução de atritos: como mencionado anteriormente, o atrito constante na pele causado por métodos como a lâmina e o creme depilatório são uma das principais causas do surgimento de manchas na pele. Portanto, ao realizar o procedimento de depilação a laser, você evita esses atritos, o que contribui para a manutenção da tonalidade natural da pele.
- Estímulo de colágeno: A aplicação do laser contribui para estimular a produção de colágeno na pele, proteína que é responsável por dar firmeza e estabilidade para a pele. Assim, a derme fica mais iluminada e, consequentemente, mais clara.
Tenha uma rotina de cuidados
Os cuidados frequentes com a pele são fundamentais tanto para prevenir o surgimento de manchas, como para tratá-las. Por isso, é importante que você crie uma rotina de skincare adequada para o seu tipo de pele e necessidades.
Se o seu objetivo for o clareamento, você deve incluir em sua rotina dermocosméticos de uso tópico que contam com ativos clareadores. Neste caso, geralmente são utilizados ácidos, que promovem uma ação mais “agressiva”.
Listamos abaixo alguns produtos com função clareadora para você incluir em sua rotina. Veja só:
- Niacinamida;
- Ácido tranexâmico;
- Óleo de rosa mosqueta;
- Ácido retinóico;
- Ácido glicólico.
A vitamina C é outro ativo que contribui para o clareamento da pele. Além disso, ela também ajuda a potencializar a proteção solar.
Leia mais sobre os benefícios da vitamina C para a pele aqui.
Use protetor solar diariamente
Se você quer saber como clarear manchas na pele, saiba que o uso do protetor solar é uma das formas mais eficazes de fazer isso. Isso porque além de prevenir o surgimento de novos sinais, ele contribui ainda para a reduzi-los.
Porém, para que isso aconteça é preciso que seja feito uso diário da fotoproteção, mesmo naqueles dias nublados.
Além disso, é importante também usar o protetor mesmo quando você não sai de casa. Isso porque ele vai proteger sua pele da luz visível, vinda das lâmpadas artificiais, que também danificam a pele e podem causar o surgimento de manchas.
Use protetor solar com FPS no mínimo 30 para o corpo e de no mínimo 50 para o rosto.
Procedimentos estéticos
Outro meio eficiente de tratar as manchas na pele é através de procedimentos estéticos. O peeling é a opção mais conhecida e que apresenta alta eficácia para essa finalidade.
O peeling químico, por exemplo, faz uso de ácidos, como o glicólico, por exemplo, que promove a “queima” da parte mais externa da pele. Assim, ele faz uma renovação celular, deixando a pele mais limpa e clara. Esse tipo de procedimento requer entre 5 a 10 sessões para proporcionar melhores resultados.
Outra opção de peeling é o peeling de cristal, que faz uso do hidróxido de alumínio, capaz de estimular a produção de colágeno e remover a parte externa da pele. Dessa forma, ele contribui para eliminar as manchas de sol e de acne. Geralmente são necessárias 3 sessões.
Leia também: Manchas de depilação: como evitá-las?