20 de novembro de 2020

A evolução das sobrancelhas nas últimas décadas

evolução das sobrancelhas

A evolução das sobrancelhas passou por diversos estilos e tendências nas últimas décadas. Vimos formatos e tamanhos de todos os tipos, que acompanhavam os padrões de beleza de cada período. 

Já tivemos fases em que a moda era usá-las bem finas e super arqueadas, em outros momentos a preferência era deixá-las bem natural e nos últimos anos a henna e a micropigmentação chegaram com tudo no mercado. 

E você, já passou por todas essas fases? Veja a linha do tempo que preparamos para apresentar a evolução dos designs nas últimas décadas. Quem sabe você não se inspira para voltar com algum dos estilos?! 

Vamos lá!

Evolução das sobrancelhas 

Toda mulher sabe a diferença que uma sobrancelha com a depilação em dia faz para a autoestima. Mas o desenho e tamanho escolhidos para a depilação passou por diversas oscilações ao longo dos anos. 

Confira qual era a moda de uso das sobrancelhas desde os anos 20 até os dias atuais. 

Anos 20

Eram tempos muito glamurosos e com muita valorização estética entre as mulheres. Por isso, as sobrancelhas eram muito marcadas, e a grande preferência eram por designs bem fininhas e mais arredondados. 

Anos 40

Nesta década as sobrancelhas começam a ficarem mais grossas, e a preferência de formato não é mais o arredondado. Começa de vez a moda das sobrancelhas com design arqueados e semi-arqueados. 

Anos 60

A década de 60 marca o retorno das sobrancelhas mais finas, e tem como grande característica o uso mais valorizado do design arqueado. O estilo conferia mais expressividade e personalidade para as mulheres da época. 

Neste período, os olhos marcados eram a base da beleza feminina, e as sobrancelhas bem delimitadas seguiam essa tendência. 

Anos 70

Nos anos 70 a beleza natural passa a ser mais valorizada. Portanto, as mulheres passam a usar as sobrancelhas com menos produção, sem muito uso de lápis e similares para preenchê-las. 

As mulheres começam então a aderir formatos e desenhos mais naturais, não mais tão destacadas e marcadas como na década anterior. 

Anos 80

A década de 80 foi marcada pela adoção de sobrancelhas grossas e naturais. Muito dessa tendência foi inspirada nas grandes estrelas do cinema, da música e da televisão, como Malu Mader e Madonna, por exemplo. 

Neste período, não havia muito preocupação com a estética da sobrancelha, ou seja, em moldá-la de formas diferentes. A moda era aderir aos pelos em sua forma natural, e não era de se estranhar o uso das sobrancelhas mais bagunçadas e com aspecto menos “limpinho”. 

Anos 90 e 2000

O retorno das sobrancelhas finas na década de 90 e nos anos 2000 foi muito marcante. Aliás, uma mudança e tanto em relação à década anterior, não é verdade? 

Neste período, a moda era usar um design bem fininho e bastante arqueado. As grandes estrelas do cinema como Kate Moss e Angelina Jolie usavam e abusavam de estilos super marcados e com pouquíssimos pelos. Essas características da sobrancelha proporcionam olhares mais definidos e penetrantes. 

Atualmente

Os últimos anos podem ser caracterizados como a era dos procedimentos estéticos dentro da evolução das sobrancelhas. Procedimentos como a micropigmentação e a sobrancelha de henna chegaram com tudo, modificando a visão sobre o design de sobrancelhas. 

Começamos a valorizar mais a sobrancelha enquanto característica essencial na harmonização do rosto. Ou seja, na hora de escolher o design perfeito, passamos a levar mais em consideração as características de cada rosto. 

Podemos classificar, portanto, as sobrancelhas de atualmente como naturais e marcadas, mas com pelos em seus lugares. 

Leia também:

Modelos de sobrancelhas: descubra o formato ideal para cada tipo de rosto
A importância da sobrancelha para a harmonização do rosto