5 de junho de 2020

Meditação para iniciantes: 9 dicas simples para iniciar a prática

meditação para iniciantes

O autocuidado vai muito além de apenas focar no seu exterior, e nos cuidados com a estética. É muito importante também olhar para dentro, respeitar suas limitações e inseguranças, enfim, cuidar da sua saúde mental. Existem várias formas de fazê-lo, e vamos ensinar aqui uma dessas técnicas, a de meditação para iniciantes. 

A meditação é uma prática muito comum, porém, muitas pessoas acabam evitando-a por assumir que não seja capaz, seja por falta de tempo ou dificuldade de concentração. Mas acredite, qualquer um pode meditar, basta prática e persistência. 

E nós vamos ajudá-la (o) nesse processo. Separamos algumas dicas simples de meditação para iniciantes para você começar a praticar agora mesmo. Vamos lá? 

Benefícios da meditação 

Antes de apresentar as dicas de meditação para iniciantes, vamos falar um pouco sobre os benefícios da prática. Acreditamos que dessa forma você se sentirá ainda mais motivado para começar. 

Nossa rotina está cada vez mais caótica, são várias as cobranças, inseguranças e incertezas que precisamos lidar diariamente, não é verdade? E como resultado acabamos nos tornando pessoas estressadas e ansiosas. 

Por isso, é muito importante buscar formas de aliviar essa tensão, de desacelerar. E é este o intuito da meditação. A prática tem objetivo de fazer com que você seja capaz de se conectar consigo mesma e focar no presente. 

Não é a toa que meditar é um dos melhores aliados para promover o autoconhecimento. Pois, dessa forma você para de fugir dos seus pensamentos e passa a entendê-los, aceitá-los. 

E ao praticar essa conexão com o seu eu interior você consegue relaxar a sua mente, aliviando com isso os sintomas de estresse e ansiedade. 

Dicas de meditação para iniciantes 

Agora que você já sabe quais são os benefícios que você vai alcançar com a meditação, chegou a hora de aprender a praticá-la. 

Não se preocupe pois é mais simples do que parece e você não vai precisar de inúmeros equipamentos e um longo período de prática para já começar a sentir os resultados da meditação, viu? 

Então vamos lá? Pegue um papel e caneta e já vai anotando aí nossas dicas de meditação para iniciantes: 

1. Defina um bom horário 

Você precisa separar uns minutos exclusivos para a meditação. E não existe uma hora ideal para isso, o mais importante é que seja em um horário que você esteja disposto, e posso praticar sem pressa. 

Muitas pessoas gostam de praticar pela manhã, para já começar o dia energizado e bem disposto. Mas se isso não funciona para você, tudo bem. Você pode praticar na hora que chegar do trabalho, ou antes de se deitar, por exemplo. 

2. Encontre um lugar tranquilo para praticar

Recomendamos que você defina um lugar para realizar suas práticas de meditação. Esse local precisa ser o mais silencioso possível para ajudá-la a se concentrar. 

Você deve desligar ou silenciar o celular, deixe também a televisão desligada, e elimine todas as distrações no ambiente. É indicado também reduzir um pouco a luz artificial, ou desligá-la completamente durante a prática. 

Você pode meditar deitada ou sentado, no chão, no sofá ou na sua cama, tanto faz, o mais importante é você se sinta confortável e relaxado (a). 

3. Use roupas confortáveis

Você precisa estar o mais confortável possível para conseguir se concentrar. Por isso, evite roupas apertadas que poderiam te distrair durante a meditação. 

Dê preferência para roupas que permitam uma maior flexibilidade, e que você se sinta à vontade. 

4. Concentre na sua respiração

Respirar. Esse é o princípio básico da meditação para iniciantes. Ao trazer o seu foco para a respiração, você acalma sua mente e relaxa todo o seu corpo. 

Você deve inspirar profundamente e expirar lentamente. Faça isso por vários minutos, e se concentre exclusivamente nesse gesto. Tente perceber os locais onde você sente melhor sua respiração. Quais partes do seu corpo vibram mais? Você sente seu peito estufar e seu pulmão se expandir? Se concentre apenas nisso. 

5. Ouça uma música relaxante

Uma música relaxante pode ajudá-la a se concentrar melhor. Geralmente, durante a meditação é interessante recorrer a sons que remetem à natureza, como o barulho da chuva e de pássaros cantando, por exemplo. 

6. Faça da meditação um hábito 

É importante se lembrar que, o cérebro é um músculo. Logo, assim com você faz exercícios regularmente na academia para fortalecer seu corpo, será necessário a mesma disciplina para treinar sua mente. 

Tire pelo menos três dias da semana para meditar. Apenas cinco minutos do seu dia já bastam para você começar a sentir os resultados. Deixe isso virar um hábito e vai aumentando o tempo da sessão aos poucos, passe para dez minutos, depois vinte, e até trinta minutos. 

7. Não se cobre tanto

Não é logo no início que você será capaz de atingir um estágio de concentração plena. E tá tudo bem, isso é normal. O mais importante é você seguir praticando, seguir treinando sua mente. 

No início você provavelmente vai perceber certos pensamentos aleatórios durante a sessão. Isso também é normal e esperado. Não lute contra eles, apenas deixe-os fluir e em seguida busque retomar o seu foco na sua respiração. 

8. Pratique a atenção plena

A atenção plena nos ensina a não fugir dos pensamentos, mas sim observá-los e entendê-los. Podemos classificar a meditação de atenção plena como uma meditação consciente. 

Como assim? Bom, durante a prática você estará em um estado de abstração e relaxamento, correto? Nesse momento você se tornará um mero espectador dos seus pensamentos. Deixe-os fluir, não lute contra eles, apenas observe como eles veem e vão, como eles são passageiros. 

Experimente fechar os olhos por alguns instantes e busque analisar atentamente o que está se passando na sua mente durante aqueles minutos. 

9. Experimente a meditação guiada

A meditação para iniciantes pode ser um exercício difícil a princípio, mas você pode contar com uma ajuda. Existem uma série de vídeos online e aplicativos que podem ajudá-lo com a meditação guiada. 

Esses vídeos vão ajudá-la (o) a atingir um estágio de concentração plena. Basicamente eles vão te guiar ao longo da prática, indicando as melhores formas de direcionar e disciplinar sua atenção. 

Fizemos uma lista com alguns aplicativos que você baixar no seu celular para praticar a meditação guiada. Confira: 

  • Meditopia
  • Insight Timer
  • Sattva
  • 2.5 Minutos
  • Medite.se