5 de maio de 2023

Mancha Vermelha na Pele: O que pode ser?

mancha vermelha na pele

Surgiu uma mancha vermelha na pele e não conseguiu identificar a causa? Existem uma série de motivos que podem levar a esse quadro, por isso, é importante conhecê-lo para iniciar o tratamento o quanto antes e evitar danos maiores. 

Abaixo listamos algumas causas para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo, que podem ser originadas ou não de um procedimento de depilação. Continue lendo e se informe. 

O que pode causar mancha vermelha na pele?

Existem várias condições e fatores que podem causar manchas vermelhas na pele. Ao notá-las, é indicado que você busque um profissional de saúde imediatamente, apenas ele pode oferecer um diagnóstico e orientar a respeito do tratamento mais adequado. 

Listamos a seguir algumas das causas mais comuns 

Dermatite

A dermatite é uma inflamação da pele que pode ser resultado de alergias, irritações ou infecções. A dermatite de contato, por exemplo, é causada pelo contato com substâncias irritantes ou alérgenas.


Em geral, ela se caracteriza por manchas vermelhas na pele que coçam bastante, podendo descamar e conter um líquido. 

Eczema

É um tipo de dermatose, podendo ser aguda, subaguda ou crônica:

  • aguda: apresenta manchas avermelhadas com bolhas de água;
  • subaguda: nessa fase as bolhas de água podem formar um líquido claro;
  • crônica: aqui a secreção inicia a fase de secagem, o que leva à formação de crostas na pele.

Leia também: Manchas Brancas na Pele: conheça as causas mais comuns

Psoríase

É uma doença de pele crônica, caracterizada por manchas brancas com as bordas vermelhas e secas, pode causar descamação e coceira. É mais comum que essas manchas apareçam nos cotovelos, joelhos, nádegas ou cabeça. 

Alergia 

As alergias estão entre as causas mais comuns do surgimento de manchas vermelhas na pele, podendo causar também coceira e inchaço. Essa reação acontece por conta da reação do nosso sistema imunológico a determinada substância estranha, conhecida como alérgeno. 

Além das manchas, as alergias podem causar ainda falta de ar severa. Por isso, é importante recorrer a um profissional de saúde imediatamente. 

Queimaduras solares

A exposição excessiva ao sol também pode causar vermelhidão e dor na pele, conhecida como queimadura solar.


Rosácea

A rosácea é uma condição de pele crônica que causa vermelhidão na pele e às vezes também inchaço e sensação de queimação. É mais comum que esses sintomas apareçam na região das bochechas, testa e nariz. 

Dengue, Chikungunya e Zika 

São doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e que podem causar o surgimento de manchas vermelhas e coceiras pelo corpo. 

Manchas vermelhas após a depilação: o que pode ser?

Fez um procedimento de depilação e logo em seguida percebeu o surgimento de manchas vermelhas na pele? Veja abaixo algumas das possíveis causas:

  • Irritação da pele: A depilação, seja com cera, lâmina, depilador elétrico ou outros métodos, pode causar irritação na pele, levando ao aparecimento de manchas vermelhas. Geralmente, essas manchas desaparecem por conta própria após algum tempo;
  • Folículos pilosos inflamados (foliculite): A foliculite é uma inflamação dos folículos pilosos causada por infecção bacteriana, viral ou fúngica. A depilação pode aumentar o risco de foliculite, especialmente se a técnica de depilação não for higiênica ou se a pele não for limpa adequadamente antes do procedimento;
  • Alergias ou dermatite de contato: Algumas pessoas podem ser alérgicas ou sensíveis a produtos utilizados durante a depilação, como cremes depilatórios, ceras ou loções pós-depilação. Essa sensibilidade pode causar manchas vermelhas na pele e outros sintomas, como coceira e inchaço.


Leia também: Como clarear manchas na pele? Dicas de como tratar e prevenir

Cuidados para evitar mancha vermelha na pele após a depilação

Para prevenir ou reduzir a ocorrência de manchas vermelhas após a depilação, siga algumas práticas de cuidados com a pele:

  • Esfolie suavemente a pele cerca de três dias antes da depilação para remover células mortas e reduzir o risco de pelos encravados;
  • Certifique-se de que a pele e os instrumentos de depilação estejam limpos antes do procedimento;
  • Use um gel, creme ou loção de barbear adequados para proteger a pele;
  • Aplique uma loção calmante ou hidratante pós-depilação para ajudar a acalmar a pele e reduzir a vermelhidão;
  • Use protetor solar diariamente; 
  • Evite o uso de roupas apertadas após o procedimento de depilação.

Leia também: Cuidados com a pele do rosto: 10 dicas para a pele perfeita

Por fim, mas não menos importante, o mais indicado para evitar manchas vermelhas na pele após a depilação é realizar o procedimento com profissionais de confiança, que vão garantir um método seguro e o mais confortável possível.

No Pello Menos temos mais de 20 anos de experiência nesse ramo e todos nossos profissionais são treinados para certificar que você tenha resultados incríveis e seguros. Encontre a unidade mais próxima e experimente nossos serviços.