Recorrer à depilação no inverno é uma das melhores soluções para evitar alergias e manchas na pele. Isso porque a baixa incidência solar vai minimizar os riscos de danos na região sensibilizada pelo procedimento de depilação.
Portanto, se você está procurando o momento ideal para agendar sua depilação, então você com certeza deve considerar os períodos mais frios do ano. Veja no texto a seguir quais são as principais vantagens e cuidados necessários para procedimentos de depilação nesta estação do ano.
Vantagens da depilação no inverno
Com a queda nas temperaturas, os corpos ficam mais cobertos e é comum que a preocupação com a depilação diminua um pouco. Afinal, eles não vão estar tão expostos mesmos, não é mesmo?
Mas é aí que mora o grande erro. Sim, de fato nossos corpos ficam menos expostos, mas isso acontece justamente pela baixa incidência solar. E, como todos sabem, o sol é um dos piores inimigos para a pele depilada.
Por isso, o período é uma das melhores épocas do ano para recorrer a procedimentos estéticos. Veja alguns dos principais motivos:
Recuperação mais rápida
A exposição solar e as altas temperaturas atrasam a recuperação da pele sensibilizada após a depilação. Isso acontece porque em períodos mais quentes nossa pele fica mais sensível, e é mais comum que a pele depilada sofra com coceira, ardência e vermelhidão.
Portanto, ao fazer a depilação no inverno, você não irá expor a pele com tanta frequência ao sol, e nem com a mesma intensidade. Logo, a pele poderá se recuperar muito mais rapidamente do que ocorreria em estações com altas temperaturas.
Diminui o risco de manchas
Se tem algo que as mulheres têm pavor só de pensar são as temidas manchas de depilação, não é mesmo? E é nas estações mais quentes do ano que ficamos mais suscetíveis a elas.
A exposição constante e intensa ao sol pode ser muito prejudicial para a pele, principalmente quando não é feita a devida proteção. Ou seja, para proteger a pele do sol e evitar as manchas, será necessário uma disciplina muito grande quanto à aplicação (e reaplicação) do protetor solar.
Mas isso não significa que durante o inverno não seja necessário fazer uso do protetor solar, viu? Ele é indispensável em todos os dias do ano. Entretanto a incidência de raios UV é menor nesta estação, logo as chances de surgirem manchas em decorrência do sol serão menores.
Cuidados necessários para a depilação no inverno
Sua pele vai reagir de forma específica em cada estação do ano. No verão, ela pode ficar mais oleosa e precisa de intensidade na proteção solar, agora já em estações como outono e inverno, ela pode ficar mais ressecada.
Portanto, é preciso adaptar sua rotina de cuidados para cada uma dessas necessidades.
Se você for realizar sua depilação no inverno, você deve se atentar aos seguintes itens:
Hidratação intensa da pele
As baixas temperaturas contribuem para o ressecamento da pele. Portanto, é muito importante intensificar a hidratação da pele neste período.
Caso sua pele esteja muito ressecada, ela poderá sofrer descamação antes ou depois da depilação. Logo, recomendamos que você faça uso de cremes e óleos potentes que vão devolver a hidratação para a região (tanto antes, quanto depois do procedimento).
Ah, e não se esqueça também de beber bastante água, viu?
Evite banhos muito quentes
No inverno, devido ao clima mais frio, as pessoas tendem a tomar banhos com a temperatura da água mais elevada. Mas isso pode ser prejudicial para a pele, uma vez que a camada natural de gordura da derme é retirada pela alta temperatura da água. Portanto, evite banhos muito quentes e longos.
Faça esfoliação na pele
A esfoliação vai afinar a camada mais superficial da pele e contribuir para a redução de células mortas. Logo, ela vai deixar a pele mais macia, proporcionando uma depilação mais efetiva e menos agressiva.
Recomendamos que faça uma esfoliação na região três dias antes de recorrer ao procedimento de depilação no inverno.
Cuidado com tratamentos com ácidos e peelings
Tratamentos com ácido e peeling são comuns no inverno, pelos mesmos motivos da depilação. Porém, estes procedimentos não podem ser realizados em períodos muito próximos à depilação, seja antes ou depois do procedimento.
Portanto, recomendamos que seja aguardado pelo menos 15 dias entre um procedimento e outro, e se possível até um tempo maior, para garantir que a pele estará totalmente recuperada.