25 de março de 2022

Depilação a laser e sol: quais são os limites da exposição solar durante o tratamento?

Depilação a laser e sol

“Afinal, posso fazer depilação a laser e tomar sol?”, “Posso depilar a laser com a pele bronzeada?” Essas são algumas das dúvidas mais frequentes que recebemos sobre o tratamento a laser. Nós vamos esclarecer todas elas no texto abaixo. 

Você vai descobrir quais são os limites relacionados à depilação a laser e sol, e ainda vai conferir dicas de como garantir resultados seguros e evitar danos à pele durante o tratamento. Continue a leitura e fique por dentro! 

Pode pegar sol antes da depilação a laser?

Não. Você deve evitar tomar sol na região que será depilada pelo menos 15 dias antes da sessão.

Afinal, o sol pode ser um grande inimigo durante o tratamento de depilação a laser. A hiperpigmentação da pele pode causar danos, além de prejudicar os resultados do procedimento. 

Quantos dias depois da depilação a laser pode pegar sol?

Assim como é preciso ter cuidado antes da depilação a laser, os cuidados devem ser mantidos por algum período após o procedimento. Isso porque a pele estará mais sensibilizada e a exposição solar pode provocar ardência, vermelhidão e até manchas permanentes.

Nos três primeiros dias após a sessão deve-se evitar o sol direto até ao caminhar na rua. Procure sempre uma sombra e esteja usando filtro solar com fator de proteção mínimo de 60FPS. 

Além disso, é recomendável ainda evitar expor-se ao sol direto da praia e piscina nos próximos 15 dias na região depilada.

Leia também: Quanto tempo dura a depilação a laser?

Riscos da exposição solar durante o tratamento a laser

“Mas e se por um acaso eu me expor ao sol durante o tratamento, o que pode acontecer?” Nesse caso você fica sujeita a uma série de danos à pele, como por exemplo: 

Queimaduras 

Caso o laser seja aplicado em uma pele que já encontra-se sensibilizada e/ou fina por conta da exposição solar, é muito provável que ela não aguente essa “agressão” e então surjam as queimaduras. 

Manchas na pele 

O tratamento a laser por si só já é uma ação um tanto “agressiva” para a pele, por isso, deve-se evitar fatores que possam potencializar possíveis danos, como a exposição solar, por exemplo. 

Durante o tratamento, a pele depilada fica mais propensa ao aumento de melanina, nesse caso, a exposição solar indevida pode causar manchas permanentes na pele

Cuidados pré depilação a laser

Listamos abaixo algumas das principais recomendações a serem seguidas antes de realizar a depilação a laser. Segui-las é fundamental para garantir bons resultados e evitar danos à pele. 

  • Não estar grávida e nem em período de amamentação;
  • Suspender o uso de aspirina por 3 dias antes das sessões;
  • Não estar fazendo uso de remédios fotossensibilizantes (mínimo 6 meses);
  • Suspender o uso de cremes com ácidos para rejuvenescimento manipulados, por 3 meses antes da sessão;
  • Suspender o uso de cremes para rejuvenescimento industrializados (Avon, Natura etc) por 45 dias antes;
  • Chegar para as sessões sem maquiagem, com a pele limpa e com pelos aparados;
  • Usar calcinha confortável;
  • Respeitar as recomendações do profissional;
  • Informar qualquer alteração sofrida no questionário de Anamnese;
  • Não apresentar nenhum problema ou lesão na pele.

 

Cuidados pós depilação a laser

Agora veja quais são as orientações a serem seguidas após realizar uma sessão a laser: 

  • Evite aproximar o rosto de panelas com comida quente (o vapor irá causar ardor e poderá deixar uma mancha no local) caso tenha feito qualquer área do rosto;
  • Não faça uso de desodorante com álcool caso tenha realizado depilação a laser das axilas, por 5 dias;
  • Não é indicado fazer sauna por no mínimo 5 dias;
  • Evite exercícios físicos por 48h (pois os mesmos aumentam a temperatura interna do corpo e isso potencializará a sensação de ardor da queimadura provocada no folículo, causando grande desconforto);
  • Evite tomar banho quente por 48h (pois irá provocar uma irritação na pele e poderá potencializar a sensação de calor);
  • Não use roupas muito apertadas;
  • Evite o uso de produtos que contenham álcool em sua formulação.

Leia também: Depilação a laser dói? Funciona? Veja as dúvidas mais comuns

Depilação a laser no Pello Menos 

O tratamento de remoção/redução dos pelos, no Pello Menos, pode ser feito em clientes de todos os Fototipos (de I a VI), pois temos todas as 3 tecnologias de laser à disposição da cliente.

Essa diversidade de tecnologias permite que haja uma personalização do tratamento de acordo com o tipo de pele e pelo da cliente. Com isso, ampliamos nosso campo de atuação e nos tornamos uma marca mais completa, que entrega maior segurança para as clientes, além de resultados mais rápidos e eficazes.

Procure a unidade do Pello Menos mais próximo e inicie seu tratamento a laser agora mesmo. Lembrando que você nem precisa de hora marcada, viu?! É só chegar e realizar a depilação.