8 de fevereiro de 2024

Clareamento de pele com fototerapia: Conheça os benefícios

clareamento de pele com fototerapia

O clareamento de pele com fototerapia, ou seja, com luz intensa pulsada (LIP) é uma técnica avançada que une tecnologia e eficácia para reduzir manchas e revitalizar a aparência da pele.

Neste artigo, vamos explicar como funciona o procedimento, seus benefícios e os principais cuidados necessários para a sessão.

Como funciona o clareamento de pele com fototerapia?

O clareamento da pele é feito através de um avançado equipamento de luz pulsada por LED que promove o clareamento da pele de forma segura e eficaz. Desenvolvido com tecnologia de ponta, é o segredo para uma pele mais radiante. 

O que é a Luz Intensa Pulsada (LIP)? 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia descreve a luz intensa pulsada da seguinte maneira: 

“Uma tecnologia que emite feixes de luzes policromáticas e não colimada (em várias direções). Ou seja, são luzes diversas que emitem comprimentos de onda variados na pele, gerando calor local por meio desses disparos.

No tecido que está sendo tratado existem componentes fotorreceptivos, cromóforos, os quais convertem a energia luminosa que receberam do equipamento em calor, coagulando o tecido e ativando, também, reações químicas do organismo. Desse modo, lesiona-se somente o tecido-alvo.”

Processo de Clareamento de Pele

A fototerapia age diretamente na pigmentação da pele, utilizando a tecnologia da Luz Intensa Pulsada (LIP). Esta técnica, embora conhecida pela fotodepilação, também é extremamente eficaz no clareamento cutâneo. 

A luz emitida em feixes policromáticos atua nos cromóforos da pele, convertendo a energia luminosa em calor e tratando as áreas pigmentadas. Os resultados esperados incluem uma redução visível das manchas escuras, melhoria na textura da pele e um aspecto geral mais rejuvenescido.

Leia também: Manchas escuras na pele: Como identificar e evitar seu surgimento

Benefícios da fototerapia para a pele 

Ainda segundo levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a tecnologia de luz intensa pulsada quando utilizada na fotodepilação promove uma série de benefícios. Listamos alguns deles: 

  • Rejuvenescimento da pele: estimula a produção e reorganiza uniformemente as fibras colágenas e elásticas, sendo estas responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele;

  • Redução dos microvasos, rubor e vermelhidão na pele;

  • Contribui para minimizar o aparecimento de rugas finas e grossas;

  • Melhora a textura e aspereza da pele;

  • Contribui para a redução do tamanho de poros; 


  • Contribui para a redução do aparecimento de acnes e manchas na pele;
 

  • Ajuda a melhorar a circulação sanguínea na área dos olhos, reduzindo a aparência de olheiras.



Contraindicações 

Embora a fototerapia seja um procedimento indolor, graças ao resfriamento da ponta do equipamento, existem algumas contraindicações. Não é aconselhável para peles bronzeadas, grávidas, lactantes, usuários de medicamentos fotossensíveis e pessoas com patologias autoimunes.

Orientações para o procedimento

No momento da sessão,  a área a ser tratada deve estar íntegra e depilada. Após o procedimento, siga as seguintes recomendações:

  • Caso pretenda usar desodorante, aguarde pelo menos 24 horas após a sessão;

  • O banho deve ser realizado somente 2 horas após a sessão;

  • Evite exposição ao sol na área tratada;

  • Evite roupas íntimas apertadas;

  • Evite causar atrito na área tratada.

Leia também: Cuidados com a pele do rosto: 10 dicas para a pele perfeita