As franquias estão entre as modalidades de investimento mais seguras e lucrativas para quem deseja empreender. Isso porque esse é um modelo de negócio que não será criado do zero, o que melhora as chances de sucesso. Mas afinal, você sabe como funciona uma franquia?
Neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento de uma franquia. Vamos falar sobre as taxas envolvidas no negócio, sobre o papel do franqueado e franqueador, entre outros assuntos. Continue lendo e tire suas dúvidas.
Como funciona uma franquia?
Basicamente uma franquia é uma marca já consolidada no mercado que decide fazer a transferência do seu know how. Ou seja, há uma expansão da marca, em que se possibilita o direito de uso da marca para terceiros.
Logo, quem tiver interesse em adquirir essa marca deverá pagar uma determinada quantia para aquisição, assim como arcar com uma mensalidade. Tudo isso deverá ser discriminado em contrato.
O que é franqueado e franqueador? Entenda quais são as suas funções
A parceria entre franqueado e franqueador deve ser alinhada e estratégica, de modo que ambas as partes possam usufruir do sucesso da marca.
Afinal, o franqueador depende dos resultados do franqueado, uma vez que seus lucros são proporcionais. E o franqueado precisa do franqueador para atuar com o suporte na administração do negócio, assim como para aplicar estratégias de fortalecimento da marca.
Portanto, entenda a seguir qual é o papel do franqueado e franqueador:
Franqueador
É o criador da marca e do modelo de negócio que foi replicado. Logo, cabe ao franqueador responsabilidades como:
- Dar suporte para todos os seus franqueados;
- Atuar na manutenção da franquia como um todo;
- Propor inovações de fortalecimento da marca;
- Se manter atualizado, para que possa oferecer treinamentos e consultorias para os franqueados;
- Oferecer um canal aberto para feedbacks e resolução de pendências.
Outro ponto importante do papel do franqueador é em relação à garantia de padronização das franquias. Ou seja, este deve certificar-se de que o franqueado esteja cumprindo com os requisitos de posicionamento que são característicos da marca.
Franqueado
O franqueado é o empreendedor que optou por abrir um modelo de negócio já estruturado. Logo, ele vai precisar seguir determinadas regras na gestão deste negócio.
Dentre as principais responsabilidades do franqueado estão:
- Fazer o pagamento das taxas de aquisição e uso da marca (taxa de franquia, royalties, fundo de propaganda);
- Seguir os padrões de funcionamento da marca;
- Utilizar apenas produtos autorizados em sua unidade;
- Cooperar com o franqueador, enviando feedbacks quando solicitados, com intuito de levar insights que possam contribuir para o fortalecimento da marca.
Leia também: Franquia de beleza: detalhes sobre um dos melhores setores para investimento
Burocracias envolvidas no funcionamento de uma franquia
Antes de abrir uma franquia, é importante conhecer todas as questões burocráticas características deste modelo de negócio. Um dos principais pontos diz respeito ao pagamento de algumas taxas ao franqueador.
Abaixo listamos alguns termos que você precisa conhecer para entender como funciona uma franquia
Taxa de franquia
É um valor único estipulado pelo franqueador para que o franqueado possa aderir ao sistema, pago na assinatura do pré-contrato ou contrato de franquia. Esta taxa também remunera o franqueador pelos serviços inicialmente oferecidos ao franqueado.
Alguns franqueadores cobram um percentual da taxa de franquia no momento da renovação do contrato.
Royalty
Remuneração periódica paga pelo franqueado pelo uso da marca e serviços prestados pelo franqueador.
Existem várias maneiras de cobrar esta taxa. Algumas redes cobram o royalties sobre o faturamento bruto. Outras incorporam o valor no preço dos produtos.
Fundo de Propaganda
Montante referente às taxas de publicidade pagas pelos franqueados e pelas unidades próprias dos franqueadores e que deve ser utilizado para ações de marketing que beneficiem toda a rede.
Em geral, o franqueador é o administrador do fundo, mas deve prestar contas periódicas aos franqueados.
Conselho de Franqueados
Tem caráter consultivo e é constituído pela franqueadora e por um grupo de franqueados principalmente para a administração do Fundo de Propaganda.
Custos operacionais
Além das taxas cobradas pela franqueadora que descrevemos acima, o empreendedor deve levar em consideração os custos operacionais do negócio.
Isto é, referentes a gastos comuns a qualquer negócio, como aluguel, serviços de telefone, internet, energia elétrica, funcionários, contador, dentre outros.
Antes de abrir o negócio é importante colocar todas essas despesas no papel e ponderar sobre a decisão a ser tomada.
É possível abrir uma franquia sem ser especialista no segmento?
SIM! As franquias podem ser gerenciadas por qualquer pessoa, sem pré-requisito algum. A compra de uma franquia é como um investimento na experiência de alguém que é conceituado no ramo, logo, dessa forma, tem a capacidade de transferir todo o conhecimento para as pessoas que não conhecem o negócio.
A própria lógica das franquias já indica que ser experiente não é uma exigência. Elas funcionam de maneira a dar suporte pré-operacional. Como no momento de instalação, da contratação dos funcionários, do planejamento financeiro e também no período de operação do negócio, através de consultorias.
Resultados da Franquia Pello Menos
Veja alguns dados que comprovam as vantagens de investir em uma franquia do Pello Menos.
Investimento na rede de franquias Pello Meno
O investimento inicial numa franquia Pello Menos inclui tudo que o franqueado precisa para começar a ver o retorno do negócio. Algumas das garantias com o investimento são:
- Adequação de Imóvel;
- Consultoria Financeira;
- Estoque Inicial, Mobiliário, Letreiro e Projeto Arquitetônico;
- Treinamento;
- Marketing inaugural;
- Manual e acompanhamento de obras;
- Assessoria na escolha do ponto comercial.
Além disso, outros dados como número de atendimentos diários comprovam o quanto o investimento vale a pena. Veja só:
Atendimentos diários
Cada unidade Pello Menos atende, em média, 70 clientes por dia. A qualidade do atendimento, as promoções e programas que beneficiam as clientes garantem uma grande adesão do público feminino.
Retorno do investimento
Os dados mostram que o retorno financeiro é conquistado entre 18 a 36 meses, em média. Além disso, a média de faturamento mensal da rede é de 80 mil reais, tendo a média de lucratividade estimada em até 25%.
Nosso faturamento anual é de até 1,6 milhões.
Leia também: 7 motivos que tornam o Pello Menos a melhor franquia para investir