As empresas de estética precisam de um marketing para depilação que seja estratégico de modo a se manterem competitivos no mercado. Saber como se promover pode ser o segredo para conquistar bons resultados numa área de alta concorrência como essa.
Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas que consideramos preciosas e que fomos colocando em prática com a nossa própria marca. Continue lendo e confira!
Por que investir em marketing para depilação?
O Brasil é o terceiro país do mundo com o maior mercado de estética. Isso significa que há muitas oportunidades nessa área, ou seja, as pessoas por aqui gostam e buscam procedimentos estéticos, como a depilação.
Porém, esse dado também aponta que a competitividade é altíssima no setor. Por isso, é muito importante encontrar maneiras de se destacar. O investimento em marketing é uma das melhores estratégias nesse sentido.
Aqui nos referimos tanto ao marketing offline, com divulgação em cartões, banners, quanto no digital, uma área que cresce a cada ano. Afinal, é dessa forma que você fará a sua marca ter uma propagação mais, isto é, poderá atingir mais pessoas e, com isso, levar mais clientes até o seu estabelecimento.
Dicas de marketing para depilação
Abaixo listamos algumas práticas de marketing interessantes para colocar em prática no setor de depilação. Veja:
1. Esteja presente nas redes sociais
Atualmente, uma grande parte da população está presente nas redes ou é atingida pelos conteúdos ali produzidos de alguma forma. Por isso, ter um perfil em uma rede social é requisito imprescindível para toda e qualquer empresa.
O seu público-alvo certamente está presente em redes como Instagram e Facebook, por exemplo. Logo, você também deve estar ali se comunicando com eles e criando uma relação de confiança e autoridade.
Portanto, use esse canal para divulgar seus diferenciais. Fale sobre os aspectos que fazem a sua empresa se destacar, mostre o dia-a-dia na clínica, divulgue depoimentos de clientes satisfeitos, enfim, busque produzir conteúdos que sejam interessantes e relevantes para o seu público.
2. Tenha um público-alvo bem definido
Para fazer uma divulgação de marketing para depilação assertiva, você precisa ter claro quem é o seu público-alvo. Quanto mais minucioso você for, melhor.
São algumas informações importantes para ter conhecimento:
- Profissão do cliente ideal;
- Idade;
- Principais interesses;
- Grau de escolaridade;
- Principais desafios;
- Hobbies;
- Quais são os seus valores.
Com a sua persona definida, você será capaz de criar estratégias muito mais assertivas e saberá exatamente o que o seu cliente busca e como você pode se comunicar com ele de forma mais personalizada.
3. Faça promoções
As promoções devem fazer parte de toda estratégia de marketing. Afinal, elas são dos atrativos mais eficientes para levar novos clientes até o seu estabelecimento.
Por isso, é interessante pensar na criação de ações de promoção constantes. Você pode, por exemplo, usar datas comemorativas para oferecer descontos exclusivos.
Para o setor de depilação, datas como o Dia dos Namorados, Dia das Mulheres, Black Friday são boas oportunidades de lançar campanhas específicas com descontos para o seu público-alvo.
4. Ofereça benefícios exclusivos
É papel do marketing também criar ações que visam a fidelização dos clientes. Oferecer benefícios exclusivos é o melhor caminho para conquistar o seu público, além de ser uma excelente forma de criar um diferencial para a sua marca.
Aqui no Pello Menos, por exemplo, nós oferecemos uma série de benefícios, como:
- Plano de Assinatura: temos um pacote de depilação a laser (Clube do Laser) e a cera (Assinante VIP), onde a cliente paga um valor mensal e pode depilar várias regiões do corpo e/ou rosto todo mês;
- Espera Premiada: Caso o tempo de espera exceda os 30 minutos, a cliente recebe 20% de desconto em sua próxima visita;
- Amiga Premiada: A cada indicação para uma nova cliente na rede, você GANHA 10% em sua depilação, em qualquer Pello Menos;
- Super Teen: Meninas até 18 anos ganham 15%* de desconto nos serviços de depilação à cera, fotodepilação e serviços de linha!
5. Produza conteúdos relevantes
É muito interessante para a estratégia de marketing para depilação a criação de um blog. Esse canal deve ser usado para produção de conteúdos interessantes para o seu público-alvo. Isto é, sua marca deve poder responder às dúvidas sobre temas relacionados ao seu segmento.
Seus clientes provavelmente terão dúvidas sobre os cuidados pré e pós depilação, sobre as possíveis reações ao procedimento, entre outros itens relacionados. Logo, crie textos que vão solucionar essas dúvidas de forma clara e objetiva.
6. Invista em franquias
Se você quer empreender e deseja um negócio que dê um bom retorno de investimento, abrir uma franquia pode ser a sua melhor opção.
Todo novo negócio envolve riscos, porém eles são minimizados quando é uma franquia. O motivo é que você estará investindo em um modelo de negócio já estruturado, que já possui um nome no mercado, um reconhecimento.
Dessa forma você já chega ao mercado com uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
Além disso, na grande maioria dos casos, a franqueadora é a responsável por realizar as principais ações de marketing. Sendo assim, você enquanto franqueado não precisará se preocupar em criar as estratégias, mas apenas replicá-las e adaptá-las para a sua loja.
Leia também: Franquia de sucesso no Brasil: dicas para investir no segmento correto
Franquias para Investir no Brasil: setor de Beleza entre os principais
Seja um franqueado Pello Menos
Especialista em beleza há mais de 20 anos, o Pello Menos é um instituto de depilação com foco no atendimento ao público feminino. A rede oferece serviços de depilação com cera, depilação a laser, depilação com linha e design de sobrancelhas.
Resultados da Franquia Pello Menos
Veja alguns dados que comprovam as vantagens de investir em uma franquia do Pello Menos.
Investimento na rede de franquias Pello Menos
O investimento inicial numa franquia Pello Menos inclui tudo que o franqueado precisa para começar a ver o retorno do negócio. Algumas das garantias com o investimento são:
- Adequação de Imóvel;
- Consultoria Financeira;
- Estoque Inicial, Mobiliário, Letreiro e Projeto Arquitetônico;
- Treinamento;
- Marketing inaugural;
- Manual e acompanhamento de obras;
- Assessoria na escolha do ponto comercial.
Além disso, outros dados como número de atendimentos diários comprovam o quanto o investimento vale a pena. Veja só:
Atendimentos diários
Cada unidade Pello Menos atende, em média, 70 clientes por dia. A qualidade do atendimento, as promoções e programas que beneficiam as clientes garantem uma grande adesão do público feminino.
Retorno do investimento
Os dados mostram que o retorno financeiro é conquistado entre 18 a 36 meses, em média. Além disso, a média de faturamento mensal da rede é de 80 mil reais, tendo a média de lucratividade estimada em até 25%.
Nosso faturamento anual é de até 1,6 milhões.