Diferente da pele normal, oleosa ou seca, a pele mista possui mais de uma característica principal. Enquanto a zona “T” do rosto (testa, nariz e queixo) apresenta mais oleosidade, as bochechas, olhos e extremidades podem ser mais normais, secos ou até mesmo ressecados.
Está tudo bem se a sua pele é assim! Afinal, é uma das mais comuns no Brasil e, como todas as outras, ela precisa dos tipos de cuidados mais indicados também.
Mas, antes de falarmos sobre os cuidados com a pele mista, é preciso saber qual o seu tipo de pele e se ele realmente tem essa natureza: nem tão oleosa, nem tão seca. Se você ainda não sabe o que é pele mista ou identificou isso, o nosso artigo Tipos de pele: saiba quais são e aprenda a identificar o seu com certeza pode te ajudar!
Mas afinal, pele mista precisa de cuidados especiais?
Por apresentar duas – ou mais – características simultâneas, uma série de questões sobre os cuidados necessários podem aparecer e, inclusive, confundir na hora de escolher os métodos mais adequados. Toda a atenção é fundamental.
O melhor a se fazer é manter uma rotina de cuidados que garanta o equilíbrio nas áreas. E sabe qual a boa notícia?! Você não vai precisar combinar cremes ou sabonetes para cada ponto da pele. Pois existem produtos que conseguem atuar bem tanto na zona “T”, quanto nas extremidades.
Para entender ainda mais como cuidar da pele mista, separamos cuidados fundamentais que, além de fazer a manutenção da saúde da sua pele, vão cuidar da sua beleza também. Vamos lá?
Mantenha a limpeza da pele
Esse cuidado é fundamental para todos os tipos de pele. A limpeza remove o excesso de oleosidade na superfície, diminui a produção de sebo e limpa as impurezas contidas, inclusive limpa os resíduos de maquiagem. É fundamental que o sabonete e o demaquilante sejam ideais para a sua pele, hein?!
Vale lembrar que não faz bem para a saúde dormir com a maquiagem, ainda mais se você possui pele oleosa ou mista.
Leia também: Limpeza de pele: entenda tudo sobre o procedimento
Não deixe de hidratar
É muito comum pensarem que, devido à oleosidade contida na pele, a hidratação não seja necessária, principalmente na zona T”. No entanto, esse cuidado também é indispensável.
No caso da pele mista, aposte em um hidratante mais leve: que controla a oleosidade excessiva ao mesmo tempo que hidrata os pontos mais secos.
Produtos “oil-free” são muito indicados para quem possui pele mista, pois são formulados com quantidades mínimas – ou até mesmo sem a adição – de óleo na sua composição.
Sempre use protetor solar
Tão indispensável quanto a limpeza e a hidratação, o uso diário do filtro solar, além de ser fundamental para a proteção da pele, previne rugas e manchas. Felizmente, é possível encontrar protetores que combinam as duas versões de cuidado; que hidratam a pele sem aumentar a produção de sebo na zona “T” do seu rosto.
O uso não deve ser dispensado em dias de chuva ou em tempos nublados. O cuidado e a proteção precisam ser assegurados todos os dias, certo?
Procure ter uma alimentação saudável e beba bastante água
Além da rotina de skincare, o cuidado com a alimentação e a atenção com o consumo adequado de água também interferem diretamente na saúde e na beleza da sua pele. Pois combatem o envelhecimento precoce, mantém a imunidade forte e a manutenção do organismo em dia, deixando a pele mais uniforme e macia.
Leia mais sobre: 8 alimentos bons para a pele e como incluí-los na sua alimentação
Alguns desses cuidados – como a limpeza, a alimentação saudável e o consumo adequado de água – também servem para quem possui pele normal, seca ou sensível. No entanto, é preciso certificar com a sua ou seu dermatologista quais são os produtos realmente adequados para o seu tipo de pele.
Afinal, nem todos os tipos de pele podem receber um mesmo tipo de tratamento, por mais que aparentem uma natureza semelhante. E isso também é válido quando se trata de depilação. Confira a seguir as nossas dicas para uma depilação eficaz em pele mista!
Pele mista e depilação: quais são os cuidados?
Para não provocar agressões e ser eficiente, a depilação em pele mista precisa ser feita com a saúde da pele em dia. Para começar, a superfície precisa estar muito bem hidratada Assim, ela reage melhor ao procedimento e cicatriza com mais facilidade.
No entanto, a esfoliação da pele no mesmo dia da depilação a laser não é indicada. Fazer uma limpeza para remover resíduos e impurezas cerca de 3 dias antes do procedimento já é ideal.
Continue lendo: cuidados com a depilação para diferentes tipos de pele