Estamos passando por um momento de muitas incertezas com a pandemia de coronavírus. Um dos resultados desse período é a crise econômica que vem afetando empresas de todos os portes. E então surge o questionamento, abrir franquia em tempos de crise é um bom investimento?
Tempos de crise exigem muita cautela na ação de qualquer tipo de movimentação financeira. Há muitos riscos e imprevisibilidade em jogo. Porém, você não deve estagnar. É preciso avaliar e ponderar a respeito dos prós e contras de se tomar uma decisão tão importante quanto a de abrir uma franquia.
No texto a seguir você vai descobrir se esse pode ser um investimento vantajoso para você. Confira!
Afinal, abrir franquia na crise é um bom negócio?
Períodos de crise geram uma instabilidade na economia, isso é fato. Logo, qualquer tipo de investimento deve ser feito com muito planejamento para evitar prejuízos.
Riscos vão existes, é claro, entretanto, é possível sim ver oportunidades de negócios mesmo durante a crise. E uma forma de reduzir os riscos é justamente fazendo o investimento em franquias.
Por que abrir em franquia pode ser um investimento?
Estudos indicam que, apenas 5% das franquias fecham as portas nos dois primeiros anos do negócio. Enquanto isso, o número de negócios que começaram do zero que fecham as portas no mesmo período sobe para 23%.
Mas por que isso acontece? Simples, porque franquias são empresas com modelo de negócio já estruturado. Ou seja, quando você opta por investir nesse segmento, você estará adquirindo uma empresa que já conta com um know how, com uma consolidação de mercado.
Logo, os riscos do negócio falhar são muito menores, uma vez que este já é um modelo que foi testado e aprovado pelo mercado.
Financiamentos acessíveis
Um fator que torna atrativo a abertura de uma franquia é o fato de que geralmente os financiamentos se tornam mais acessíveis durante a crise. Isso acontece pois os bancos buscam ajudar na retomada da economia, logo, passam a oferecer juros mais baixos para tal.
Com isso, aquele investimento que você está se planejando para fazer há um tempo, pode sair do papel nesse período.
Nossa dica é, pesquise muito antes de fechar negócio. Como dissemos acima, o período é de muita instabilidade, por isso o mercado está muito volúvel. É preciso acompanhar como estão as taxas de juros e avaliar todas as suas opções antes de obter um crédito.
A escolha do segmento para investir é decisiva
A crise do coronavírus já está causando e continuará a afetar todos os setores da economia. Além desse impacto que já é palpável, teremos também, muito provavelmente, uma mudança de hábitos de consumo.
O isolamento social é a principal medida recomendada para conter a disseminação do vírus. Isso significa que as pessoas estão mais em casa, logo, a forma que elas consomem serviços e produtos precisou ser modificada.
Então fica a pergunta, como as pessoas vão se comportar quando tudo isso acabar? Quais são os hábitos desse período que se tornarão rotina após a quarentena? Muita coisa vai mudar, outras vão se manter mas precisarão se adaptar à nova realidade.
Portanto, certifique-se de escolher um segmento que não será muito afetado com esse “novo mundo”. Escolha uma área que apresente um bom crescimento e apresentará menos riscos para o seu investimento.
Leia também: Como funciona uma franquia: especificidades desse modelo de negócio
Dica: invista em Franquias de Beleza e Estética
Se tem algo que as mulheres não abrem mão é com os cuidados pessoais, não é verdade? Por isso, o segmento de beleza e estética não costuma sofrer com as crises econômicas, uma vez que as pessoas dificilmente deixam de se cuidar.
Além disso, esse setor não vai sofrer muito com as sazonalidades. É um tipo de serviço com movimento constante durante todo o ano.
Os números comprovam os benefícios
Fizemos um levantamento dos principais dados que apontam os motivos que fazem de uma Franquia de Beleza e Estética um excelente investimento para você. Confira:
- Crescimento constante: só entre 2015 e 2017, o faturamento da área teve um crescimento de cerca de 35%.
- Geram cerca de 8 bilhões de faturamento para o franchising no Brasil. Além disso, o setor ocupa o segundo lugar em melhor desempenho entre as franquias, com elevação de 9,7% de 2017 para 2018.
- Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) o Brasil ocupa a quarta posição no ranking de países com mais consumidores de produtos e serviços voltados à estética, beleza e perfumes. Estamos atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.
- Um estudo da Quorum Brasil — empresa de pesquisas de mercado — mostrou que 97% das mulheres brasileiras dizem se preocupar com a aparência, o que as leva a consumir itens voltados à beleza.