Muitas pessoas acreditam que a depilação com cera escurece a pele e, por isso, não recorrem ao procedimento com medo das temidas manchas. Mas afinal, isso é mito ou verdade?
No texto a seguir vamos esclarecer essa questão e ainda indicar tratamentos em caso de surgimento de manchas na pele. Continue a leitura e fique por dentro.
Afinal, depilação com cera escurece a pele?
A depilação com cera pode sim escurecer a pele. Contudo, isso não é algo muito comum de acontecer.
Alguns fatores podem propiciar o escurecimento da região depilada, como por exemplo:
- Aplicação da cera em temperatura inadequada, ou seja, muito quente;
- Movimentos bruscos;
- Uso de produtos reutilizáveis;
- Exposição solar inadequada.
A mancha na pele causada pela depilação ocorre em decorrência da produção excessiva de melanina. Todos os fatores citados acima contribuem para isso.
Portanto, pode-se dizer que, pessoas com peles escuras terão uma maior probabilidade de escurecimento da região depilada.
Durante o procedimento de depilação, a pele sofrerá um trauma para que seja possível eliminar os pelos da região. Logo, toda vez que a pele sofre esse trauma, ela fica sujeita a um aumento da produção de melanina, o que pode gerar manchas na pele.
Como tratar manchas de depilação?
Existem alguns procedimentos estéticos que podem auxiliar no clareamento de manchas de depilação, como peelings e tratamento a laser, por exemplo.
É possível também tratar as manchas na pele com dermocosméticos de uso tópico que possuam ativos clareadores. Como por exemplo a niacinamida e o ácido tranexâmico.
Porém, é importante ressaltar que, um tratamento para clareamento de manchas de depilação deve ser recomendado apenas por um médico especialista, ou seja, um dermatologista.
Leia também: Quais as vantagens da depilação a cera?
Dicas para evitar o escurecimento da pele
Existem alguns cuidados que podem ser seguidos para que sejam minimizados os riscos de aparecimento de manchas de depilação na pele. Listamos alguns deles:
- Indicamos que você faça uma esfoliação na região a ser depilada três dias antes do procedimento. O objetivo é promover a renovação celular da pele da região, facilitando a remoção dos pelos e minimizando os riscos de causar manchas e alergias;
- Utilize cremes calmantes para aliviar a vermelhidão na região;
- Não utilize ácidos na região depilada no período em que a pele estiver sensível;
- Evite também utilizar produtos com álcool;
- Evite exposição direta ao sol por pelo menos 48 horas após o procedimento de depilação.
Um dos cuidados mais importantes para evitar manchas de depilação na pele é o uso constante do protetor solar. Este se torna ainda mais importante após a sessão de depilação. Afinal, a pele estará sensibilizada e mais suscetível ao aparecimento de manchas, portanto, a proteção diária é fundamental.
Leia também: Alergia após depilação com cera: o que fazer?
Cera depilatória exclusiva do Pello Menos
Uma das melhores formas de evitar que a cera escureça a pele é recorrendo a profissionais de qualidade, que façam uso de produtos seguros e confiáveis.
No Pello Menos, por exemplo, criamos um produto exclusivo, bem elaborado e que fizesse bem à saúde da pele das nossas clientes.
Nossa cera exclusiva é mais suave, mais emoliente e com condições de ser passada numa área mais extensa sem causar dores adicionais. Essa é a garantia que damos com o nosso produto.
Dessa forma, nossa cera é única no segmento. Isso porque não basta juntar o mel e as demais especiarias naturais que contém na sua fórmula, mas sim saber o ponto certo da elasticidade e a textura correta. Além disso, é preciso também acertar na coloração para deixar a cliente segura que não haverá complicações em sua depilação.
Mais do que só uma cera depilatória de qualidade, prezamos por profissionais de qualidade. Por isso, o Centro de Orientações Profissionais (COP) treina todas as depiladoras que manuseiam o nosso produto. Dessa forma, garantimos um serviço sem complicações durante a aplicação e remoção do mesmo.