O aparecimento de manchas escuras na virilha e na axila atinge muitas pessoas, principalmente as mulheres. Além de causar desconforto, o problema pode afetar a autoestima, fazendo que algumas delas deixem de usar determinados tipos de roupa para que as manchas não apareçam.
Por se tratar de uma situação frequente, fizemos um conteúdo especial para solucionar as principais dúvidas sobre virilha escura e axila escura: o que pode ser? Tem tratamento? É normal a mudança de cor com a depilação? Continue a leitura e confira as respostas!
Possíveis causas
Irritações na pele e reações alérgicas decorrente de cremes e itens de higiene podem ocasionar um aumento da pigmentação das axilas e da virilha, e é essa concentração de melanina que é responsável pelo escurecimento.
Ao contrário do que muita gente pensa, não é comum que as axilas fiquem manchadas pelo uso de desodorantes. Entretanto, dependendo da presença de alguns componentes químicos, como o álcool, ele pode ser considerado um dos porquês de as axilas escurecerem.
Outro ponto que pode influenciar nessa questão é o fator genético. Pessoas com pele negra possuem maior concentração de melanina e, por isso, as manchas ficam mais evidentes.
Mas, como mostraremos a partir de agora, o escurecimento das regiões é, na maioria das vezes, consequência de processos inflamatórios. Confira algumas das principais causas para axila e virilha escuras:
Atrito constante
Por serem áreas de atrito constante, essas regiões são mais vulneráveis à irritação e à hiperpigmentação. A pele escura na virilha e na axila é consequência de uma assadura, que pode vir acompanhada de bolinhas vermelhas e da sensação de ardor.
Para se proteger dessa espécie de agressão, a pele cria uma camada mais espessa, que acaba desencadeando um processo inflamatório e deixando axila e virilha escuras.
O uso de roupas apertadas deixa a região mais quente e úmida. Além de dificultar a respiração da pele, aumenta o atrito entre os membros e as roupas justas. Como resultado, há um estímulo à produção de melanina, levando ao aparecimento de manchas mais escuras.
Depilação com cera, lâmina ou creme depilatório
Uma pesquisa mostrou que 64,3% das mulheres brasileiras preferem fazer uma depilação íntima completa sempre que possível. O processo depilatório com cera, lâmina ou creme agride a pele. Como resposta, é desenvolvida uma hipercromia pós-inflamatória.
Nela, a pele que está machucada, para compensar a inflamação, passa a produzir mais melanina. Se, depois da depilação, a pessoa aplicar desodorantes com pH ácido, a irritação é ainda maior.
Além do aparecimento de manchas na virilha e nas axilas, esses tipos de depilação podem causar uma inflamação dos folículos pilosos, conhecida como foliculite.
Alterações hormonais
Você sabia que os hormônios têm influência no aparecimento de manchas em várias regiões do corpo? Muitas mulheres grávidas não sabem por que a virilha fica escura, mas podem ser os hormônios!
O desequilíbrio hormonal em decorrência da gestação contribui para a pigmentação da pele em áreas como axilas, virilha e auréola. Além disso, as chances de desenvolvimento de melasma também são maiores durante a gravidez.
Uso de receitas caseiras
Na busca por uma resposta rápida sobre como clarear virilhas escuras, muitas pessoas acabam testando receitas caseiras que encontraram na internet. Não é raro encontrarmos páginas que prometem tratamentos milagrosos – que parecem dar super certo para as modelos.
Entretanto, se feitas de maneira incorreta, além de não eliminarem as manchas, essas misturas podem acabar piorando o problema. Dentre os ingredientes mais utilizados estão amido de milho, talco, água oxigenada e limão com açúcar.
O amido e o talco ajudam a “acalmar” a irritação e a diminuir o atrito, mas nenhum dos dois elementos é capaz de clarear a pele.
A água oxigenada, muitas vezes utilizada para clareamento de pelos, pode causar queimaduras e até intoxicação. Da mesma maneira, a acidez do limão pode provocar lesões, especialmente se houver exposição ao sol.
Virilha e axilas escuras: como clarear
Por remover camadas de células mortas e dar espaço para renovação da pele, a esfoliação é uma das medidas no tratamento para virilha e axilas escuras. Porém, em casos mais avançados, é preciso contar com o apoio de tratamentos estéticos mais elaborados, como os que mostraremos agora:
Pomadas e cremes clareadores
Existem alguns elementos específicos que ajudam a clarear manchas, como ácido kójico, vitamina C e hidroquinona. As substâncias presentes nessas pomadas e nesses cremes atuam nas células produtoras de melanina, controlando a produção do pigmento e clareando as regiões de aplicação.
Por serem medicamentosos, esses itens só devem ser usados com a prescrição e com o acompanhamento de um médico dermatologista. Siga à risca a recomendação, pois o excesso de produto pode causar irritações.
Peeling químico
O peeling químico é um tratamento estético muito eficaz na renovação da pele, no clareamento e até mesmo na eliminação completa de manchas escuras.
De acordo com as características da pele da paciente e do tamanho da mancha, o profissional remove camadas mais superficiais da pele, através do uso de substâncias ácidas.
E os efeitos vão além do clareamento. Com o peeling químico, a espessura da pele fica mais fina, a textura fica mais macia e com ainda mais brilho.
Independentemente do tipo de procedimento, é fundamental evitar exposição e o uso de cremes que não sejam indicados pelo dermatologista. É importante ressaltar que os cuidados especiais devem continuar, mesmo depois da finalização das sessões.
Depilação a laser
Como mostramos até aqui, os tratamentos para clarear manchas nas axilas e na virilha vão desde cremes especiais, passando por aplicações de peeling, até outros métodos avançados, como o laser.
A depilação com luz pulsada, também conhecida como depilação a laser, é uma das soluções mais eficazes para o tratamento de axila e virilha escuras. A luz pulsada destrói os pelos e ataca a melanina, removendo o folículo piloso por completo e fazendo com que a pele fique mais clara.
Os benefícios da depilação a laser também incluem a redução da irritação e dos danos causados anteriormente por depilação com cera ou lâmina e a prevenção de novas manchas.
Esse tipo de depilação não é agressivo. Porém, por atingir camadas mais profundas da epiderme, é necessário continuar com os cuidados após as sessões de laser.
Dicas para evitar virilha e axilas escuras
Os cuidados com a pele devem ser sempre mantidos, e redobrados, principalmente, em períodos mais quentes. Confira algumas dicas para deixar a pele sempre saudável:
- use roupas leves e não muito coladas ao corpo;
- faça higienização e esfoliação do local de forma preventiva;
- hidrate as regiões com frequência, utilizando cremes adequados para seu tipo de pele;
- não use desodorantes ou cremes com álcool, triclosan ou cloridróxido de alumínio;
- utilize protetor solar, mesmo em dias nublados;
- dê preferência para depilações que não irritam a pele, como o laser. Reduza o máximo possível a utilização de lâmina ou cera depilatória com frequência. Caso utilize lâminas, use cremes ou espumas emolientes;
- após a remoção dos pêlos, evite exposição ao sol;
Para evitar axilas e virilha escuras, invista no tratamento à laser. Conheça a Pello Menos e fique livre das manchas! Cuide de você, da sua saúde e do seu bem-estar!