3 de abril de 2020

Cuidados de higiene e limpeza nas clínicas de depilação e estética

higiene e limpeza em clínicas de estética

O momento atual que estamos vivendo faz com que nossa atenção se volte ainda mais para a importância de cuidados de higiene e limpeza. Seja em relação aos nossos próprios hábitos, e também das instituições que frequentamos. 

Logo, locais como clínicas de depilação e estética, precisam mais do que nunca, serem rigorosas com a higienização do ambiente de trabalho. 

Fizemos uma lista com alguns dos principais cuidados que uma clínica de estética deve ter em relação aos cuidados com higiene e limpeza do local. Confira! 

Principais recomendações de higiene e limpeza para clínicas de depilação 

Para garantir a biossegurança durante o procedimento de depilação é fundamental que sejam seguidos critérios de higiene. Tanto em relação ao local do procedimento, quanto à condução adequada pelo profissional. 

Essas instruções são fundamentais para a garantia de uma sessão segura e sem riscos para a saúde de clientes e profissionais de estética. 

O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo elaborou um manual de orientação para funcionamento de institutos de Beleza e Estética

O documento traz diretrizes específicas para  clínicas de depilação quanto aos cuidados recomendados em relação à higiene e limpeza específicos de. Estes devem possuir: 

  • Local adequado e com privacidade.
  • Maca com superfície lisa e lavável que permita higienização.
  • Lençol de papel descartável que deverá ser trocado a cada nova cliente.
  • Mesa auxiliar, com superfície lisa ou lavável, para a colocação dos produtos usados no ato da depilação como cremes, talco, cera e acessórios, tipo pinça.
  • Lixeira com saco plástico e tampa para descarte da cera usada.
  • A cera não pode ser reaproveitada por nenhum tipo de processo. Deve ser de uso único e descartada após o uso. 

O profissional de estética deve seguir as seguintes recomendações para realizar o procedimento: 

  • Lavar as mãos antes e depois de atender cada cliente.
  • Utilizar pinça descartável ou esterilizada a cada cliente.
  • Trocar o lençol descartável a cada cliente.
  • Utilizar cera de depilação que traga no rótulo identificação do produto, procedência, validade e número de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

 

Como deve ser feita a lavagem das mãos antes do procedimento? 

A lavagem correta das mãos pelo profissional é fundamental para garantia da higiene durante o procedimento. Portanto, quando for lavar as mãos recomendamos seguir o seguinte ritual: 

  • Ficar em posição confortável, sem tocar a pia e abrir a torneira, de preferência, com a mão não dominante. Ou seja, com a esquerda, se for destro, e com a direita, se for canhoto;
  • Manter se possível, a água em temperatura agradável, já que a água quente ou muito fria resseca a pele. Usar de preferência sabão líquido;
  • Ensaboar as mãos e friccioná-las em todas as suas faces, espaços interdigitais, articulações, unhas e extremidades dos dedos
  • Enxaguar as mãos, retirando totalmente a espuma e resíduos de sabão;
  • Enxugá-las com papel-toalha descartável;
  • Fechar a torneira utilizando papel-toalha descartável (evitar encostar na torneira ou na pia). 

Fonte: Centro de Vigilância Sanitária

Utilização de equipamentos de segurança

Durante o procedimento de depilação a cera o profissional deve, necessariamente, utilizar equipamentos de segurança como luvas, máscaras e toucas. Estes materiais por sua vez devem ser descartáveis, e eliminados de forma adequado após cada sessão. 

Cuidados de higiene e limpeza na cabine de depilação 

As clínicas de depilação devem manter cabines individuais exclusivas para a finalidade de depilação. O local deve ser espaçoso, iluminado e possuir ventilação adequada para a prática profissional e conforto para o cliente. 

É fundamental que seja feita uma limpeza e desinfecção diária desse ambiente para evitar riscos de proliferação de fungos e bactérias no local. 

Depilação à cera no Pello Menos

Faz parte do padrão e da rotina da rede Pello Menos manter higienizado todo o ambiente de atendimento e cabines. Assim como a utilização de materiais descartáveis. 

Além disso, fazemos questão que todos os profissionais da nossa equipe passem por treinamentos intensificados, com objetivo de garantir a qualidade e segurança para todas as nossas clientes. 

Para que isso seja possível, nós contamos com o Centro de Orientação Profissional (COP), que é considerado a Universidade do Pello. O objetivo é oferecer conhecimento teórico e prático para suas profissionais, possibilitando-as a exercerem o trabalho da melhor forma possível.

O treinamento oferecido capacita a profissional para o atendimento, através de conhecimento teórico da histologia da pele. Além de treinamento prático em grande escala para total capacitação da profissional, o que garante que nossas clientes serão atendidas por equipe altamente qualificada.

Depile-se com especialistas e sinta o resultado na pele!