11 de abril de 2025

Guia Completo para abrir uma franquia de depilação

franquia de depilação

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos empreendedores, mas os desafios envolvidos podem ser desmotivadores. É aí que investir em uma franquia de depilação se torna uma alternativa inteligente: você entra no mercado com uma marca consolidada, um modelo de negócio testado e suporte especializado.

No segmento de depilação, as franquias vêm se destacando pela alta demanda e recorrência de clientes. Mas como funciona esse modelo? Quais são os custos e etapas para abrir uma unidade? Neste guia completo, vamos responder a essas perguntas e mostrar por que investir em uma franquia de depilação pode ser uma excelente escolha. 

Por que investir em franquia?

É claro que qualquer negócio conta com riscos, porém, é comprovado que, ao abrir uma franquia, essa margem de riscos é reduzida consideravelmente. 

Pensemos da seguinte maneira, quando você começa um negócio do zero, você vai precisar de tempo para consolidar sua marca no mercado, para criar uma rede de clientes. E tudo isso já vem agregado quando você abre uma franquia de uma marca já existente. 

Já há um caminho trilhado e você só vai precisar seguir os atalhos para atingir resultados melhores. Ou seja, o retorno do seu investimento é muito mais rápido e seguro. 

Crescimento do segmento de franquias de depilação

Os pelos do corpo são indesejados por muitas pessoas. Por isso, surgiram alguns métodos para retirá-los de forma duradoura e que são muito utilizados, principalmente pelo público feminino. Essa procura elevada faz do mercado de depilação um empreendimento sólido e de muito sucesso.

Além disso, o Brasil é um país com mulheres muito vaidosas, que procuram se cuidar constantemente. Dessa forma, a busca por serviços de beleza no Brasil, de forma geral, é bem grande. 

Efeito disso é que no ramo de franquias, que por sinal são grandes contribuintes da economia brasileira, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar é um dos que mais crescem. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor apresentou um crescimento de 13,5% em 2024, movimentando R$ 273 bilhões no ano.

Leia também: Franquia de beleza: detalhes sobre um dos melhores setores para investimento

Como abrir uma franquia?

As franquias são empresas que disponibilizam sua marca para que os demais empreendedores possam desenvolver atividade em determinada cidade.

Se você tem interesse em abrir uma franquia você deve estar ciente que, para se beneficiar de um negócio experimentado e bem sucedido, você deverá receber orientações para a instalação e operação da marca franqueada. O objetivo é que se cumpra o padrão exigido pela franqueadora. 

Essa relação entre franqueado e franqueadora também envolve questões burocráticas de remuneração. Explicaremos melhor a seguir.

Questões burocráticas

No primeiro momento em que se contrata uma franquia, é necessário que seja feito o pagamento de uma quantia específica, que corresponde à concessão do uso da marca pelo franqueado.

A quantia é paga pelo franqueado no momento da assinatura do contrato, e é um valor fixo e único cobrado neste momento. Ao final do acordo, a renovação pode constar uma nova cobrança da taxa de franquia.

Essa taxa remunera a franqueadora em licença de direito de uso da marca, capacitação inicial do franqueado e de sua equipe antes da inauguração e transferência de know-how.

Outra questão burocrática importante a ser levada em conta é a mensalidade que deve ser paga à franqueadora. O valor a ser pago dependerá de inúmeros fatores, como por exemplo, o nível de faturamento que é possível obter com a sua unidade.

No valor da mensalidade paga para o franqueador estão inclusos a taxa de royalties, que gira entre 1% e 15%, a taxa de publicidade que é de em média de 2% a 5% e a taxa de fornecimento de suprimentos, que depende do tipo de produto comercializado, que gira em torno de 20% a 40% de taxa sobre o valor total das suas compras.

De acordo com a Lei de Franquia Brasileira (Lei 8.955/94), os royalties no contrato de franquia são definidos como sendo a “remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados(suporte) pelo franqueador ao franqueado”

O dia a dia de um franqueado

Ok, o contrato para abrir uma franquia está assinado, e agora como funciona essa rotina na unidade? Antes de mais nada é importante frisar que, para abrir uma franquia você não precisa necessariamente entender do negócio que irá gerir. 

É exatamente este o papel da franqueadora. Ela deverá fornecer todo o suporte necessário para que a empresa atinja os resultados almejados. 

O que isso significa na prática? Na maioria dos casos há todo um suporte que envolve desde consultorias financeiras, consultoria de campo para auxiliar na padronização da unidade, equipe de SAC para atender às dúvidas do franqueado, dentre outras funcionalidades.

Custos de um franqueado

Antes de comprar uma franquia de depilação, é importante entender os custos envolvidos. Listamos quais são os mais comuns que são praticados em contratos de Franquia. Confira!

Taxa de franquia

É um valor único estipulado pelo franqueador para que o franqueado possa aderir ao sistema, pago na assinatura do pré-contrato ou contrato de franquia. Esta taxa também remunera o franqueador pelos serviços inicialmente oferecidos ao franqueado.

Alguns franqueadores cobram um percentual da taxa de franquia no momento da renovação do contrato.

Royalty

Remuneração periódica paga pelo franqueado pelo uso da marca e serviços prestados pelo franqueador.

Existem várias maneiras de cobrar esta taxa. Algumas redes cobram o royalties sobre o faturamento bruto. Outras incorporam o valor no preço dos produtos. 

Fundo de Propaganda

Montante referente às taxas de publicidade pagas pelos franqueados e pelas unidades próprias dos franqueadores e que deve ser utilizado para ações de marketing que beneficiem toda a rede.

Em geral, o franqueador é o administrador do fundo, mas deve prestar contas periódicas aos franqueados.

Conselho de Franqueados

Tem caráter consultivo e é constituído pela franqueadora e por um grupo de franqueados principalmente para a administração do Fundo de Propaganda.

Leia também: Gestão de franquias para iniciantes: 5 conceitos básicos

Capital de Giro: como funciona? 

Capital de giro é a quantia que você precisará dispor para manter a saúde financeira do negócio. Ou seja, neste cálculo são incluídas as despesas de taxas de franquia, folha de pagamento, encargos sociais e demais custos fixos da unidade. 

Em alguns casos, há exigência da franqueadora de que o franqueado disponha deste capital de giro por até seis meses ou até um ano de funcionamento do negócio. 

O objetivo é a garantia e manutenção das finanças do negócio, evitando-se riscos em caso de eventuais problemas durante o período inicial da unidade. 

Custos operacionais

Além das taxas cobradas pela franqueadora que descrevemos acima, o empreendedor deve levar em consideração os custos operacionais do negócio. 

Isto é, referentes a gastos comuns a qualquer negócio, como aluguel, serviços de telefone, internet, energia elétrica, funcionários, contador, dentre outros. 

Antes de abrir o negócio é importante colocar todas essas despesas no papel e ponderar sobre a decisão a ser tomada. 

Abra uma franquia de depilação Pello Menos 

A Pello Menos é uma rede forte, estruturada e consolidada. Além de oferecer todo o suporte básico que qualquer franqueadora tem a obrigação de oferecer, proporciona um vasto leque de vantagens que só ela possui em seu segmento, trazendo mais resultados, segurança e tranquilidade para o novo empreendedor. São eles:

Suporte

Franqueados têm à disposição todo o tempo, orientação para montagem do negócio, um setor específico de compra cooperada, negociações de valores e prazos diferenciados para compra dos materiais operacionais, proporcionando redução de custos ao seu negócio.  

Treinamento

Transferência de todo know how com treinamento, um Centro de Treinamento que dispõe de profissionais totalmente capacitadas para atendê-los sempre que for necessário, orientação técnica e suporte de gestão com visitas periódicas através da nossa equipe de consultoria. 

Publicidade e Marketing

Instrumentos de marketing a disposição do franqueado para atrair clientes.

Recrutamento

Um setor de Recrutamento e Seleção, com uma profissional qualificada que irá fazer toda a triagem da futura equipe da nova unidade, bem como, faça-se necessário a substituição de alguma profissional (durante todo o contrato) até a aprovação e contratação pelo franqueado.

Gostou e se interessou pelo método de funcionamento da rede de Franquia Pello Menos? Então clique aqui para descobrir como se tornar um dono de Franquia de Depilação e fazer parte desse empreendimento de sucesso.