A depilação com lâmina é um dos métodos mais populares para eliminar os pelos do corpo, principalmente por sua praticidade e baixo custo. Seu uso, porém, ainda gera muitas dúvidas e inseguranças em muitas pessoas. Pensando nisso, preparamos esse texto para falar sobre os mitos e verdades sobre a depilação com lâmina.
Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto.
A lâmina faz os pelos crescerem mais rápido?
Verdade. A lâmina é um método que vai eliminar os pelos de forma superficial, isto é, ela não tem capacidade de eliminá-los pelo raiz. Por conta disso, os pelos voltarão a crescer mais rapidamente.
Em média, os fios voltam a aparecer novamente cerca de dois a cinco dias após a depilação.
Depilação com lâmina faz os pelos encravarem?
Parcialmente verdade. Em muitos casos, o uso de lâminas pode causar pelos encravados e isso acontece porque o pelo é cortado rente à pele o que favorece o seu encravamento, causando irritação, vermelhidão e, às vezes, infecções.
A lâmina escurece a pele?
Parcialmente verdade. Uma das principais desvantagens do uso de lâminas na depilação é sua alta probabilidade de causar o escurecimento da pele.
Isso acontece porque a lâmina é um método mais agressivo para a pele e o risco de causar cortes e arranhões é alto. Esses danos podem causar uma hipercromia pós-inflamatória, que acontece quando a pele machucada passa a produzir mais melanina como forma de compensar a inflamação, levando ao seu escurecimento.
O pelo cresce mais grosso após usar lâmina?
Mito. A lâmina não tem capacidade de alterar a espessura do fio. O que acontece é que quando o pelo é cortado reto ele acaba crescendo com a ponta mais grossa e rígida, o que dá a impressão de que está mais espesso.
Leia também: Quais as desvantagens da depilação com lâminas?
A lâmina prejudica o tratamento com laser?
Mito, a lâmina não vai prejudicar os resultados da depilação a laser. Inclusive, ela é um dos métodos recomendados para retirada dos pelos antes da sessão com o laser, já que ela corta apenas o pelo visível e mantém a raiz intacta, que é justamente a estrutura atingida pelo laser.
O uso frequente de lâmina pode irritar a pele?
Verdade. Quando você faz uso frequente da lâmina, a chance de causar irritação e até cortes na pele é maior. Isso vai acontecer principalmente quando a pele já está sensibilizada de procedimentos anteriores ou quando ela estiver ressecada. O uso de lâminas velhas também aumentam o risco de irritações.
Depilar com lâminas é melhor com pele seca?
Mito, a depilação com lâminas deve ser realizada com a pele úmida e com a ajuda de algum produto que facilite o deslizamento, como sabonete ou gel. Isso é importante para ajudar a reduzir o atrito e para evitar cortes na pele.
Esfoliar a pele antes de usar a lâmina ajuda a evitar problemas?
Verdade. Esfoliar a pele com frequência ajuda a remover células mortas e facilita o crescimento correto do pelo, reduzindo a chance de encravamento.
Leia também: Alergia a depilação com lâmina: o que fazer?
Dê preferência para métodos menos agressivos
Você pôde perceber ao longo deste artigo que os riscos da depilação com lâminas podem ser altos, por isso, para evitar danos à sua pele, o mais indicado é optar por métodos menos agressivos de eliminação dos pelos.
Com a depilação a cera, por exemplo, as chances de causar irritações na pele são reduzidas de forma considerável. O procedimento proporciona um toque mais suave e delicado da pele, uma vez que ele vai retirar os pelos pela raiz.
Outro método interessante é o laser, que também atua retirando os pelos pela raiz, sendo capaz ainda de eliminá-los de forma duradoura. Isto é, você realiza cerca de dez sessões e depois fica um bom tempo sem ter que se preocupar com depilação.
Na Pello Menos temos disponíveis ambos os métodos, de cera e laser. Nossos profissionais são treinados para realizar uma depilação segura e de alta qualidade, proporcionando os melhores resultados para sua pele. Acesse nossa loja virtual e confira nossas condições.

