Abrir uma franquia é considerado, atualmente, uma das melhores formas de investimento. O cenário promissor deste segmento atrai, principalmente, quem está começando a empreender agora. Se este é o seu caso, vamos apresentar importantes dicas de gestão de franquias para iniciantes para você já ir se adaptando a esse modelo de negócio.
No texto a seguir você vai ser apresentada (o) a alguns conceitos básicos de administração de franquias. Anota aí as dicas e fique mais preparada!
Dicas de gestão de franquias para iniciantes
Gerenciar um negócio não é tarefa fácil, é preciso entender e aplicar determinados conceitos de administração para alcançar os resultados almejados. E, quando falamos da gestão de franquias para iniciantes, é preciso ainda levar em consideração as especificidades administrativas deste segmento.
Para gerenciar uma franquia, portanto, você precisa seguir os seguintes passos:
- Conhecer o mercado de atuação da marca
- Respeitar a padronização da marca
- Ter uma equipe capacitada
- Ter processos bem definidos
- Controle e planejamento financeiros bem estruturados
A seguir vamos explicar melhor como planejar cada um destes passos. Confira!
1. Conheça o mercado
Abrir uma franquia significa contar com um modelo de negócio já estruturado. Ou seja, você estará adquirindo uma marca que já possui um know how, que já tem o seu reconhecimento no mercado. Logo, é um investimento que envolve menos riscos.
Entretanto, isso não significa que não será necessário fazer um posicionamento de marca na sua região. Por isso, é importante entender as especificidades tanto de comportamento do público na sua cidade, quanto as do segmento da marca adquirida.
Esse conhecimento será importante, por exemplo, na hora de definir o local para abrir a sua unidade de franquia. Assim como para planejar estratégias de atração de clientes e se familiarizar com as oportunidades e ameaças em sua região.
2. Padronização da marca
Este é um dos pontos mais importantes para que as franquias alcancem sucesso em suas unidades. Além de ser uma questão contratual, a padronização é uma forma de seguir o padrão de qualidade já consagrado pela marca.
Quando você abre uma franquia significa que você terá quase que seguir uma “receita”. Ou seja, já existe um direcionamento testado e aprovado de como gerenciar o negócio. Segui-lo é fundamental para alcançar bons resultados.
3. Capacitação da equipe
De nada adianta você abrir uma franquia, se o atendimento oferecido na sua unidade não for de qualidade. Isso envolve tanto questões comportamentais de tratamento no dia a dia com o cliente, quanto a padronização do serviço oferecido.
O suporte da franqueadora neste ponto é fundamental. No Pello Menos, por exemplo, nós oferecemos um treinamento para capacitar todas as unidades.
O COP tem objetivo de oferecer conhecimento teórico e prático para as profissionais, possibilitando-as a exercerem o trabalho da melhor forma possível.
Entendemos que a depilação feminina possui muitas dificuldades. Por isso, nossas profissionais recebem um treinamento técnico intenso e constantes avaliações para realizarem uma depilação com menos dor e mais conforto para todas as nossas clientes em qualquer uma de nossas unidades.
4. Tenha processos bem definidos na gestão de franquias para iniciantes
Criar processos é necessário para que se tenha um direcionamento mais estratégico nas ações da gestão de franquias.
Mesmo que haja a franqueadora ofereça todo um suporte, isso não elimina a importância de estabelecer uma gestão interna bem estruturada. Organização e estratégia é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
5. Controle financeiro
Você deve se atentar primordialmente com a saúde financeira de sua unidade. Sem o devido controle não tem como obter um crescimento sustentável.
É importante, portanto, que a gestão de franquias faça o devido controle do Fluxo de Caixa da unidade. Acompanha os gastos e receitas e evite surpresas indesejadas.
Todos os franqueados Pello Menos recebem uma consultoria financeira que auxiliam na rotina das unidades.
Nossa equipe faz todo um acompanhamento dos números de toda a operação da rede, trabalhando para elaborar ações que permitam que o negócio atinja suas metas e objetivos financeiros.