Um dos métodos mais antigos de depilação, o uso da cera para a retirada dos pelos é também um dos mais queridos e procurados por mulheres. Apesar disso, o uso do método da depilação com cera está cercado de mitos e verdades, isso porque muito se fala sobre o tema, mas nem sempre as informações são confirmadas com especialistas. Separamos então alguns mitos e verdades da depilação com cera para entendermos definitivamente o que está em volta da prática.
Mitos e verdades sobre a depilação com cera
1: O pelo fica enfraquecido
“Uma das vantagens é que com o tempo os pelos retirados pela raiz, como acontece com o procedimento à cera, enfraquece o bulbo capilar, tornando-os mais fracos, finos e, às vezes, fazendo até com que não cresçam mais”, Regina Jordão, especialista no assunto, fundadora e CEO do Pello Menos.
Sendo assim, podemos considerar como uma verdade que os pelos acabam enfraquecidos e a sua diminuição é uma consequência direta disso. Um pelo fragilizado pode não ter força suficiente para ultrapassar a barreira da pele, ou seja, ele pode até deixar de crescer em caso de depilação regular.
Leia também: Quanto tempo dura a depilação com cera?
2: Não causa espinhas
É verdade! A depilação com cera não é capaz de causar espinhas na nossa pele. Isso porque caso você veja uma bolinha vermelha no local em que se depilou, o nome disso é foliculite. A inflação do folículo pode acontecer pelo entupimento dos poros logo após o procedimento, o que pode ser prevenido com alguns cuidados antes da depilação.
3: Desodorantes podem fazer mal
Verdade! É muito importante que os desodorantes com álcool sejam evitados logo após a depilação. Isso porque podem causar uma reação alérgica na pele, o que não é o resultado esperado por quem se depila.
Nessas situações, o mais indicado é o uso de desodorantes inodoros – eles possuem menos química na composição.
4: Pessoas com alergia não podem se depilar com cera
É verdade que as pessoas com alergia precisam consultar seus dermatologistas para verificar as condições da sua depilação. Apesar disso, é totalmente mito que elas não podem se depilar com cera.
5: Depilação com cera quente dói menos
A cera quente relaxa a pele quando dilata seus poros, esse fator ajuda na retirada dos pelos, causando menos dor. Sendo assim, é verdade que ela causa menos dor para quem está se depilando. Isso, é claro, combinado com técnicas de depilação corretas e profissionais capacitados para tal.
Leia também: Qual a melhor cera para depilação?
6: Depilação com cera faz coçar
Você, mulher, provavelmente já vivenciou uma situação de desconforto e irritação na pele quando estava com os pelos crescendo. Isso acontece quando está acostumada a depilar com lâminas, por exemplo. Por não serem rompidos desde a raiz, os pelos tendem a crescer de forma “não natural” e acabam causando incômodo durante seu crescimento.
Já quanto a depilação a cera, eles nascem mais fracos e geralmente não causam incômodos durante seu crescimento. Portanto, é mito. A depilação com cera não faz coçar, e, inclusive, diminui a irritação na pele.
Para saber mais sobre o assunto, você pode ir até uma de nossas franquias. Se depilar com especialistas em depilação com cera é um dos fatores para evitar ser pega despercebida por esses mitos e verdades.