23 de abril de 2021

Cera quente causa varizes? Mito ou verdade?

cera quente causa varizes

Um dos grandes temores das mulheres são as varizes que surgem na pele. Por esse motivo, muitas delas acabam evitando certos procedimentos, como a depilação com cera, por medo do surgimento das indesejadas veias dilatadas. Mas afinal, cera quente causa varizes? 

Vamos responder a essa e outras dúvidas a respeito das varizes no texto a seguir. Confira! 

É verdade que cera quente causa varizes? 

Não, é um mito. As varizes nada mais são do que veias dilatadas que sofreram danos circulatórios. No entanto, para que isso aconteça é preciso atingir camadas profundas da pele, o que não é possível com o uso da cera quente. 

O que pode acontecer é a dilatação momentânea dos vasos, principalmente em decorrência do calor excessivo da cera quente. Porém, esse efeito não é duradouro. 

Caso você tenha predisposição à varizes, o mais recomendado é se atentar quanto à temperatura utilizada na depilação com cera. 

Pensando nisso, nós do Pello Menos, desenvolvemos uma cera exclusiva à base de mel e especiarias naturais, que é mantida em uma temperatura ideal e agradável para a pele. Com isso, você não precisa se preocupar com o surgimento de varizes na pele. 

O que causa varizes na pele? 

Existem três fatores principais que influenciam no surgimento de vasos dilatados na pele: genética, idade e gênero. Outro fator que também pode influenciar são os hábitos não saudáveis. 

  • Genética: Se pessoas da sua família sofrem com varizes, é muito provável que você também desenvolva o problema; 
  • Idade: Com o passar dos os vasos ficam mais sensibilizadas, aumentando a chance de dilatação;
  • Gênero: As mulheres são mais propensas ao surgimento dos vasos dilatados. Isso acontece por causa da influência hormonal, uma vez que elas possuem veias mais flácidas que os homens. 

Além disso, alguns hábitos também podem contribuir para o surgimento e/ou agravamento das varizes. Como, por exemplo, ficar muito tempo sentada ou com as pernas cruzadas por muito tempo. Isso faz com que a sua circulação fique comprometida, aumentando o risco de dilatação dos vasos sanguíneos. 

O excesso de peso e obesidade também podem contribuir para o agravamento do quadro. 

As varizes são comuns na gravidez? 

Sim. A gravidez também é um fator agravamento para o surgimento das varizes. 

Afinal, durante esse período as mulheres passam pelo aumento de produção de determinados hormônios, como a progesterona, por exemplo. Esse hormônio torna o organismo mais suscetível à dilatação das veias. 

Também há de se considerar o fato de que o peso do feto aumenta a pressão nas veias das pernas. 

Por isso, para evitar as varizes na gravidez, recomenda-se o uso contínuo de meias de compressão, já a partir do segundo mês. 

O uso de anticoncepcional pode causar a dilatação dos vasos sanguíneos? 

Sim. Esse medicamento também contribui para o aumento em determinados hormônios que são agravantes para o surgimento de varizes. Um deles é o estrogênio.

Por isso, caso você tenha predisposição a varizes, o mais indicado é conversar com ginecologista para encontrar o método contraceptivo mais adequado. 

Principais sintomas das varizes

É importante ficar de olho nos sintomas para identificar se você pode estar sofrendo com as varizes. Quando o quadro inicia-se, o mais comum é que as veias apresentem uma aparência azulada, porém, outros sintomas também podem indicar a dilatação dos vasos, como: 

  • Dor;
  • Peso e desconforto nas pernas;
  • Inchaço na região;
  • Coceira em excesso;
  • Ardor.

Como tratar as varizes? 

Não existe cura para o quadro de varizes, no entanto, é possível tratar os sintomas. Uma das possibilidades é com a técnica de escleroterapia. 

Durante o procedimento não invasivo, é aplicado glicose ou laser, em alguns casos mais graves usa-se também espuma de dióxido de carbono, diretamente na veia do paciente. Com isso, reduz-se a aparência estética das varizes.

Também há a possibilidade de cirurgia para casos graves, em que as varizes possuam mais de 1 dedo de calibra. 

Além disso, ter uma vida saudável, com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, é fundamental para evitar o surgimento de varizes. 

Leia também:

Cera de mel: conheça os principais benefícios do seu uso na depilação
Cera quente ou fria para depilação? Qual a melhor opção
Como se cuidar depois da depilação a cera

.