Uma dúvida comum entre as mulheres é se a depilação com cera deixa a pele flácida ou não. Além disso, há questionamentos também a respeito das diferenças nos resultados com cera quente e fria, cuidados necessários para evitar danos à pele, entre outros.
Nós vamos esclarecer algumas das dúvidas mais comuns sobre a depilação com cera. Continue a leitura e fique por dentro!
Afinal, depilação com cera deixa a pele flácida?
Mito. A cera não é capaz de causar flacidez em nenhuma região do corpo. Isso porque a causa da pele flácida é o enfraquecimento das fibras de colágeno que acontece em decorrência do envelhecimento.
Portanto, como a cera é aplicada apenas na primeira camada da pele, não há nenhuma chance dele penetrar mais profundamente na pele e causar qualquer dano nas fibras de colágeno.
Porém, é preciso ter cuidado com a frequência do procedimento. Caso você não respeite o período recomendado entre uma depilação e outra, pode ocorrer sim um desgaste excessivo na pele, levando a uma aparência mais flácida.
Causas da flacidez na pele
Além do envelhecimento natural há outros fatores que podem deixar a pele flácida. São eles:
- Desnutrição;
- Desidratação da pele;
- Alimentação inadequada;
- Exposição solar em excesso sem o uso adequado de protetor solar.
Cuidados recomendados para evitar flacidez na pele
- Siga o recomendado pelos especialistas e respeite o espaçamento entre as depilações que deve ser a cada vinte dias ou uma vez por mês;
- Certifique que o produto utilizado na depilação com cera é descartável;
- Uso filtro solar sempre que for se expor ao sol. FPS de no mínimo 50 para o rosto e de 30 para o corpo;
- Dê preferência para a realização do procedimento com profissionais treinados para aplicação de uma técnica segura e confortável.
A depilação com cera quente pode causar manchas na pele?
Verdade. Existe a probabilidade de a cera influenciar no surgimento de manchas na pele. Mas isso só vai acontecer se você não seguir a recomendação de uso de um protetor solar adequado.
Essas manchas surgirão pois a pele fica mais sensibilizada após o procedimento com cera, logo, mais suscetível a danos quando exposta.
Leia também: Como clarear manchas na pele? Dicas de como tratar e prevenir
Depilação com cera pode causar varizes?
Mito. As varizes nada mais são do que veias dilatadas que sofreram danos circulatórios. Contudo, para que isso aconteça é preciso atingir camadas profundas da pele, o que não é possível com o uso da cera.
O que pode acontecer é a dilatação momentânea dos vasos, principalmente em decorrência do calor excessivo da cera quente. Porém, esse efeito não é duradouro.
Caso você tenha predisposição à varizes, o mais recomendado é se atentar quanto à temperatura utilizada na depilação com cera.
Cera quente dói menos do que cera fria?
Verdade. A alta temperatura da cera contribui para a dilatação dos poros, o que facilita a remoção dos pelos, proporcionando assim um procedimento mais confortável.
O procedimento de depilação com cera quente pode ser realizado por você mesma em casa ou em clínicas de estética. Porém, manusear a cera quente sozinha pode representar um grande risco, afinal, é preciso saber o ponto exato da temperatura do produto para aplicá-lo na pele, do contrário os riscos de danos são enormes.
Os pelos tendem a encravar com mais facilidade com a depilação com cera?
Mito. Os pelos encravados, também conhecidos como foliculite, surgem pela falta de cuidados adequados na região ou ainda pelo uso de métodos mais agressivos, como é o caso da lâmina, por exemplo.
Aproveite e leia este artigo com dicas de como evitar e tratamentos para a foliculite.
Grávidas podem depilar com cera?
Verdade. Inclusive, a depilação com cera é um dos métodos mais recomendados pelos especialistas.
Quando elaborada a partir de ingredientes naturais, a cera vai minimizar os riscos de irritação no local da depilação. Nas unidades Pello Menos, contamos com um produto exclusivo e diferenciado, o que contribui para uma depilação na gravidez mais tranquila.
Qual o tamanho ideal do pelo para depilação com cera?
É ideal que o pelo tenha entre 5 e 7 milímetros, ou seja, cerca de 0,5 e 0,7 cm.
Esse comprimento mínimo é importante para que a cera consiga “grudar” nos fios e arrancá-los com mais facilidade. Quando os pelos estão muito curtos, provavelmente será necessário aplicar a cera mais vezes na região a ser depilada, o que pode causar um desconforto maior para a cliente.